Destaques › 05/10/2014

Novena da Padroeira do Brasil: confira a programação

festa_da_padroeira_aparecida

Com a temática ‘Com a Mãe Aparecida, ser solidário na dor’, a ‘Novena e Festa da Padroeira do Brasil’ teve início na última sexta-feira (3) e se estenderá até o dia 11 de outubro, culminando com a grande Festa em honra a Padroeira do Brasil no próximo domingo (12).

Em 2014, os fiéis são convidados a contemplar os Mistérios Dolorosos da Morte de Nosso Senhor Jesus Cristo. Dom Darci lembrou que  o tema da Festa da Padroeira é inspirado nos mistérios do Santo Rosário, propondo neste ano uma maior atenção àqueles que vivem alguma dor, a partir dos exemplos de dedicação de Maria Santíssima.

O bispo auxiliar explicou ainda que os Mistérios Dolorosos guiam cada dia das celebrações neste ano e recordou que nos anos anteriores foram os Mistérios Gozosos e os Mistérios Luminosos que motivaram as orações dos devotos.

“Vamos refletir essa temática e como isso vai nos ajudar a crescer na fé”, completou Dom Darci.

O reitor do Santuário Nacional, padre Domingos Sávio, falou sobre a programação da Novena e Festa da Padroeira e destacou seus pontos altos.

A 2ª edição da Bênção dos Animais, ocorrida ontem, 4 de outubro, dia de São Francisco de Assis (protetor dos animais) e a oração do Terço rezado em comunhão com o Santuário de Nossa Senhora de Fátima, no dia 10 de outubro, foram destacados pelo reitor.

Padre Domingos Sávio ainda repassou as datas e horários das seis procissões que acontecerão durante a Novena e Festa da Padroeira. Veja aqui.

“Todos estes momentos nos ajudam a rezar e estar em sintonia com a Casa da Mãe Aparecida”, afirmou o reitor da Basílica de Aparecida.

Dom Darci lembrou ainda que todos os momentos são uma oportunidade de participar das comemorações pelos “300 anos de bênçãos”.  “Todos estes momentos especiais estão dentro do clima de preparação para o grande jubileu de 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida em 2017”, concluiu Dom Darci José.

A programação é intensa, com diversas celebrações ao longo de todo o dia. Com transmissão pela TV Aparecida, Rádio Aparecida, RCR e A12.com, serão: Celebração Eucarística às 9h, Consagração a Nossa Senhora Aparecida às 11h45, Novena da Tarde às 15h e Novena Solene às 19h.

A Novena da Tarde, como de costume, conta com a presença de Missionários Redentoristas vindos das diversas províncias brasileiras. Já na Novena Solene, presidem bispos de dioceses brasileiras.

Gestos Concretos 

A cada dia, os devotos podem ofertar alimentos não perecíveis para instituições beneficentes de Aparecida (SP) e região, ao participarem das celebrações. Confira a lista dos alimentos recolhidos a cada dia

Os devotos também podem participar de outro gesto concreto em sinal de devoção à Padroeira do Brasil, enfeitando suas casas com uma bandeira azul e branca, ou a bandeira do Brasil, ou ainda um lindo oratório para a Senhora Aparecida.

Durante todos os dias da novena preparatória, estarão disponíveis os roteiros das celebrações e os temas da reflexão diária. Clique aqui para visualizar/baixar os subsídios.

Em todo o Brasil, os fiéis podem acompanhar a Novena e Festa da Padroeira do Brasil através do canal oficial, com notícias e vídeos exclusivos produzidos pelo A12.com, assim como vivenciar as celebrações em suas casas pela TV Aparecida, Rádio Aparecida e emissoras afiliadas.

Veja a programação completa.

Com informações do A12.com