Notícias › 25/11/2017

Os símbolos na vida das SMP

Texto: Waldir J. R. Rodrigues

Os símbolos ao longo dos Retiros Diocesanos das SMP representam fomento e fonte de boa memória para a caminhada do povo de Deus. A metodologia das SMP estabelece símbolos para seus retiros: o termo de compromisso no Primeiro Retiro, a unção no Segundo, a cruz no Terceiro e, por fim, o anel de tucum no presente Quarto Retiro.

Cristiane de Oliveira Martins, membro da Equipe Missionária da Paróquia São Sebastião de Poços de Caldas, relata a importância desses símbolos ao longo de sua trajetória missionária: “O termo de compromisso foi uma forma de consolidar minha participação nas Santas Missões Populares. A unção foi, também, um sinal muito forte. Ao recordar o batismo, percebi que devo abraçar com compromisso o dever de todo cristão: ser missionário. A cruz é o símbolo de todo cristão. Carregamos no peito aquilo que somos: missionários. Tenho a cruz como o maior símbolo da missão. O anel, por sua vez, representa união, compromisso com Deus e com o outro.”

Silvana de Almeida Sarnento, membro da Associação Santas Missões Populares, descreveu o sentido e importância do uso do anel: “O anel de tucum é oriundo do tucumã e representa a comunhão com a causa dos pobres. No contexto das Santas Missões Populares significa o compromisso com a missão. O verdadeiro sentido do anel é abraçar a causa de Jesus. Comprometer-se.”