Notícias › 14/07/2017

OSIB realiza Encontro Nacional em Aparecida

Mais de 200 padres de todas as regiões do Brasil se reuniram em Aparecida – SP entre os dias 10 e 14 de julho, para o Encontro Nacional para Formadores da Organização dos Seminários e Institutos do Brasil (OSIB) e Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Trabalhando a dimensão espiritual, os formadores trocaram experiências e receberam uma formação para a continuidade dos trabalhos na realidade dos seminários.

Um dos assessores do encontro foi o bispo auxiliar da Arquidiocese de São Paulo, Dom José Roberto Fortes Palau, referencial da OSIB Nacional e falou que na atualidade um dos grandes desafios dos formadores nos seminários é o trabalho com os jovens que chegam para serem padres.

“Hoje nós enfrentamos o esfacelamento das famílias, então muitos jovens vêm de uma família com dificuldades; com problemas, não generalizando, mas hoje não acontece na maioria dos casos a educação dos fundamentos da fé nas famílias, muitos deles chegam e não sabe o básico da fé, então tudo isso tem que ser trabalhado durante o tempo de formação, é um tempo longo de formação, mas necessário.”, colocou.

Dom José explica que os documentos da Igreja pedem que a formação dos pastores seja segundo o coração de Cristo e por isso é um processo longo e criterioso.

“A formação é gradual, acumulativa, você vai crescendo e vai acumulando conhecimento, experiências em vistas da maturidade que isso que nós queremos para nossos padres, que sejam bons pastores […] formar um padre não é como uma produção em série, a formação sacerdotal é como o trabalho de um joalheiro ele vai esculpindo uma joia então demanda tempo”, comparou.

A Ratio Fundamentalis é o documento da Congregação para o Clero da Santa Sé que foi estudado durante o encontro. Segundo Dom José Roberto, no Brasil já foi feita as diretrizes para a formação dos sacerdotes em um documento da CNBB e já está bem próximo daquilo que a Ratio Fundamentalis pede. Em 2018 a Assembleia Geral da CNBB deve abordar esse documento para adequação das diretrizes.

O encontro da OSIB trabalha as dimensões das diretrizes da formação para os padres no Brasil. São quatro dimensões: intelectual, espiritual, humano afetivo e pastoral. Esse ano o curso para formadores trabalhou a dimensão espiritual, em 2018 esse encontro deve acontecer no Rio de Janeiro (RJ) e vai trabalhar a dimensão intelectual.

A diocese de Guaxupé foi representada pelos padres Ronaldo Passos, José Hamilton, Leandro Melo e Clayton Mendonça.

Padres Clayton, Ronaldo, José Hamilton e Leandro

Texto: Portal A12 | Fotos: Padre Leandro Melo e Portal A12