Notícias › 09/03/2020

Paróquia Nossa Senhora do Carmo vivencia Semana de Animação Missionária

Texto/imagens: Pascom Nossa Senhora do Carmo

A Paróquia Nossa Senhora do Carmo, de Paraguaçu, realizou uma Semana de Animação Missionária entre os dias 1 e 7 de março. Convicta de já ser uma comunidade em saída, a paróquia se envolveu em uma programação intensa para mostrar o seu rosto missionário, divulgando seu trabalho evangelizador tanto nos doze regionais urbanos, quanto nas seis comunidades rurais. Inspirados pelo tema: ‘Batizados e enviados’ e o lema: “Ide pelo mundo inteiro e proclamai o Evangelho a toda criatura” (Mc 16,15).

No primeiro dia, o ‘Domingo do envio e do anúncio’, mais de 330 missionários saíram para realizar as visitas em todo o território paroquial. Cerca de duas mil e quinhentas casas foram visitadas num único dia, divulgando a programação da Semana de Animação Missionária, rezando com as famílias e abençoando seus lares. Uma experiência singular que emocionou os missionários e as famílias visitadas.

Durante a semana os paroquianos puderam participar de diversas atividades, várias já costumeiras na comunidade. Foi uma maneira encontrada pelo pároco, padre Gladstone Miguel da Fonseca, de fazer com que todos compreendessem a dinâmica missionária existente paróquia, bem como uma grande divulgação das atividades semanais.

Na segunda-feira foi dia do encontro dos Grupos de Reflexão. A terça-feira foi um dia de Adoração, logo após a santa missa na igreja matriz, os ministros da eucaristia se encaminharam para os regionais urbanos e as comunidades rurais levando o Santíssimo Sacramento em pequenos sacrários especialmente confeccionados para este dia. Os fiéis se reuniram em dezoito pontos diferentes da paróquia para a Vigília Eucarística rezando e refletindo sobre vocação, missão, serviço e eucaristia.

Também nestes primeiros dias, padre Gladstone, o seminarista Filipe Zanetti e algumas missionárias leigas visitaram as instituições no território da paróquia. Em todas elas se debateu o tema da missão. Nas seis escolas visitadas, crianças e adolescentes ouviram sobre a missão deles de fazer do mundo um lugar melhor. Na Câmara Municipal houve um profundo diálogo sobre a missão do poder legislativo com os vereadores e demais funcionários da Câmara. Na Prefeitura Municipal, o senhor prefeito, juntamente com os servidores públicos presentes, ouviram uma palavra sobre a importante missão de olhar pelo bem comum na gestão da cidade. E no Hospital, além de visitar os enfermos nos leitos, padre Gladstone conversou com os médicos, enfermeiros e funcionários que receberam uma mensagem de ânimo para que sejam perseverantes na árdua e bela missão de cuidar do próximo.

Na quarta-feira, a missão chegou ao Lar São Vicente de Paulo, com a celebração eucarística. À noite, teve Encontrão das seis comunidades rurais que se reuniram para a Santa Missa na comunidade do Mandaguari. Enquanto na cidade os regionais rezaram pela missão nos cinco continentes com a reflexão do Terço Missionário.

Quatro padres do setor pastoral Alfenas, também contribuíram nesta Semana de Animação Missionária: padre Antônio Cirino, padre Antônio Carlos, padre Benedito Clímaco e padre José Hamilton de Castro. Eles vieram para presidir a Eucaristia nas casas na quinta-feira. Com a ajuda deles e do pároco, cinco casas foram o ponto de encontro para a celebração eucarística. E nas comunidades rurais foi o dia do Terço Missionário.

A sexta-feira começou com a missa e procissão penitencial. À tarde os idosos e enfermos da paróquia participaram da Santa Missa na igreja matriz. E à noite houve Via-Sacra nos regionais e comunidade rurais, enquanto os jovens se reuniram para um encontro preparado especialmente para eles no Centro Pastoral.

Na manhã de sábado aconteceu a Missãozinha com as crianças que rezaram e participaram de dinâmicas aprendendo um pouco mais sobre a sua missão. E à noite a Semana de Animação Missionária foi encerrada com a santa missa em louvor e ação de graças por todas as bençãos derramadas sobre a comunidade paroquial neste tempo especial. Foram apresentados à comunidade os quatro pilares da ação evangelizadora da Igreja no Brasil: Palavra, Pão, Caridade e Missão. E nesta missa os fiéis fizeram, também, a renovação de suas promessas batismais, lembrando-se da missão que têm como batizados. A missão continua, a missão é permanente!

Confira algumas fotos: