Notícias › 26/09/2017

Paróquia realiza Semana Catequética em Alfenas

Texto/Imagem: Luciana

Foi com grande entusiasmo que a Paróquia São Sebastião e São Cristóvão realizou neste ano a Semana Catequética, com o tema “Na escola de Nazaré”,  e o lema “Tornando Sagrada a minha família”.  Na ocasião, catequizandos, familiares e catequistas tiveram a oportunidade de refletir sobre o modelo da Família de Nazaré para os tempos atuais, aprofundando e refletindo sobre formas e meios de valorizar a família dentro da Igreja Católica. Também, foram promovidos momentos de espiritualidade dentro das casas dos catequizandos, contribuindo para que seus laços se tornem mais fortes e comprometidos com a fé cristã.

O início foi no dia 10 de setembro, às 19 horas com a Missa. Em seguida, os participantes se encontraram no salão paroquial para um momento de Reflexão e Oração conduzido pelo casal  Aline e José Arnaldo que falou da importância de se construir uma família de oração.

Na segunda-feira, o encontro foi voltado para a catequese com crianças e seus familiares, onde os catequizandos de Iniciação, Pré-Eucaristia e Eucaristia encenaram e rezaram “Os mistérios da vida de Jesus em Nazaré”.

Na terça-feira, o encontro foi voltado para os crismandos e seus familiares sob a responsabilidade e condução de catequistas de Crisma. O tema abordado foi viver a pedagogia da Família de Nazaré. Os catequistas também tiveram momentos de aprofundamento em temas atuais, contribuindo para sua melhor formação para desempenhar seu ministério de maneira adequada às realidades familiares apresentadas nos tempos atuais.

Na quarta-feira, teve início a formação para catequistas com a palestra “Assumindo Maria como mestra e formadora”, proferida por Danusa da Silva, da Comunidade de Vida Mariana Resgate.

Na quinta-feira, houve uma mesa-redonda com a participação de catequistas e padre Gilmar Antônio Pimenta, administrador paroquial, com os assuntos polêmicos: relativismo, aborto e ideologia de gênero. Na sexta-feira, o coordenador setorial de CatequeseLuiz Sérgio apresentou a palestra“A espiritualidade do Catequista”.

E no domingo, o encerramento da Semana Catequética foi realizado com a Missa, às 19 horas, com a participação do Coral da Catequese, constituído por crianças da Catequese da paróquia.

Para o coordenador paroquial de Catequese, Maciro Pereira, a experiência foi frutífera. “Acreditamos que a catequese começa em casa, na família, no amor de Deus entre pais, filhos e familiares. Por isso, a importância da Semana Catequética e a evangelização com os familiares dos catequizandos para que incentivem seus filhos no caminho da fé.”