Notícias › 14/02/2017

Paróquia São Pedro Apóstolo de Alfenas comemora 20 anos de fundação

Missa 20 anos da Paróquia (3)

A Paróquia São Pedro Apóstolo de Alfenas completou no dia 10 de fevereiro de 2017, 20 anos de fundação. Esses 20 anos foram marcados por uma intensa participação da comunidade na vida da Paróquia, que é bastante ativa, com vários projetos e pastorais desde seus primórdios.

Como dia 10 de fevereiro foi em uma sexta feira, ficou definido que a comemoração deste dia para toda a comunidade fosse feita no dia 12 de fevereiro de 2017, domingo.

As comemorações tiveram início no pátio da Antiga Matriz, às 17h, onde os paroquianos se reuniram e saíram em uma grande procissão pelas ruas da cidade de Alfenas-MG, com chegada na Nova Matriz de São Pedro. Logo após a chegada da procissão teve início a Missa Solene em comemoração ao aniversário da Paróquia. Essa missa foi celebrada pelo Administrador Paroquial Padre Eder Carlos, e contou com grande participação da comunidade.

Procissão 20 anos da Paróquia (3)A Missa foi um momento único e intenso em que todos tiveram a oportunidade de agradecer a Deus pelos 20 anos da Paróquia. Ao final da celebração várias fotos contando um pouco da história da Paróquia foram expostas a todos que participaram da missa.

Para encerrar a noite de comemorações, foi realizada no salão de eventos e acolhida da Paróquia, uma grandiosa noite do macarrão. Os presentes puderam deliciar o famoso prato da São Pedro e confraternizar ao som de agradável música ao vivo, que ficou por conta da dupla Luiz Marcelo e Betânia.

Levantamento histórico documental da paróquia São Pedro Apóstolo

Antes de ser paróquia, esta comunidade pertenceu à paróquia Nossa Senhora Aparecida, sendo a primeira menção a anotação do Pe. Homero sobre a primeira festa de São Pedro e São Paulo e Divino Espírito Santo, para a construção da capela iniciada em 1988. Em 10/02/1997, Dom José Geraldo, criou a Paróquia São Pedro, sendo o primeiro administrador o Revmo Pe. Waldemilsson Gustavo. A paróquia contava com 14 pastorais e o bairro Gaspar Lopes. A primeira festa de São Pedro, como paróquia, foi realizada em junho de 97, com novena, carreata e festividades sociais no terreno da Associação de Moradores. Em 1998, após a 2ª festa de São Pedro, realizada em um terreno na Rua Jair Furtado, foi elevada a altura da torre e mudada a fachada da igreja através da arrecadação. Porém, em 1999, com o aumento da participação da comunidade na vida paroquial, muitas pessoas já ficaram do lado de fora da igreja na primeira missa da Libertação. No primeiro semestre foi terminada a construção igreja de São Pedro, e em outubro, a comunidade do bairro Morada-do-Sol iniciou a construção de uma capela. Esta é a terceira capela, já que em 1988, Pe. Homero iniciou a construção da capela São Carlos, terminada em 1990, e já existia a capela São Judas, antes da criação da paróquia.

No ano 2000 aconteceu uma semana de evangelização; a visita da réplica da Cruz trazida por Pedro Álvares Cabral; a “Festa de São Pedro”; a peregrinação à catedral e o início da construção do Centro de Pastoral.

Em 2001 a paróquia realizou um retiro para casais e a organização da Pastoral da Criança. Em dezembro foi criada a ONG Fermento na Massa, marcando a atuação social da paróquia através de vários trabalhos, dentre eles: as Telessalas, criadas para fornecer aulas de “supletivo”; o Curso de informática, com 10 computadores e 100 alunos; o Cursinho pré-vestibular, com 100 alunos; a doação de bolsas semi-integrais, feitas pelo Prof. Edson Vellano; e a primeira brinquedoteca de Alfenas.

Já em 2003, o curso Comunitário contou com 200 alunos. A Festa de São Pedro aconteceu em um terreno cedido pela prefeitura, na Rua Umbelina da Silveira. Após nove anos à frente da Paróquia, Pe. Waldemilsson foi transferido para a Paróquia São Sebastião e São Cristovão.

No dia 09 de março de 2006, tomou posse Pe. José Natal de Souza. Neste período, uma preocupação marcante foi a participação da infância e da juventude. Aconteceu a criação do informativo paroquial (2009); a criação da Pastoral Família; a construção da casa paroquial (2009); adequação da secretaria paroquial e da capela do Santíssimo (2010); ação missionária; a regularização da matriz junto ao Corpo de Bombeiros (2011); retorno das obras de construção do Salão Paroquial. No dia 09 de agosto de 2012, o Revmo. Pe. José Natal foi transferido para cidade de Botelhos.

No dia 12 de agosto de 2012 tomou posse Pe. Carlos Virgílio Saggio. Foram feitas adequações pastorais, inovações na compreensão e oferta do dízimo e na Festa de São Pedro.

Surgiu a necessidade de aumentar a matriz de São Pedro. No dia 03 de dezembro do mesmo ano iniciou-se a construção da Nova Matriz, mas o primeiro tijolo foi posto no dia 09 de março 2013. No primeiro semestre de 2014, a comunidade recebeu mais um colaborador: Pe. Paulo do Carmo, que atuou como vigário paroquial. No dia 03 de abril de 2014, Dom José Lanza presidiu a missa de inauguração da Nova Matriz São Pedro. No campo pastoral destacaram-se: Santas Missões redentoristas; visita pastoral de Dom Lanza e a Grande Festa de São Pedro. Em carta datada do dia 30/09/2015, Pe. Saggio, em comum acordo com dom Lanza, optou em pausar seu ministério sacerdotal.

Assim, Revmo. Sr. Bispo nomeou o Revmo. Sr. Pe. Eder Carlos de Oliveira, o qual foi empossado no dia 05/10/14. Pe. Eder continuou os trabalhos e acrescentou mais iniciativas, tais como: adequação dos horários de missas; adequação da antiga secretaria para salas de catequese; reforço das pastorais; quitação e compra dos lotes restantes ao lado da Nova Matriz.

No ano de 2016, após a missa de 19 anos da Paróquia, presidida por Dom José Lanza, aconteceu a benção dos terrenos e da pedra fundamental do futuro centro de pastoral. Neste ano, as comunidades rurais Mandassaia, Cascalho e Muzambo começaram as ser assistidas pela paróquia; nasceu a Pastoral de Rua, foi elaborado o primeiro planejamento paroquial e aconteceu a Reforma da Antiga Matriz; foi criada a pastoral da Terceira Idade e construída salas de catequese na comunidade São Judas.

A Paróquia São Pedro é um fértil terreno vocacional. Em maio de 97 aconteceu a consagração da Srª. Altina Bastos de Araújo. Vários seminaristas viveram seus estágios pastorais, segundo os registros, foram eles: Adirson, Lucas, Edson Alves e Afrânio (2008), Valdenísio e Antonio Carlos (2001), Natal e Marcelo (2002), João Batista, Claudionor (2003), Moises (2005), Gladstone (2009), Glauco (2010), Eder Carlos (2012 – 2013), Michel Pires (2014) e João Paulo (2016…). No ano de 2016, chegou a paróquia o Seminarista Dione Piza, o qual viveu aqui seu Ano Pastoral, período entre a teologia e a ordenação diaconal, a qual aconteceu no dia 05/11/16, em Guaxupé, com expressiva participação dos fieis da paróquia.

E assim a paróquia caminhou para a celebração de seus 20 anos em 2017. Muitos planos estão por acontecer, dentre eles a construção do centro de formação e catequese. Que o Bom Jesus abençoe este povo santo!