Notícias › 29/02/2016

Paróquias realizam 3º Retiro das Santas Missões Populares

Entre os dias 26 e 28 de fevereiro, aconteceu em cinco paróquias da Diocese de Guaxupé o 3º Retiro Paroquial das Santas Missões Populares (SMP).  São elas: São Sebastião e São Cristóvão de Alfenas; Santa Bárbara de Guaranésia; São José de Muzambinho; São Judas Tadeu de São Sebastião do Paraíso e São Sebastião de Alpinópolis.

Neste 3º retiro a temática desenvolvida é a Conversão, atitude de retorno ao chamado de Jesus na vida de cada missionário. Partindo desse mesmo tema, as reflexões abrangem a conversão ecológica, necessária e urgente nos últimos tempos, em sintonia com a Campanha da Fraternidade Ecumênica deste ano, “Casa comum, nossa responsabilidade”.

4

Na Paróquia São José de Muzambinho, o 3º retiro das SMP foi vivido com grande alegria com os mais de 650 missionários presentes. Padres, leigos e seminarista participaram do evento falando sobre a oração, conversão e meio ambiente. O retiro foi animado por inúmeros jovens e corais da comunidade.  O jovem Samuel Almeida compartilhou a alegria de fazer parte das SMP, “o conteúdo foi explorado de uma forma divertida e eficaz”.  O missionário Thiago Guida que ajudou na organização comentou que “todos ajudaram muito, doaram seu tempo em prol deste retiro”.

1Em Alpinópolis, a Paróquia São Sebastião reuniu em média de 400 pessoas durante os dias do retiro. Com a presença de alguns padres, religiosa e seminarista, além dos leigos que ajudaram na preparação, foram apresentados os temas conforme planejado pela organização. O seminarista Wallison Tiago comentou: “os momentos marcantes foram o ato penitencial com a imposição da cruz missionária e a celebração da Santa Missa”.

Na Paróquia Santa Bárbara em Guaranésia, o evento reuniu mais de 100 pessoas, entre crianças, jovens e adultos. Padres, seminarista e leigos ajudaram nas palestras e animação. “Foram dias abençoados. Só podemos agradecer a Deus e a Diocese de Guaxupé por nos proporcionar esta tarefa tão desafiante, porém prazerosa”, afirmou o padre Gentil Lopes.

Já na cidade de São Sebastião do Paraíso, a comunidade paroquial São Judas Tadeu celebrou com fervor os seus dias de retiro. Com cerca de 200 pessoas, o ponto alto do evento foi a vigília na qual foi imposta a cruz missionária nos leigos presentes. “Que esse tempo de conversão nos ajude, pela graça de Deus, a mudarmos nossas atitudes para bem vivermos nossa missão, anunciando com alegria o evangelho da salvação”, disse o padre Gilgar Paulino Freire.

6

Também realizou os dias de retiro a paróquia São Sebastião e São Cristóvão de Alfenas.  Com a participação de fiéis da comunidade, os temas foram trabalhados com a ajuda de padres, seminaristas e leigos. Falando sobre a conversão, o seminarista Jhoni Bruschi destacou: “é uma atitude que nasce do coração, da consciência de uma abertura para Deus e no diálogo entre os irmãos da comunidade”.

3