fbpx

Paróquia Paróquia Nossa Senhora da Penha

Redes Sociais

Histórico

A Paróquia Nossa Senhora da Penha foi criada em 31 de Agosto de 1947, a partir da divisão da Paróquia Sr. Bom dos Passos. A Paróquia abrangia boa parte da cidade na época. A primeira Igreja pertencente á Paróquia da Penha foi construída em 1864, pelo Sr. Antonio Caetano de Faria Loulou, que havia feito um voto por uma graça alcançada. A Centenária Capela de Nossa Senhora da Penha onde ficava guardada em seu altar a imagem de Nossa Senhora da Penha, esta que hoje permanece num trono especial aos pés do altar do Santuário.

E aos 31 de Agosto de 1947 sendo bispo diocesano sua Exma Rvma. Dom Hugo Bressane de Araújo. Teve lugar a cerimônia da ereção da Paróquia Nossa Senhora da Penha ás 8h30 da manhã. Com o seguinte decreto de ereção da Paróquia Nossa Senhora da Penha Dom Hugo Bressane de Araújo, por mercê de Deus e da sé apostólica- Bispo diocesano de Guaxupé. Lido o decreto o Exmo Mons. Messias Bragança Pároco da Paróquia Sr. Bom Jesus dos Passos, leu também a provisão do vigário da Paróquia Nossa Senhora da Penha o Rvmo Pe. José Pires de Oliveira Costa,CM e Pe. Moacir Starling, Lazarista.

Em 1964, comemorando o centenário da Capela da Penha, sob a orientação de Mons. José Maria Matias da Silva foram iniciados os trabalhos para levantar o Santuário com estilo Gótico e duas Torres de 60 metros. Tinha o objetivo de fazer ali um trono digno, a fim de ser colocada a secular imagem doada pelo Sr. Antonio Caetano de Faria Loulou que havia feito um voto de construir a primeira Capela da Penha.

E com um trabalho gigantesco pela boa vontade do povo de Passos. Mons. Matias em dezoito meses de fecundas atividades, no dia 22 de Agosto de 1965 celebrou a primeira missa na cripta do futuro Santuário.

Houve um período de 10 anos, que as obras ficaram paradas. Mons. Matias ficou doente no ano de 1983 onde teve derrame Celebral. Em 1984 Pe. Arnaldo Bellucci chegou na Paróquia e deu continuidade ao termino do Santuário.

Pe. Arnaldo com toda coragem enfrentou o desafio angariando fundos através da Festa de N. S. da Penha e também através de seus contatos na Itália, onde todo o ano ele ia até sua terra Natal na Itália e de lá sempre trouxe recursos  para terminar o Santuário. E no dia 08 de Setembro1995 Pe. Arnaldo junto com a Comunidade conseguiu inaugurar o Santuário de nossa Padroeira e foram necessários mais ou menos 20 anos para que o Santuário de Nossa Senhora da Penha terminasse suas obras.

No dia 08 de Setembro de 2004 pelo empenho da comunidade, povo devoto de N. S. da Penha, numa celebração eucarística com a presença do bispo Dom José Geraldo de Oliveira do Valle, foi inaugurado a reforma do Santuário que foi idealizada pelo Pe. Francisco Clóvis Nery. Temos também a comunidade Santo Antônio que passou uma reforma no ano de 2006.

Horários de Missa:

Santuário Nossa Senhora da Penha
Segunda à sexta 7h
Toda Segunda 16h
Todos Sábados 19h
Todo Domingo 10h e 19h
1ª sexta 18:30h adoração ao Santíssimo e missa.
Todo dia 8 de cada mês 19h missa e Novena perpétua de nossa padroeira.

Capela Nossa Senhora da Penha
Toda Quinta feira 19h
Todo Domingo 7h

Capela Santo Antônio de Pádua
Toda última segunda de cada mês 20h
Toda Quarta feira 19h
Todo Domingo 8:30h

Segunda a Sexta das 8h às 17h

Galeria

Últimas Notícias

DioceseNotícias

Dom José Lanza concede ao Diácono Permanente Luiz Sérgio Teixeira, o Uso de Ordem

Tendo em vista o povo de Deus e no exercício do seu serviço Episcopal, Dom José Lanza Neto, concede ao Revmo. Diácono Permanente …

DioceseNotícias

Dom José Lanza nomeia o Revmo. Padre Gledson A. Domingos como Mestre de Cerimônias do Sólio Diocesano

Atendendo às necessidades da nossa Diocese de Guaxupé, havemos por bem NOMEAR o Revmo. Padre Gledson Antônio Domingos para o Ofício de Mestre …

DioceseNotícias

Transferências do Clero

Dom José Lanza Neto, nessa sexta-feira (22), oficializa por meio dessa publicação a transferência do seguinte padre abaixo:   A paróquia Nossa Senhora …

DioceseNotícias

Dom José Lanza preside a Missa de inauguração do Colégio Marista, em Alfenas/MG

No último dia 20 de março, na presença dos irmãos Maristas: Ir. José de Assis Elias de Brito (Superior Provincial e Presidente do …

FormaçãoPapa

” O soberbo é quem se julga muito mais do que é na realidade” – Catequese do Papa Francisco sobre vícios e virtudes – A soberba

Raiz da soberba No nosso percurso de catequeses sobre os vícios e as virtudes, hoje chegamos ao último dos vícios: a soberba. Os gregos …

ArtigosFormação

“Ensina-nos a rezar”: o subsídio para o Ano da Oração – confira um resumo e faça o download

O subsídio é um convite para aprofundar a oração como um diálogo íntimo e pessoal com Deus. É uma oportunidade para cada cristão refletir sobre sua fé e seu papel no mundo contemporâneo. A oração é apresentada não apenas como um ato de devoção, mas como um meio de transformação pessoal e comunitária

Quer receber notícias e conteúdo exclusivo no seu e-mail? Cadastre-se agora mesmo! Somos contra SPAM, fique tranquilo(a)!