fbpx

Paróquia Paróquia Nossa Senhora da Penha

Redes Sociais

Histórico

A Paróquia Nossa Senhora da Penha foi criada em 31 de Agosto de 1947, a partir da divisão da Paróquia Sr. Bom dos Passos. A Paróquia abrangia boa parte da cidade na época. A primeira Igreja pertencente á Paróquia da Penha foi construída em 1864, pelo Sr. Antonio Caetano de Faria Loulou, que havia feito um voto por uma graça alcançada. A Centenária Capela de Nossa Senhora da Penha onde ficava guardada em seu altar a imagem de Nossa Senhora da Penha, esta que hoje permanece num trono especial aos pés do altar do Santuário.

E aos 31 de Agosto de 1947 sendo bispo diocesano sua Exma Rvma. Dom Hugo Bressane de Araújo. Teve lugar a cerimônia da ereção da Paróquia Nossa Senhora da Penha ás 8h30 da manhã. Com o seguinte decreto de ereção da Paróquia Nossa Senhora da Penha Dom Hugo Bressane de Araújo, por mercê de Deus e da sé apostólica- Bispo diocesano de Guaxupé. Lido o decreto o Exmo Mons. Messias Bragança Pároco da Paróquia Sr. Bom Jesus dos Passos, leu também a provisão do vigário da Paróquia Nossa Senhora da Penha o Rvmo Pe. José Pires de Oliveira Costa,CM e Pe. Moacir Starling, Lazarista.

Em 1964, comemorando o centenário da Capela da Penha, sob a orientação de Mons. José Maria Matias da Silva foram iniciados os trabalhos para levantar o Santuário com estilo Gótico e duas Torres de 60 metros. Tinha o objetivo de fazer ali um trono digno, a fim de ser colocada a secular imagem doada pelo Sr. Antonio Caetano de Faria Loulou que havia feito um voto de construir a primeira Capela da Penha.

E com um trabalho gigantesco pela boa vontade do povo de Passos. Mons. Matias em dezoito meses de fecundas atividades, no dia 22 de Agosto de 1965 celebrou a primeira missa na cripta do futuro Santuário.

Houve um período de 10 anos, que as obras ficaram paradas. Mons. Matias ficou doente no ano de 1983 onde teve derrame Celebral. Em 1984 Pe. Arnaldo Bellucci chegou na Paróquia e deu continuidade ao termino do Santuário.

Pe. Arnaldo com toda coragem enfrentou o desafio angariando fundos através da Festa de N. S. da Penha e também através de seus contatos na Itália, onde todo o ano ele ia até sua terra Natal na Itália e de lá sempre trouxe recursos  para terminar o Santuário. E no dia 08 de Setembro1995 Pe. Arnaldo junto com a Comunidade conseguiu inaugurar o Santuário de nossa Padroeira e foram necessários mais ou menos 20 anos para que o Santuário de Nossa Senhora da Penha terminasse suas obras.

No dia 08 de Setembro de 2004 pelo empenho da comunidade, povo devoto de N. S. da Penha, numa celebração eucarística com a presença do bispo Dom José Geraldo de Oliveira do Valle, foi inaugurado a reforma do Santuário que foi idealizada pelo Pe. Francisco Clóvis Nery. Temos também a comunidade Santo Antônio que passou uma reforma no ano de 2006.

Horários de Missa:

Santuário Nossa Senhora da Penha
Segunda à sexta 7h
Toda Segunda 16h
Todos Sábados 19h
Todo Domingo 10h e 19h
1ª sexta 18:30h adoração ao Santíssimo e missa.
Todo dia 8 de cada mês 19h missa e Novena perpétua de nossa padroeira.

Capela Nossa Senhora da Penha
Toda Quinta feira 19h
Todo Domingo 7h

Capela Santo Antônio de Pádua
Toda última segunda de cada mês 20h
Toda Quarta feira 19h
Todo Domingo 8:30h

Segunda a Sexta das 8h às 17h

Galeria

Últimas Notícias

Como fazer uma boa confissão?

A confissão é um sacramento de cura, que nos permite receber o perdão de Deus pelos nossos pecados e a graça de recomeçar uma vida nova em Cristo. Mas como fazer uma boa confissão?

Leia Mais »

NOTA DE FALECIMENTO

É com profundo pesar que comunicamos o falecimento do Padre José Luiz Gonzaga do Prado, ocorrido na madrugada deste dia. Padre José

Leia Mais »
ArtigosFormação

“Ensina-nos a rezar”: o subsídio para o Ano da Oração – confira um resumo e faça o download

O subsídio é um convite para aprofundar a oração como um diálogo íntimo e pessoal com Deus. É uma oportunidade para cada cristão refletir sobre sua fé e seu papel no mundo contemporâneo. A oração é apresentada não apenas como um ato de devoção, mas como um meio de transformação pessoal e comunitária

ArtigosFormação

Como fazer uma boa confissão?

A confissão é um sacramento de cura, que nos permite receber o perdão de Deus pelos nossos pecados e a graça de recomeçar uma vida nova em Cristo. Mas como fazer uma boa confissão?

DioceseNotícias

Padre José Luiz do Prado: Um Tributo à Vida e o Legado

Na madrugada deste 5 de março de 2024, o mundo perdeu um notável estudioso, um homem de fé e um apaixonado pelas Sagradas …

DioceseNotícias

NOTA DE FALECIMENTO

É com profundo pesar que comunicamos o falecimento do Padre José Luiz Gonzaga do Prado, ocorrido na madrugada deste dia. Padre José Luiz, …

FormaçãoPapa

“São vícios próprios duma pessoa que sonha ser o centro do mundo” – Catequese do Papa Francisco sobre vícios e virtudes – A inveja e a vanglória

Estimados irmãos e irmãs, bom dia!   Hoje vamos analisar dois vícios capitais que encontramos nos grandes elencos que a tradição espiritual nos …

DioceseNotícias

Coordenadores dos TLC´s se reúnem para momento de formação e espiritualidade

No último sábado (24), os coordenadores dos TLC’s de nossa Diocese, estiveram reunidos para um momento de formação e espiritualidade.   O Encontro …

Quer receber notícias e conteúdo exclusivo no seu e-mail? Cadastre-se agora mesmo! Somos contra SPAM, fique tranquilo(a)!