Notícias › 03/08/2015

Pastoral da Criança realiza assembleia e promove reestruturação

A Pastoral da Criança da Diocese de Guaxupé realizou sua Assembleia Diocesana entre os dias 24 e 26 de julho, em Poços de Caldas, na casa de retiros da Paróquia São Sebastião com a participação de coordenadores de Ramos e Comunidades de toda a diocese.

PAST_CRIANÇA_01

Alguns padres participaram do encontro e puderam partilhar suas contribuições para os agentes. Da Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Poços de Caldas, padre Hiansen Vieira Franco desenvolveu com os participantes os desafios da fé no século XXI, destacando a encíclica Evangelii Gaudium, do papa Francisco. A importância das pastorais sociais foi abordada pelo padre Edilson Silva, da Arquidiocese de Uberaba, valorizando as riquezas contidas nas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da CNBB. Aos agentes foi exortado que se envolvessem na missão da Igreja com convicção, assumindo as características da uma Igreja da Misericórdia.

O coordenador diocesano da pastoral, Alexandre Neto, apresentou os dados que compõem o cenário de atuação da Pastoral da Criança na Diocese de Guaxupé:

Número de crianças menores de 06 anos na Diocese: 30.991

Número de crianças acompanhadas: 3.668 (destas, 12% são pobres)

Número de Paróquias na Diocese: 87 (destas, 36 possuem Pastoral da Criança)

Número de cidades na Diocese: 87 (destas, apenas 20 municípios tem Pastoral da Criança)

Número de Comunidades da Diocese: 98

Número de Líderes atuantes: 433

Número de Apoios, Coordenadores: 340

Total de voluntários: 773

Número de gestantes na Diocese: 3.297 (destas, 168 são acompanhadas pela Pastoral)

Número de Ramos com Programa Viva a Vida: 08

Apesar dos números expressivos, o setor apresentou uma queda significativa no número de crianças atendidas, devido à desativação de Ramos e Comunidades, que foram regularizadas e que existiam somente nos relatórios. Outro fator foi o número de famílias que optam por ter somente uma criança.

A ação da pastoral comemorou a queda no número de mortes de crianças menores de 1 ano, principalmente com a ação dos articuladores da Saúde junto aos Conselhos Municipais de Saúde.mapa correto

O encontro possibilitou a reestruturação da pastoral, que passa aser dividida em duas regiões, Norte e Sul, com o objetivo de aprimorar as atividades. A proposta foi aprovada pela coordenação de Minas Gerais e pela coordenação regional, além de apresentada ao Conselho Diocesano de Pastoral, aprovada com unanimidade.

Região Norte – constituída por 3 áreas: Cássia (119 crianças atendidas), Passos (673 crianças) e São Sebastião do Paraíso (com 93 crianças).

Região Sul – constituída por 4 áreas: Alfenas (911 crianças), Poços de Caldas (790 crianças), Guaxupé (375 crianças) e Areado (com 822 crianças).

A Diocese de Guaxupé está na 76ª posição num ranking de 300 Dioceses do Brasil. A Pastoral da Criança na Diocese desenvolve as atividades, valorizando a união entre padres e agentes na superação das dificuldades.

 Com informações de Pedro Alexandre Neto, coordenador diocesano da Pastoral da Criança