Notícias › 03/09/2018

Pastoral Vocacional promove Encontro Provincial em Campanha

Texto | Foto: Pastoral Vocacional da Diocese da Campanha

No último sábado (01), a Pastoral Vocacional das três dioceses que compõem a Província Eclesiástica de Pouso Alegre (Arquidiocese de Pouso Alegre, Diocese da Campanha e Diocese de Guaxupé) promoveu um encontro provincial das suas equipes diocesanas, realizado no Seminário Diocesano Nossa Senhora das Dores, em Campanha.

O evento teve início com a acolhida dos participantes e café. Em seguida, dom Pedro Cunha Cruz (bispo da Campanha) fez a abertura oficial, dando boas-vindas aos agentes da Pastoral Vocacional e motivando-os a um trabalho missionário na promoção do nascimento, discernimento e acompanhamento das vocações na Igreja. O bispo ainda comentou sobre a importância de o trabalho vocacional estar integrado à Pastoral de Conjunto e lançou a proposta de um dia provincial de oração pelas vocações, para que haja uma outra data no ano para tal motivação nas comunidades, paróquias e dioceses.

Os participantes, então, rezaram o ofício vocacional, preparado pelos seminaristas do Seminário Propedêutico São Pio X. Na sequência, padre Éder Carlos (assessor da Diocese de Guaxupé) realizou a apresentação das equipes diocesanas e a partilha da caminhada pastoral. Após isso, padre Ivan Paulo (assessor da Arquidiocese de Pouso Alegre) e os seminaristas arquidiocesanos Felipe, Júlio e Rafael coordenaram a reflexão sobre o tema “Os jovens, a fé e o discernimento vocacional” (Sínodo dos Bispos 2018), a partir do que vivenciaram na assembleia do Regional Leste 2 da CNBB, em novembro de 2017.

Para aprofundamento da discussão, padre Wendel de Oliveira (assessor da Diocese da Campanha) organizou o trabalho em grupos, os quais discutiram questões pertinentes às urgências do trabalho vocacional na Província, expondo suas conclusões em plenária.

Por fim, os três assessores e os membros das equipes diocesanas chegaram aos seguintes encaminhamentos práticos:

1) Criação do Dia Provincial de Oração pelas Vocações: a ideia é proporcionar que, num intervalo de três meses, as comunidades possam ser motivadas a rezar nessa intenção. Como o dia mundial de oração pelas vocações (Santa Sé) acontece na Páscoa, o mês vocacional (CNBB) em agosto, o dia provincial foi fixado em dezembro (3° domingo do Advento).

2) Adesão ao Projeto “Cada Comunidade Uma Nova Vocação” (CNBB): ação evangelizadora que visa a promoção da cultura vocacional em todos os segmentos da Igreja (através da oração) e a sua divulgação nas diversas mídias sociais, por meio de testemunhos vocacionais cativantes. Outras dioceses no Brasil já aderiram ao projeto, daí a intenção de fazer o mesmo em nossa província eclesiástica.

3) Programação do Encontro Provincial de 2019: acontecerá no dia 14 de setembro em Pouso Alegre, com o tema: “A pessoa do animador vocacional e o papel da equipe vocacional”.

4) Escolha da Equipe Provincial da Pastoral Vocacional: composta por quatro membros, representantes das três dioceses da província, por um período de três anos: 1- Coordenador: Padre Wendel (Campanha); 2- Vice-coordenador: Cássio Zacchi (Campanha); 3- Secretária: Maria Regina (Pouso Alegre); 4- Tesoureiro: Douglas Ribeiro (Guaxupé).

Em espírito de fraternidade e muito entusiasmo, o encontro foi encerrado com a oração final e o jantar de confraternização entre todos os presentes.