Notícias › 15/11/2014

“Presença viva de leigos e leigas animando as comunidades” foi tema da Assembleia Regional de Pastoral do Leste 2

Prof. Pedro

Com o tema “Presença viva de leigos e leigas animando as comunidades”, o Regional Leste 2 (Minas Gerais e Espírito Santo) da Conferência Nacional do Bispos do Brasil (CNBB) realizou nos dias 11 a 13 de novembro, na Casa de Retiros São José, em Belo Horizonte(MG), a Assembleia Regional de Pastoral.

Cerca de 150 pessoas entre (arce)bispos, representantes de presbíteros, coordenadores de pastoral, leigo(as), lideranças e coordenações de pastorais, movimentos e organismos participaram da Assembleia que teve como objetivo  refletir sobre a caminhada e presença do laicato nas (arqui)dioceses do Regional Leste 2. A assessoria do tema central ficou a cargo do padre Francisco Wloch, subsecretário adjunto de pastoral da CNBB.

Os assuntos da Assembleia foram os estudos e reflexões sobre Análise de Conjuntura social e política, com o Prof. Dr. Pedro Ribeiro; estudo do Documento 107 da CNBB “Cristãos Leigos e Leigas na Igreja e na Sociedade”, com o vice-presidente do Conselho Nacional do Laicato do Brasil, Laudelino Azevedo, além de uma mesa de debates com partilhas e experiências de lideranças e coordenações da Pastoral da Criança, Pastoral Familiar, Cáritas e Instituto Axis.

Da Diocese de Guaxupé participaram dom José Lanza Neto, bispo diocesano, padre Henrique Neveston da Silva, coordenador diocesano de pastoral, padre Cesar Acorinte, representante dos presbíteros, e Claudeci, representante dos leigos.

presbíteros 2

Com informações da Assessoria de Imprensa da CNBB Leste II

Veja também: Assembleia do Leste 2 reflete presença viva de leigos e leigas nas comunidades