Notícias › 12/06/2016

Primeiro encontro vocacional do ano reúne quase 50 jovens em Guaxupé

Realizado entre os dias 10 e 12 de junho, o primeiro encontro vocacional de 2016 reuniu no Seminário Diocesano São José, em Guaxupé, 48 jovens acompanhados pelo Serviço de Animação Vocacional (SAV). SAMSUNG CAMERA PICTURES

Na sexta, após recepção e dinâmica de apresentação, os participantes e os seminaristas do Propedêutico se colocaram em oração diante do Santíssimo Sacramento.  No sábado, após a oração da manhã e o café, iniciaram-se as palestras. A primeira foi proferida pelo casal passense Kelly e Gilmar, abordando o tema O valor da família; após a partilha dos seminaristas, o formador do Seminário São José, o estagiário pastoral Leandro Melo, abordou o tema O jovem vocacionado ao sacerdócio à luz da ‘Regra Pastoral’ de São Gregório Magno. Ao meio-dia, antes do almoço, todos se reuniram para uma oração com temática mariana.

À tarde, o coordenador diocesano do SAV, padre Eder Carlos, trabalhou algumas orientações práticas para a boa vivência do tempo de acompanhamento. Em seguida, aconteceu uma dinâmica vocacional, iluminada pelo exemplo de alguns santos e beatos. O dia foi encerrado com a exibição de um filme, que possibilitou aos vocacionados meditarem e refletirem sobre sua inserção no trabalho pastoral.SAMSUNG CAMERA PICTURES

No domingo, o estagiário pastoral Dione Piza palestrou sobre A vocação a partir do pensamento do Papa Francisco. Após alguns encaminhamentos, o encontro foi concluído com a celebração da Missa.  Segundo os organizadores, o encontro tem como objetivo proporcionar aos jovens, vocacionados à vida sacerdotal, um espaço de reflexão pessoal e convivência.

Atualmente, a Diocese de Guaxupé realiza três encontros anuais com jovens vocacionados ao sacerdócio, mas cada um deles com realidade e objetivo diferentes. O primeiro, normalmente em maio ou junho, é aberto a todos os jovens que realizam o acompanhamento vocacional (60 jovens) e tem por objetivos a reflexão e a fraternidade. O segundo, realizado em agosto, conta com presença daqueles que cursam ou já concluíram o ensino médio, e tem como objetivo provocar de forma mais incisiva o jovem, apresentando os desafios e as alegrias da vida sacerdotal. No terceiro encontro vocacional, em novembro, são chamados os jovens que apresentam condições de ingressar no seminário no ano seguinte e alguns casos particulares.

Texto e fotos enviados pelo estagiário pastoral Dione Piza.