Notícias › 26/02/2018

Processo de Beatificação de dom Inácio é aberto solenemente na Catedral Diocesana

Texto: Assessoria de Comunicação/Imagens: Pascom Catedral

Aconteceu no dia 22 de fevereiro, às 19 horas, a Missa de Abertura Oficial do Processo de Beatificação de Dom Frei Inácio João dal Monte, bispo de Guaxupé entre os anos de 1952 e 1963. A celebração foi realizada na Catedral Diocesana Nossa Senhora das Dores, em Guaxupé, presidida pelo bispo dom José Lanza Neto e concelebrada por dom Cláudio Nori Sturm, bispo da Diocese de Patos de Minas e da mesma congregação de dom Inácio, além de padres da diocese.

Muitos fiéis da cidade e da região esperam com expectativa a conclusão do processo de beatificação, iniciado no ano passado, e que agora ganha caráter público. Na semana passada (19/2), foi realizada a exumação do corpo de dom Inácio, sepultado na cripta da Catedral Diocesana. Uma equipe de peritos, coordenada pelo postulador da causa Paolo Vilota, esclareceram o público presente das etapas e as exigências do processo de beatificação.

O evento representa uma etapa importante do processo em prol da beatificação, pois dá aos fiéis a possibilidade de cultivarem e aumentaram a fé já bastante difundida entre fiéis católicos.

Ao ter o pedido aceito pela Congregação para a Causa dos Santos em Roma, a atual fase da causa, juntamente com a exumação e a abertura solene do processo, inicia-se a investigação da vida, dos escritos e dos depoimentos de pessoas que conviveram com o bispo.