Notícias › 26/11/2017

Protagonismo do leigo é enfatizado no encerramento do 4º Retiro Missionário

Texto: Douglas Ribeiro | Fotos: Padre Sérgio Bernardes

“Eu quero caminhar com este povo, este povo é lutador, eu também quero lutar”, motivados por esta canção, deu-se início ao último momento do Retiro Missionário. A tarde de domingo foi preenchida por depoimentos dos missionários que reforçaram a importância de dar prosseguimentos nos trabalhos das SMP e lutar pela causa do Reino, pois a missão é contínua. Logo após, padre Mosconi reforçou alguns pedidos aos participantes, como por exemplo, oração pessoal todos os dias; três horas de estudo, pessoal ou com vizinhos, cada semana, dos livros publicados pelas SMP; estudo do evangelho do ano litúrgico; participação ativa na comunidade e visitas às famílias.

Padre Henrique, apresentou o folder do Ano Nacional do Laicato que contém a programação para as atividades a serem realizadas durante este Ano Nacional a nível paroquial e diocesano.

A Santa Missa de encerramento foi presidida pelo bispo diocesano, dom José Lanza e concelebrada por alguns padres da diocese. Em sua homilia, o bispo partilhou as experiências missionárias realizadas pela diocese e a vida de santidade de dom Inácio, quarto bispo de Guaxupé, “devemos também nós perceber e trabalhar as virtudes da santidade que estão presentes em todos nós, este deve ser o nosso grande objetivo”. Ao se referir as Santas Missões Populares, dom Lanza disse que acredita neste projeto, acredita que o povo pode trabalhar em prol da Evangelização, seguindo o modelo de Jesus Cristo, que é “Rei e Santo”.

No final do 4º Retiro Missionário, houve a renovação das promessas batismais e a abertura oficial do Ano Nacional do Laicato. O coordenador de pastoral, padre Henrique, agradeceu todos os voluntários que fizeram com que este evento se concretizasse. Aos paroquianos da paróquia São Sebastião de Juruaia, com o seu respectivo pároco, padre Antônio Carlos, pelo esforço e disponibilidade, os padres, seminaristas, voluntários de outras paróquias, a RCC Diocesana e aos missionários que participaram com grande ardor destes retiro.

Confira algumas fotos: