Notícias › 03/04/2017

RCC promove formação de ministérios para 700 pessoas

Por Julianne Batista Ribeiro, Ministério de Comunicação Social – RCC

Com objetivo de levar formação e os direcionamentos deste ano, teve início na manhã do sábado, 25 de março, o Encontro Diocesano de Ministérios. Organizado pela Renovação Carismática Católica da Diocese de Guaxupé, o evento contou com a presença dos coordenadores de ministérios da RCC Minas Gerais. Em torno de 700 pessoas vindas dos Grupos de Oração participaram das formações. As atividades centrais aconteceram no Poliesportivo José Leopoldo, em Nova Resende.

O diretor espiritual da RCC na diocese, padre Valdenísio Goulart, celebrou a Santa Missa que abriu o encontro. Em seguida, a coordenadora diocesana do Movimento Viviane Magalhães Oliveira, pregou sobre “Voltai ao primeiro amor. Seja inteiramente do Senhor teu Deus”.

A pregação foi seguida de um profundo momento de oração, conduzido por Viviane e pelo conselheiro da RCC Claudio Cardoso.

Após o almoço do sábado e no domingo, os participantes foram separados por workshops específicos para formação de seus respectivos ministérios. Veja a seguir como foi cada um:

Workshop Ministério de Intercessão

O workshop de Intercessão foi conduzido por Amanda Nogueira, coordenadora diocesana do ministério e seu núcleo. Por motivos de saúde, a coordenadora estadual Ana Maria Rocha Grilo, que é da Diocese de Guaxupé, não pode estar presente. As atividades aconteceram no poliesportivo. Estiveram presentes em torno de 180 intercessores vindos de vários Grupos de Oração da Diocese de Guaxupé.

Segundo Amanda, a formação já vem sendo bem desenvolvida através das Escolas Permanentes de Intercessão, implantadas em todos os setores. “Nessa formação tivemos muito corações que se encontravam abatidos, desanimados e foram revigorados pela graça do Espírito Santo”, destacou.

Workshop Ministério de Comunicação Social

Cerca de 40 pessoas participaram do workshop do Ministério de Comunicação Social, realizado no clube social de Nova Resende. Os sete setores da Diocese de  Guaxupé foram representados pelos servos dos Grupos de Oração, em busca de se aprofundarem nos direcionamentos de comunicação dentro da RCC.

A coordenadora do ministério na RCC Minas Gerais, Deisiele de Paula, veio de Ipatinga para ministrar as formações. Ela falou do novo tempo vivido pelo ministério, o qual os comunicadores são convidados a largar todo tarefismo, todo profissionalismo para se conscientizarem da sua verdadeira missão de anunciar Jesus e ser elo de unidade entre o Movimento e externamente, auxiliando na evangelização.

“Foi de fato eu despertar para nós. Tivemos a presença de muitas pessoas novas que já entram no ministério conhecendo nossa nova moção, nosso novo jeito de enxergar a comunicação dentro da RCC”, comenta a coordenadora do MCS na Diocese de Guaxupé Julianne Batista.

Workshop Ministério Para as Crianças

O workshop do Ministério para as Crianças foi realizado em uma sala de aula da Escola Caio Albuquerque e contou com a presença do coordenador estadual do ministério Flávio Oliveira, e da coordenadora diocesana Alice Magalhães. Participaram da formação 65 servos.

A coordenadora diocesana do ministério contou que quando o núcleo diocesano rezava para o encontro havia muitas profecias. “Eu creio que elas estão sendo concretizadas. Cada dia mais tenho a certeza em meu coração que esse ministério é um sonho de Deus para a nossa diocese”, destaca.

Workshop Ministério de Pregação

Um dos workshops foi o do Ministério de Pregação, realizado na Câmara Municipal de Nova Resende. Conduzido pelo coordenador estadual Wendell Barros e pelo coordenador diocesano Renato dos Reis. Foram passados vários momentos de ensinos direcionando os participantes nas atuais moções que devem ser trabalhadas nos Grupos de Oração.

Uma das abordagens feitas foi quanto à importância de exercer a personalidade de cada pregador, já que muitas vezes se padroniza o modo de pregar. “O bom líder deve identificar os talentos e qualidades de cada um. Deus nos Deus talentos e qualidades únicas. Alguns até se perder por não usarem sua personalidade”, frisou Wendell.

Workshop Ministério Universidades Renovadas

O EDM também contou com formação para o Ministério Universidades Renovadas, realizado em uma sala de aula da Escola Caio Albuquerque. O workshop foi conduzido pelo Ana Beatriz Borges, da Arquidiocese de Pouso Alegre e César Augusto Martins de Lima, coordenador do ministério na Diocese de Guaxupé.

César está cursando Engenharia Ambiental e tem oportunidade de evangelizar dento do ambiente acadêmico. Muito satisfeito com a formação no EDM, ele explica que a função do Grupo de Oração Universitário é levar o Evangelho onde estiver e que isto vem acontecendo em grande escala nas universidades onde o MUR já está implantado.

“Temos como moção do GOU a seguinte frase: Floresça onde Deus te colocar e é exaltante isso que estamos buscando! Nossa missão é ser cristão não só na Igreja, mas na faculdade, fora dela e em todo lugar. Ser um bom cristão e também um bom aluno. Queremos conciliar a fé é a razão”, destaca.

Workshop Ministério de Oração por Cura e Libertação

Na quadra da Escola Caio Albuquerque foi realizado o workshop do Ministério de Oração por Cura e Libertação. Winston José, coordenador estadual do ministério conduziu a formação juntamente com José Carlos, coordenador na Diocese de Guaxupé.

Um grande número de pessoas participou da formação e se aprofundaram sobre os direcionamentos que devem ser trabalhados nesse ano nos grupos e plantões de oração.

Adilson de Souza, do Grupo de Oração Desabrochamento no Espírito Santo, de Poços de Caldas, foi um dos participantes do workshop. “Vim para aprender e repassar aos demais servos do meu grupo. Além de todo conhecimento, destacou que se sentiu tocado ao perceber que o número de servos ministros de cura tem aumentado em nossa diocese.

Atividades em comum

No sábado à noite, todos os servos se reuniram para Adoração ao Santíssimo Sacramento. No domingo, todos estiveram juntos novamente para a Santa Missa, celebrada por padre Heraldo Lamin, da paróquia São Benedito, de Petúnia.