Notícias › 28/11/2018

RCC reúne centenas de pessoas em Cenáculo Diocesano

Texto e imagens: Priciana Bernardes Sampaio, coordenadora do Ministério de Comunicação Social

Juruaia recebeu no dia 11 de novembro cerca de 1600 carismáticos vindos de todos os setores, para mais uma edição do Cenáculo Diocesano, promovido pela Renovação Carismática Católica (RCC) da Diocese de Guaxupé. O evento foi realizado no Centro de Exposições da cidade.

Anualmente, a RCC realiza esse evento com o objetivo de celebrar a unidade estre os membros e também encerrar as atividades realizadas pelos Grupos de Oração durante o ano.

Neste ano, as pregações foram ministradas por membros do núcleo diocesano da RCC. Elba Góis, coordenadora da RCC no Setor Alfenas, e Viviane Magalhães, presidente do Conselho Diocesano da RCC Guaxupé, foram as pregadoras do encontro. A música e a animação do Cenáculo Diocesano ficaram por conta do Ministério Moriá, de Poços de Caldas.

As atividades do dia iniciaram-se com a oração do Santo Terço. Em seguida, houve um momento Mariano conduzido por Rose Reis, vice-presidente do Conselho Diocesano da RCC. Durante o Momento Mariano, um andor com imagem de Nossa Senhora das Dores, padroeira da diocese, foi conduzido em meio aos participantes, que consagraram-se à Virgem Maria.

‘Eis que estou a porta e bato’, temática que regeu os trabalhos da RCCBRASIL ao longo deste ano, foi o tema da primeira pregação do evento. Elba Góis enfatizou em sua colocação que “não podemos nos esquecer que tudo é graça de Deus, nada é mérito nosso”.

Um dos momentos de maior alegria foi a visita de dom José Lanza Neto que fez um convite aos carismáticos a estar mais atuantes nas atividades missionárias nas paróquias. O bispo diocesano desejou um encontro de muita oração e espiritualidade aos presentes.

Claudio Cardoso, conselheiro da RCC, conduziu um momento de oração refletindo a passagem do livro de Reis, que fala sobre a missão do profeta Elias. “Deus enviou a Elias um anjo para levantá-lo. Hoje, o Senhor não nos envia anjos, mas o seu próprio Espírito para nos colocar de pé novamente.”

A segunda pregação do dia com o tema ‘Batismo no Espirito e suas consequências’ foi conduzida por Viviane Magalhães, que ressaltou a importância de sermos cheios do Espirito Santo. “A partir desse transbordar do Espírito, os dons se manifestarão e teremos uma sociedade mais santa e missionária”.

A Adoração ao Santíssimo Sacramento foi um dos ápices deste encontro. Padre Alessandro Faria, diretor espiritual do movimento na diocese, conduziu a Adoração. A intenção foi agradecer a Deus pelas graças alcançadas ao longo do ano.

A Santa Missa foi presidida por padre Dione Piza, administrador da Paróquia São Sebastião, em Juruaia. Em sua homilia, falou sobre a radicalidade e a coragem de ofertar a Deus aquilo que temos. “Nesta diocese, ou somos católicos missionários ou nós não vivemos a beleza do Evangelho” ressaltou.

Paralelamente ao evento, foi realizado o Cenáculo Kids, que recebeu cerca de 50 crianças que também foram evangelizadas através de atividades preparadas pelo Ministério para as Crianças e Adolescentes da diocese.