Notícias › 07/05/2018

Regional Leste 2 promove formação missionária para seminaristas

Texto/Imagem: Ezequiel Messias Silva, coordenador do Comise Leste 2

Entre os dias 4 a 6 de maio aconteceu na Diocese de Luz (MG) a oitava edição da Formação Missionária para Seminaristas (Formise) do Regional Leste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). A formação foi iluminada pelo tema “O discípulo missionário na perspectiva de Aparecida” e contou com a assessoria do padre Antônio Niemiec CSsR, secretário nacional da Pontifícia União Missionária (PUM). Estiveram presentes 50 seminaristas de 23 (arqui) dioceses, sendo duas dioceses convidadas de dois outros regionais, a saber: Diocese de Livramento de Nossa Senhora (BA) e Diocese de Parintins (AM).

Na abertura do evento, dom José Lanza, bispo de Guaxupé e referencial para a Ação Missionária no Regional Leste 2, destacou a importância da formação missionária para seminaristas e a organização dos Conselhos Missionários para Seminaristas (Comise). Também esteve presente, representando o Conselho Missionário do Regional (Comire) Leste 2, Iva da Silva, secretária do Comire.

A partir da proposta nacional do Comise, aconteceu no 8º Formise, um encontro com os coordenadores de Comise com a colaboração do Padre Antônio Niemiec. Foi oportunidade de partilhar sobre o Plano Trienal de Ação do Comise (2017-2019) além de ouvir as partilhas da caminhada de cada (arqui) diocese. Houve ainda a divisão de grupos por províncias eclesiásticas, onde conversaram sobre os três propósitos assumidos ao final da sétima edição do Formise, a saber: promover Formise Provincial; manter contato; e propor reflexão de conteúdo missionário nas casas de formação.

O seminarista Filipe Costa, da Diocese de Luz, expressou a alegria de poder acolher o FORMISE e ainda acrescentou: “vejo que com essa formação, estimulou o desejo de cada um dos seminaristas de nossa diocese, para a importância da missão. Matteo Raschietti (2011), nos ensina que “a atividade missionária não é tanto uma ação da Igreja, mas é simplesmente a Igreja em ação”; a igreja em ação, nos estimula a vivenciar mais e mais uma urgência para a missão e viver a sinodalidade”.

Ao final do Formise o seminarista Helvert, da Diocese de Itabira e Coronel Fabriciano (MG), concluiu que “esse encontro enriqueceu-nos ainda mais no âmbito da ‘Igreja em saída’ proposta pelo papa Francisco, de ir ao encontro daqueles que necessitam de nós. O documento de Aparecida quer renovar em todos os membros da Igreja, onde somos convocados a ser discípulos missionários de Cristo”.

Na manhã do último dia, o coordenador do Comise Regional Leste 2 apresentou a compilação das propostas elencadas pelas províncias eclesiásticas, na conversa em grupo do sábado a tarde. As propostas do ano anterior, em 2018, se tornaram eixos e o que as províncias sugeriram serve de pistas para conduzir à prática da ação missionária desde as casas de formação. Cabe ressaltar a comunhão que há entre o Plano Trienal Nacional do Comise, os três eixos e a proposta da coordenação regional do Comise apresentou: promover encontros com as Províncias, para facilitar a compreensão e articulação da ação missionaria, o que foi aprovado na conclusão do Formise por todos os participantes. Agora caberá fazer os devidos encaminhamentos das sugestões aos senhores bispos e formadores.

Por fim, a equipe de coordenação do Comise Regional foi ampliada. A partir do 8º FORMISE o seminarista Filipe Costa representará a Província de Belo Horizonte (MG) e o seminarista Helvert Dias representará a Província de Mariana (MG). No espírito de comunhão e sinodalidade, foi concluído o 8º Formise Regional Leste 2 com a celebração eucarística presidida por dom José Aristeu, bispo diocesano de Luz, e concelebrada por dom José Lanza, padre assessor do encontro, além de padres e diáconos da diocese.