Notícias › 30/10/2017

Regional Leste II promove encontro entre formadores e formandos

Entre os dias 23 a 26 de outubro de 2017 na cidade de Diamantina (MG) aconteceu a 37ª Assembleia da Organização dos Seminários e Institutos do Brasil do Regional Leste II (OSIB). O assessor do encontro foi dom Vicente de Paula Ferreira, C.Ss.R., bispo auxiliar de Belo Horizonte (MG), que trabalhou a temática: “A espiritualidade do presbítero a partir da nova Ratio Fundamentalis”.

A Missa de abertura foi presidida por dom José Aristeu Vieira, bispo da diocese de Luz (MG) e referencial na CNBB dos ministérios ordenados e vida consagrada, concelebrada por dom Paulo Bosi Dal’Bó, bispo da Diocese de São Mateus (ES), dom Vicente Ferreira e por padres formadores.

O Regional Leste II é formado pelos estados de Minas Gerais e Espírito Santo. A OSIB tem como finalidade fomentar os laços de amizade entre as casas de formação, proporcionando estudos pertinentes que colaborem para o trabalho dos formadores no contato direito com os seus formandos, já que almejam o mesmo objetivo, educar jovens para serem bons pastores a serviço da Igreja e do povo de Deus.

Durante o encontro, dom Vicente deu pistas para uma espiritualidade cristã pós-moderna diante de uma época da hermenêutica pluralista, explicitada nos meios de comunicação virtuais, “não podemos construir barreiras em nossos relacionamentos, principalmente em nossa relação com Deus, por isso é preciso uma experiência de fé pautada na gratuidade de uma resposta ao amor superabundante de Deus”.

Com as suas reflexões, a partir da nova Ratio Fundamentalis, o assessor questionou os formadores e formandos dizendo que antes de evangelizar o outro, “precisamos evangelizar a nós primeiro”. O seminário, sendo uma comunidade formativa deve oferecer aos que nele residem uma identidade presbiteral unida a Cristo, um espaço comunitário que seja saudável, educativo, com superação de posturas egoístas, um lugar de construção, despertando aquela sadia inquietude do coração que abre o espírito do homem á procura de Deus.

Além de momentos de reflexões, houve também partilhas, momentos de orações, confraternização e um passeio pela histórica cidade de Diamantina. A diocese de Guaxupé foi representada pelo padre Leandro Melo, reitor da etapa propedêutica; padre Éder Carlos, promotor vocacional e diretor espiritual do Seminário Santo Antônio e pelo seminarista Douglas Ribeiro, terceiro ano de teologia. A 38ª Assembleia da OSIB será na arquidiocese de Mariana nos dias 22 a 25 de outubro de 2018.

Texto: Douglas Ribeiro

Confira algumas fotos:

Missa de abertura. Foto: Douglas Ribeiro

Assessoria. Foto: Anderson Ribeiro.

Padre Leandro, Padre Éder, Seminarista Douglas.

Foto oficial: Arquidiocese de Diamantina.