Notícias › 21/02/2019

Retiro do clero: “A vida e o ministério do presbítero à luz do Magistério da Igreja”

Texto: Douglas Ribeiro | Fotos: Padre Sérgio Bernardes

Anualmente os presbíteros são convidados a se retirarem para os exercícios espirituais, juntamente com o bispo diocesano. Nesse ano de 2019, o retiro do clero de Guaxupé aconteceu entre os dias 18 a 21 de fevereiro no Seminário Santo Antônio, da ordem dos Capuchinhos, em São Pedro-SP.

O pregador do encontro foi dom Geraldo Lyrio Rocha, arcebispo emérito de Mariana-MG. Na Missa de abertura exortou os participantes a se abrirem a graça do Espírito Santo deixando com que Ele, guie as mentes e os corações, na certeza de reanimar o dom de Deus que está em cada um.

O tema principal do retiro foi: “A vida e o ministério do presbítero à luz do Magistério da Igreja”. Com uma didática que proporcionou momentos de silêncio, escuta da Palavra e orações, dom Geraldo trabalhou o papel do presbítero com o múnus de ensinar, de santificar e de apascentar o rebanho do Senhor. Destacou também a comunhão presbiteral e o chamado à santidade, enfatizando os documentos e discursos dos papas Bento XVI e Francisco. “Os presbíteros atingirão a santidade pelo próprio exercício do seu ministério, um desempenho frutuoso no espírito de Cristo”, disse o pregador.

O retiro contou com a participação de dom José Lanza, bispo diocesano; de cem padres, cinco diáconos e três seminaristas estagiários. Em uma de suas colocações, dom Geraldo disse que “a missão do presbítero é mostrar Cristo, conquistar o coração do povo com palavras dóceis, bebendo dos ensinamentos divinos, fonte constante de renovação e crescimento”. Ao citar o papa Francisco, disse que é necessário se preparar bem para o ministério: “uma boa homilia, uma boa celebração dos sacramentos é dever de todos os padres na busca de oferecer o melhor para o povo de Deus”.

Na Missa de encerramento, dom José Lanza disse, ao mencionar a liturgia da Palavra, que “mesmo em meio à infidelidade do povo, Deus sempre responde com fidelidade e deseja renovar sua aliança conosco, sejamos atentos aos apelos de Deus e fiéis ao seu chamado”.