Retiro em Juruaia: “Temos a certeza que todas as sementes foram plantadas”

Nos dias 24 e 25 de outubro, a Paróquia São Sebastião de Juruaia realizou seu 2° Retiro Paroquial das Santas Missões Populares. Com uma participação de cerca de 200 fiéis.

Na manhã do dia 24, sábado, houve o Retiro Mirim para mais de 150 crianças da comunidade. Uma manhã de oração, brincadeiras, teatros e muita animação. O momento foi encerrado com uma passeata com as crianças pelas ruas do centro da cidade.

juruaia_smp01

Logo após o almoço, deu-se início ao retiro com todos os fiéis. Com a participação e ajuda assídua do pároco, padre Antônio Carlos de melo, do seminarista Luiz Fernando Gomes e do grupo dos 20 missionários paroquiais na preparação e promoção de todo o evento.

Seguindo todo o roteiro para o segundo retiro disponibilizado pela coordenação diocesana de pastoral, incluindo: palestras, teatros, danças, alimentação e a organização o evento. As atividades foram preparadas e realizadas pelos próprios leigos.

Foram momentos marcantes da presença de Deus, que de um modo muito simples e adequado à realidade da comunidade pode ser apresentado. Várias pessoas se emocionaram com os testemunhos práticos e próximos do dia a dia de cada um deles.

juruaia_smp02

Como testemunhou uma participante do retiro: “Podemos não ver em algumas partes de nossa paróquia os frutos das SMP, mas temos a certeza que todas as sementes foram plantadas”. Com toda certeza, neste retiro todas as sementes da evangelização popular foram lançadas. Como já dizia o canto litúrgico: “Põe a semente na terra, não será em vão! Não te preocupe a colheita, plantas para o irmão!”

O retiro foi encerrado com a unção missionária e, também, com a certeza da realização da missão cristã de profetas e missionários.

Por Luiz Fernando Gomes, seminarista que atua em Juruaia.