Notícias › 02/02/2019

Seminaristas concluem cursos de Filosofia e Teologia

Texto: Diocese da Campanha e Douglas Ribeiro | Foto: Sara Fideles

No dia 31 de janeiro, a Província Eclesiástica de Pouso Alegre reuniu-se na Paróquia de São José Operário em Pouso Alegre, para celebrar a Eucaristia em ação de graças pela conclusão dos cursos de Filosofia e Teologia.

A Santa Missa foi presidida pelo bispo da Campanha, Dom Pedro Cunha e concelebrada pelos bispos, Dom José Luiz Majella, arcebispo de Pouso Alegre, Dom José Lanza, bispo de Guaxupé e Dom Diamantino Prata, bispo emérito da Campanha; e pelos padres das três dioceses. Também fizeram-se presentes na Celebração e depois na Colação de Grau as famílias e amigos dos formandos.

Os formandos renderam graças pela etapa concluída no dia em que a Igreja faz memória de um grande educador e presbítero da Igreja, São João Bosco. Nesse sentido, Dom Pedro ressaltou em sua homilia a importância desse santo na ação evangelizadora, principalmente no trabalho com os jovens. Além disso, refletiu sobre a reflexão filosófica e teológica na vida de um vocacionado, que almeja ser presbítero.

A Faculdade Católica da Província de Pouso Alegre teve a alegria de formar a 10ª Turma dos cursos de Filosofia e Teologia, totalizando ao longo desses anos mais de 200 formandos entre os cursos já mencionados. Contudo, a diocese de Guaxupé alegrou-se com a conclusão de três jovens no curso de Teologia, a saber: Douglas Ribeiro, Luiz Henrique e Juliano Vasconcelos; e também dois jovens no curso de Filosofia, a saber: Renan Brito e Richard Oliveira.

Concluído o curso de Teologia, nossos jovens partem para uma nova etapa formativa, o estágio pastoral. A formação nunca termina, pois um vocacionado é chamado a ser amigo do Senhor da Messe. Os que concluíram a Filosofia iniciam a etapa da Teologia. Que a exemplo de São João Bosco, nossos formandos possam sempre abraçar a sabedoria que vem da intimidade com o Senhor.

Renan, Douglas, Luiz Henrique, Juliano e Richard.