Arquivo, Notícias › 29/09/2013

Setor Juventude une lideranças

Durante todo o dia de 19 de Junho, na sede da diocese, reuniram-se aproximadamente 170 jovens e acompanhantes juvenis no Encontro Diocesano de Coordenadores/as de Grupos de Jovens – EDCG’J, para refletir a iluminação bíblica da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) 2011: “Enraizados e edificados em Cristo, firmes na fé” (Cl 2,7).

Estavam presentes jovens da Pastoral da Juventude; Caminho Neocatecumenal, Ministério Jovem da RCC, Mãe Rainha, Equipes de Liturgia, Treinamento de Liderança Cristã – TLC e Catequese Crismal, vindos dos setores Alfenas, Guaxupé, Passos, Poços de Caldas, Cássia e São Sebastião do Paraíso, representando um grande mosaico juvenil da diocese.

Com o movimento proposto pelo Setor Juventude da CNBB que esse ano tem como ação, para as dioceses, o conhecimento das Jornadas, foi apresentado aos jovens o que são as Jornadas Mundiais da Juventude e sua importância para o revigoramento da fé juvenil. Houve dois testemunhos de jovens de movimentos que estiveram nas Jornadas Mundiais em Colônia (Alemanha – 2005) e em Sidney (Austrália – 2008). Os grupos refletiram por meio de uma catequese a iluminação bíblica da JMJ 2011 e marcharam em direção à Catedral Diocesana cantando e ouvindo três colocações: o Jovem e Jesus Cristo, o Jovem e a Igreja e o Jovem e a Sociedade. Concluiu-se o dia ao redor da mesa da Palavra e da Eucarística, celebração esta presidida por dom Lanza e concelebrada por padres presentes. Houve o envio dos jovens que irão a Madri, representando a diocese e seus grupos específicos.

Percebe-se, a cada ano, a importância desse espaço diocesano de coordenadores, que tem como objetivos: celebrar a realidade juvenil presente na beleza das juventudes; refletir acerca de um tema específico que norteia a caminhada das juventudes a nível eclesial e social e ser um momento de unidade dos jovens de grupos de Pastoral e Movimentos da Diocese de Guaxupé.

O Setor Juventude apresenta sinceros agradecimentos aos padres que contribuíram enviando os jovens para que, animados por essa experiência, exerçam seu ministério de forma mais dinâmica e contagiante, a dom Lanza e padres presentes e, sobretudo, aos jovens que saíram do EDCG’j com o desejo de estarem cada vez mais enraizados e edificados em Cristo, árvore da vida.

Tags: