Notícias › 17/10/2019

Sínodo para a Amazônia e Setor Juventude são pauta de Encontro Provincial

Texto/Imagens: Assessoria de Pastoral e de Comunicação

Entre os dias 14 e 16 de outubro, ocorreu em Poços de Caldas o 5° Encontro Provincial de Animação Pastoral da Província Eclesiástica de Pouso Alegre.

No evento, participaram os bispos das três dioceses do sul de Minas Gerais (Campanha, Guaxupé e Pouso Alegre), os padres coordenadores de pastoral e vigários forâneos, as secretárias de pastoral e os padres assessores do Setor Juventude.

Entre os objetivos do encontro estão a partilha da caminhada pastoral, o desenvolvimento de ações comuns para a evangelização e a convivência fraterna. O encontro deste ano valoriza duas temáticas em pauta na evangelização atualmente: o Sínodo para a Amazônia e a Juventude.

Representaram a Diocese de Guaxupé (da esq. para dir.): Lázara Assunção, secretária de pastoral, dom José Lanza, o coordenador de pastoral, padre Alexandre, e o padres Júlio, Reginaldo, José Maria, Vinícius, João Batista e Paulo Sobral (este último ausente na imagem)

A abertura oficial ocorreu com uma celebração eucarística na Basílica Nossa Senhora da Saúde.

Os trabalhos tiveram início com uma reflexão sobre o Sínodo da Amazônia, coordenada pelo padre José Augusto da Silva, professor da Faculdade Católica de Pouso Alegre. O assessor citou o itinerário eclesial que culminou na realização do Sínodo para a Amazônia, com destaque às conferências do Conselho Episcopal Latino-Americano (Celam) e ao trabalho da Rede Pan-Amazônica (Repam).

Os participantes puderam se aprofundar na análise do Instrumento de Trabalho do Sínodo e debater sobre os principais assuntos que envolvem a evangelização da Amazônia e as implicações que tudo isso gera para a Igreja no sul de Minas Gerais.

Na segunda parte do encontro, o padre Vinícius Pereira Silva, assessor da Juventude da Diocese de Guaxupé, apresentou as perspectivas de trabalho pastoral para o Setor Diocesano da Juventude. O padre lembrou a responsabilidade eclesial de toda a comunidade na evangelização da juventude, destacando o projeto IDE da Comissão Episcopal para a Juventude.

Além da exposição do processo de desenvolvimento pastoral do Setor Juventude, os participantes, divididos em diocese, tiveram um momento de partilha sobre as atividades do Setor Diocesano da Juventude de cada uma delas.

Para o coordenador diocesano de pastoral, padre Alexandre José Gonçalves o encontro demonstrou sua relevância que gera frutos positivos para a caminha pastoral. “As temáticas tratadas alargaram nossa compreensão e forneceram pistas importantes para nossa atuação como Igreja na região sul-mineira. Foram dias de diálogo, aprendizado e troca de experiências e convivência. este encontro sempre fortalece nossa caminhada como Província e estimula cada diocese a trabalhar pela evangelização como Igreja em saída”.