Notícias › 03/08/2016

“Um belíssimo final de semana na Diocese de Guaxupé”

Idealizador das Santas Missões Populares e parceiro da Diocese de Guaxupé na caminhada missionária, o padre Luis Mosconi escreveu um emocionado depoimento das experiências vividas nesse último fim de semana na diocese. Leia na íntegra o texto enviado pelo padre.

13723922_934351983357297_821915704879109602_o

Queridas e queridos,

PAZ e BEM!

Sinto vontade de partilhar com vocês uma grande alegria que vivi neste final de semana. No dia 31/07, na Paróquia de Juruaia, Diocese de Guaxupé, estivemos reunidos com 5 mil missionários(as), vindos de todas as paróquias da diocese, representando os quase 20 mil missionários(as), atuando nas mil comunidades espalhadas em todo o território da diocese.

Foi uma jornada de intensa espiritualidade missionária, com a finalidade de dar a largada às Semanas Missionárias, que irão começar nos próximos dias, terminando no final do ano 2017. É uma nova iniciativa, muito válida, enriquecendo os conteúdos e a metodologia das SMP.

Serão 87 semanas missionárias, marcadas por intensas vivências eclesiais, por partilha solidária com o povo, por belas celebrações; pela escuta de boas notícias e também de clamores; por momentos intensos de silêncio orante e também por muita animação. Será um tempo inesquecível, que servirá como referência pelo tempo que virá depois.

A paróquia hospedeira foi fantástica na acolhida fraterna, eficiente, gratuita. Marcou muito a alegria dos missionários por se sentirem protagonistas deste tempo de divina graça. Impressionante também o testemunhos dos párocos presentes. Frente a todo o povo contavam, agradecidos, conversão na própria vida e no ministério pastoral.

Não era alegria de boca pra fora e nem emoção do momento. Via-se uma alegria contagiante por serem missionários protagonistas da missão de Jesus, hoje e aqui.

Tudo isso revela a beleza desta maneira de viver as SMP. Elas não são fogo de palha, os missionários que estavam no encontro vêm vivenciando isso desde 2014. Nota-se também o belo desafio de viver e partilhar com muita gente a alegria do Evangelho, como tanto insiste papa Francisco. Sem massificar, incentivando relações personalizadas, abertas, convidando a dar passos a frente.

Na segunda feira, dia 1º de agosto, convidado pelos seminaristas teólogos das três dioceses (Pouso Alegre, Campanha, Guaxupé), cursando Teologia na Faculdade Católica em Pouso Alegre, sede da Província Eclesiástica, passamos juntos uma bela manhã inteira, conversando sobre Missão, SMP, e vida de seminário. Aproveitei para agradecer os seminaristas da Diocese de Guaxupé que vêm participando intensamente do processo das SMP, colocando à disposição dons e valores.

Nada é perfeito, mas como é bom constatar sinais tão bonitos da presença do reinado de Deus nos caminhos das pessoas e da história. Na viagem de volta, voando lá nos céus, senti dentro de mim uma grande alegria por participar desse serviço bonito das SMP, que tantos milagres vêm realizando no meio do povo.

Obrigado, Senhor.

Padre Luis Mosconi