Notícias › 04/10/2019

“UM DIA ESPECIAL PRA SE GUARDAR NA MEMÓRIA E NO CORAÇÃO”

Com informações e imagem da organização do encontro

No dia 22 de setembro, integrantes do movimento Treinamento de Liderança Cristã (TLC) se reuniram em Muzambinho, na sede do Instituto Federal, para o 8º Encontrão Diocesano.

O TLC é um movimento da Igreja católica criado em 1967, em Campinas, pelo padre jesuíta Haroldo Hann, sacerdote de origem americana enviado ao Brasil na década de 1960. O objetivo do TLC é a formação de líderes dentro da Igreja e da comunidade.

No dia do encontro, jovens de 16 cidades passaram um dia inteiro em comunhão e confraternização, agradecendo pelas graças alcançadas e experiências vividas dentro do movimento.

Mais 500 jovens participaram dessa edição. Durante o dia, houve momentos de animação com músicas e danças, descontração com teatros, mas também um espaço reservado à formação com workshops, com temas diferentes de caráter formativo.

O encontro foi iniciado com a celebração da Santa Missa, presidida pelo padre Alexandre Gonçalves, coordenador diocesano de pastoral, que trouxe uma mensagem aos jovens para que eles sejam ousados na fé. “Não permitam que tirem de vocês a ousadia e a criatividade”.

Ao encerrar o encontro, o diretor espiritual diocesano do TLC, padre Vinícius Pereira Silva, conduziu um belo momento de adoração ao Santíssimo Sacramento, inspirado na carta de São Paulo aos Gálatas: “Já não sou eu quem vive, é Cristo que Vive em mim” (Gl 2, 20).

No depoimento da jovem Thaís Martins Bueno é possível compreender a importância desses encontros para o fortalecimento da juventude: “Um dia especial pra se guardar na memória e no coração. O domingo amanheceu com um clima diferente. Até o mais desavisado poderia sentir que grandes coisas estavam por vir. A cada ônibus que chegava e a cada sorriso de bom dia que se recebia, o sentimento só aumentava. A união e energia que habitava aquele local se tornou visível, audível, quase palpável. Ousamos ser apenas jovens preparando um encontro para tantos outros jovens”.

O próximo encontro ocorrerá em Bom Jesus da Penha, em 2020.