Um retiro que vai muito além de Guaxupé

Nos dias 28 e 29 de novembro, foi realizada em Guaxupé a terceira edição do Retiro Diocesano das Santas Missões Populares. Mas esse não foi um encontro somente para as pessoas que estavam no Parque de Exposições. Muito além de Guaxupé, o retiro pôde chegar a outras dioceses e ao mundo inteiro. Pode chegar às pessoas que não puderam estar presentes fisicamente, mas que se fizeram atuantes e missionárias através dos meios de comunicação.

mídias_03

Tudo isso foi possível porque uma equipe formada por membros da Pastoral da Comunicação se mobilizou para repercutir, em tempo real, tudo que acontecia no retiro. Redes sociais, web tv, site, rádio. São alguns dos meios utilizados para que as boas notícias do encontro ultrapassassem as barreiras geográficas e chegassem a quem precisava ouvi-las.

A ideia foi repercutir os momentos, os ensinamentos e as emoções do retiro. Um grande número de pessoas acompanhou toda a transmissão, diagnóstico visível pelos comentários e pelo compartilhamento de informações e testemunhos. “Vontade de estar aí, mas o trabalho não me permitiu dessa vez”, comentou Rafael Vilela, de Itaú de Minas, na página da diocese no facebook.

Outra pessoa que acompanhou a cobertura nas redes sociais foi Leonilda Pereira, de Poços de Caldas. “Bons estudos! Estaremos aguardando as novidades aqui na paróquia”, afirmou.

mídias_01

Jovens da Paróquia Nossa Senhora do Carmo de Paraguaçu (MG) fazem selfie inspirada na temática central do retiro #conversão

Uma marca registrada dos retiros das Santas Missões é a grande quantidade de fotos tiradas pelos missionários, junto a amigos, padres e companheiros de missão. Os participantes foram convidados a compartilhar essas imagens usando uma hashtag específica (#guaxupesmp). Com essa marca, todo o conteúdo pôde ser facilmente encontrado pelos demais internautas.

A equipe da Pascom da Catedral diocesana atuou na transmissão do retiro, através da web tv. Durante todas as atividades, as imagens foram geradas pelo site, permitindo com que todos pudessem assistir a toda programação do evento ao vivo.

A Rádio da Família, de São Sebastião do Paraíso, também cobriu o retiro diretamente de Guaxupé. Com uma estrutura montada no Parque de Exposições, foi possível transmitir entrevistas, músicas e toda a programação, com comentários de padre Sandro Henrique e Alessandro Calixto.mídias_02

Dessa forma, graças à tecnologia e ao trabalho de voluntários, foi possível fazer com que toda experiência vivida nesse terceiro retiro fosse multiplicada. “A nossa divulgação desse retiro é o eco que nos permite gritar ao mundo inteiro”, afirmou Dom José Lanza Neto durante sua homilia na Santa Missa.