fbpx

2° Retiro Missionário envolve comunidade em Poços de Caldas

Entre os dias 26 e 28 de junho, a Paróquia São Domingos de Poços de Caldas realizou seu 2° Retiro Missionário. No primeiro dia, foi feita uma a acolhida foi calorosa aos participantes, preparada pela equipe de música.

saodomingos_01A integrante da organização, Rosinei Papi falou da importância das Santas Missões Populares (SMP) e da alegria de anunciarmos o evangelho. Com a entronização do Círio Pascal, foi proclamado um trecho da Carta de São Paulo aos Filipenses (2, 1-5), com uma reflexão e breve partilha. O pároco, padre José Augusto da Silva, partilhou sobre a importância do retiro e da intimidade com a Palavra, ressaltando o amor a Deus e ao próximo. Foram acentuadas três palavras-chave para o retiro: compromisso, convicção e unção. Neste primeiro dia, foi confirmado o compromisso, concluindo com uma adoração ao Santíssimo Sacramento. No final, padre José Augusto propôs um questionamento: “Que sentimentos e desejos essa vigília despertou em mim?”

No segundo dia, fez-se a oração da tarde (Ofício Divino das Comunidades). A irmã dominicana Terezinha Reis fez uma breve recordação do 1º retiro. Padre José Augusto destacou a convicção missionária, marcada por Pedro e Paulo, que deram sua vida pela proposta cristã. Em sua reflexão, o pároco recordou as dez convicções missionárias por padre Luís Mosconi, idealizador das SMP, em suas obras.2º RETIRO DAS SMP 037

Em sua visita,padre Henrique Neveston, coordenador diocesano de pastoral, enfatizou a necessidade de uma Igreja em estado permanente de missão, que é o coração de todas as pastorais. “Devemos participar dessa missão em todos os sentidos – comunitário, político e social”, afirmou.

Após um breve intervalo, foram formados nove grupos para refletir sobre os blocos de atividades das SMP, balizando-se em duas questões: Como tem sido a minhavida pessoal de fé? Tenho compartilhado com os outros as maravilhas que Deus tem feito em minha vida? Emseguida, houve o plenário com a partilha de cada grupo, na qual foi apontada a necessidade de um maior conhecimento próprio e de uma atuação mais eficaz nos trabalhos da paróquia.

1º DIA - 2º RETIROSMP 056

No terceiro dia, as atividades se iniciaram na Igreja Matriz, com a recitação da oração da manhã, destacando a relação de cada agente de pastoral com o Mestre de Nazaré. Rezaram-se as preces, a oração e a benção. Cantou-se a música  Alma Missionária, valorizando a reflexão sobre a consagração missionária. Houve uma encenação sobre o chamado de Jesus para que todos se tornem missionários.

Um momento especial foi a unção dada pelos missionários àqueles que participaram do retiro, reavivando a graça divina manifestada no batismo. Por um tempo, os participantes puderam contemplar a Virgem Santíssima.

A celebração eucarística concluiu este momento profundo e orante do retiro, que configura apenas o começo da caminhada.

Com informações de Valéria Cardillo Freitas

Imagens: AnaLúcia Scassiotti