Hoje, 15 de outubro, é o Dia dos Professores, uma data especial para reconhecer e agradecer aos profissionais que se dedicam à nobre missão de ensinar. Os professores são agentes fundamentais na formação humana e cristã dos seus alunos, pois além de transmitir conhecimentos, valores e habilidades, eles também podem ser testemunhas do amor de Deus e da sua Palavra.
A Igreja sempre valorizou a educação como um meio de promover o desenvolvimento integral da pessoa e da sociedade. O Papa Francisco, em sua encíclica Fratelli Tutti, afirma que “a educação é um dos pilares mais sólidos para a construção da fraternidade humana” (n. 199). O Santo Padre também destaca o papel dos educadores como “artesãos da humanidade” e “construtores da paz e do encontro” (n. 217).
Neste sentido, os professores são chamados a ser “educadores da fé”, que iluminam as mentes e os corações dos seus alunos com a luz do Evangelho. Eles podem cultivar uma “pedagogia do encontro”, que favoreça o diálogo, o respeito, a solidariedade e a cooperação entre as pessoas de diferentes culturas, religiões e opiniões. Eles podem, também, incentivar uma “ecologia integral”, que promova o cuidado com a casa comum e com os mais pobres e vulneráveis.
Ser professor é uma vocação, um dom e uma responsabilidade. Por isso, neste dia, queremos expressar nossa gratidão e admiração por todos os professores que exercem sua profissão com dedicação, competência e amor. Que Deus os abençoe e os fortaleça em sua missão educativa e evangelizadora. Que Maria, Mãe e Mestra da Igreja, os proteja e os inspire com seu exemplo de fé, esperança e caridade.
Parabéns, professores! Vocês são uma bênção para a Igreja e para o mundo!
Pastoral da Educação.