fbpx

Colheitas das Missões Populares: um balanço do que foi realizado

12295345_793658337426663_3859898684381656254_nO projeto Santas Missões Populares na Diocese de Guaxupé teve início em 2014 com o objetivo de evangelizar de forma permanente, organizada por setores missionários, animada por um novo ardor. “Nossa diocese tomou consciência e transformou essa consciência em ação, não somente ao promover momentos missionários, mas ao se fazer missionária em tempo integral”, comentou o coordenador de pastoral da diocese, padre Henrique Neveston.

Celebrar a missão é celebrar a vida que brota da gratuidade do Pai, o missionário por excelência. “Foi este o grande desejo da diocese ao promover as SMP no seu território, continuar a construir uma sociedade justa e solidária, que denuncia a corrupção, a idolatria do consumismo, a desonestidade e busca o cuidado da casa comum”, disse Dom José Lanza.

A paróquia São José em Botelhos, dentro das propostas das Santas Missões, tem vivenciado as experiências do ser missionário: “realizamos o estudo do evangelho de Marcos, encerrando as reflexões com a celebração da Palavra em todos os setores missionários. A Semana da Família foi vivida dentro da proposta das SMP, promovendo encontros entre as famílias, onde todos fizeram uma peregrinação com um pedacinho do manto de Nossa Senhora, bordado por uma missionária de cada setor”, comentaram Zani Dias, Célia Torres e Janaína Alves, missionárias da comunidade.

O tripé da evangelização são os três objetivos que conduzem os trabalhos missionários: dar sentido verdadeiro à12308606_793658124093351_3441578652675521724_n vida; fazer da paróquia comunidade de comunidades; promover vida e dignidade para todos. São propostas que enriquecem os trabalhos e dão verdadeiros frutos para todas as paróquias onde foram implantadas as Santas Missões Populares.

“Quando a Diocese abraçou o projeto das SMP, nós imediatamente começamos a dar os primeiros passos. Desde lá, toda sexta-feira após a Missa, nos reunimos com a equipe central para estudar, refletir, rezar e projetar. Está sendo ocasião de renovação paroquial. Os retiros foram excelentes. Toda paróquia se envolveu, comunidades participaram. Estamos fortalecendo os setores, afinal, lá se concretiza este projeto. Está valendo a pena”, disse o padre Edimar Mendes, pároco da paróquia Nossa Senhora do Carmo em Paraguaçu.

A Missão Popular acontece em todos os setores das paróquias da diocese com a mesma programação, decidida nos grandes retiros missionários. Cada um deles costuma ter um dinamismo próprio, conforme a realidade, o nível de consciência e a atuação dos missionários. São estes os grandes responsáveis pela condução da verdadeira missão permanente, assumindo o protagonismo da vida cristã.