fbpx

Natal de Nosso Senhor Jesus Cristo

Por Padre Célio Laurindo


O Natal é uma festa tipicamente familiar. Ao falarmos do Natal de Nosso Senhor Jesus Cristo, ele se destaca em grandeza, honra e glória, por ser a memória da Encarnação do Filho de Deus.


Conforme narra João no Evangelho que nos é proposto para esta liturgia, a Palavra estava em Deus, a Palavra era o próprio Deus, e essa Palavra veio até nós no mistério da Encarnação. Deus quis se tornar mais próximo do ser humano, para isso, assumiu a condição humana, exceto o pecado.

 
Para estar com os homens Ele se fez Emanuel, Deus conosco, Deus se revelou, mostrou seu rosto na Pessoa de Jesus.


A manjedoura, Maria, José, alguns animais, a gruta, é o ambiente no qual nasceu Aquele que veio para iluminar o coração e a mente do ser humano, que jazia nas trevas do pecado.

Naquela noite escura, a estrela sinalizou o local do nascimento, o clarão da luz verdadeira já anunciada por João Batista, chamou a atenção de todos: pastores, magos, gente simples e reis, habitantes próximos e distantes, a luz brilha para todos, pois Deus com a sua onipresença alcança a todos, no entanto, nem todos viram a luz. Infelizmente, alguns não acolheram a verdade, a luz que ilumina e indica o caminho a seguir. Mas todos aqueles que acolheram, passaram a seguir outro “Caminho”.


Jesus é chamado de “O Caminho, a Verdade e a Vida”. Todos que acolhem a Jesus, tem a possibilidade de deixar as trevas do erro e seguir a verdade, pois ela, a Verdade, ilumina a consciência do ser humano.


O Santo Natal não é e nem pode ser para nós simplesmente uma data histórica, mas sim um fato que transforma, transfigura o humano. Isso se evidencia na Ressurreição do Senhor e na Ascenção. Aquele que estava na intimidade do Pai, veio até nós assumindo a condição humana, passa pela cruz e abre para todos as portas do Paraíso, que pelo pecado haviam sido fechadas. É em Cristo que temos de novo acesso a Deus, pois a Graça nos veio através de Jesus.


Que nesta festa da família de Deus, possamos acolhê-lo em nossas vidas, que nosso coração possa ser essa manjedoura onde Deus quer repousar e nos iluminar, assim alcancemos o perdão e, consequentemente, a salvação que Jesus veio anunciar.


Um feliz e santo Natal a todos!

Últimas Notícias

Transferências do Clero

Dom José Lanza Neto, nessa segunda-feira (05), oficializa por meio dessa publicação a transferência dos seguintes padres abaixo:   A paróquia Santa

Leia Mais »
DioceseNotícias

Dom José Lanza visita Carmelo São José, em Passos/MG

Nos dias 19 e 20 de fevereiro, Dom José Lanza Neto esteve no Carmelo São José, em Passos/MG, para a preparação da eleição …

DioceseNotícias

Reunião do Conselho Diocesano de Pastoral de Guaxupé aborda temas importantes para a Igreja

Na manhã do dia 17 de fevereiro, na Cúria Diocesana de Guaxupé, reuniram-se os coordenadores de movimentos, pastorais e padres representantes dos setores, …

FormaçãoPapa

“Através do deserto, Deus guia-nos para a liberdade” – Mensagem do Papa Francisco para a Quaresma 2024

Queridos irmãos e irmãs!   Quando o nosso Deus Se revela, comunica liberdade: “Eu sou o Senhor, teu Deus, que te fiz sair …

FormaçãoPapa

“Muitas vezes a raiz de tal preguiça é a acédia, que do grego significa literalmente “falta de cuidado”: Catequese do Papa Francisco sobre “vícios e virtudes” – A acédia

Definição de acédia Entre todos os vícios capitais, há um que muitas vezes passa em silêncio, talvez por causa do seu nome, que …

DioceseNotícias

COMUNICADO OFICIAL – PARÓQUIA SANTA TERESINHA DE ITAÚ DE MINAS

Atendendo à solicitação do Revmo. Padre César Acorinte, Pároco da Paróquia Santa Teresinha do Menino Jesus, na cidade de Itaú de Minas/MG, de …

DioceseNotícias

Transferências do Clero

Dom José Lanza Neto, nessa segunda-feira (05), oficializa por meio dessa publicação a transferência dos seguintes padres abaixo:   A paróquia Santa Teresinha …

Quer receber notícias e conteúdo exclusivo no seu e-mail? Cadastre-se agora mesmo! Somos contra SPAM, fique tranquilo(a)!