fbpx

CONFIRMADOS NA FÉ, ENVIADOS PARA A MISSÃO

CONFIRMADOS NA FÉ, ENVIADOS PARA A MISSÃO

 

Dom José Lanza Neto

 

“… derrame agora o Espírito Santo, que os fortaleça com a abundância dos seus dons e, pela sua unção espiritual, os torne imagem perfeita de Cristo, Filho de Deus”.

 

Quando os discípulos estavam reunidos, 50 dias após a Ressurreição do Senhor, um vento forte veio e preencheu a casa onde estavam e todos ficaram cheios do Espírito Santo (cf. At 2, 1-4). O Pentecostes recorda a toda a Igreja que o Paráclito é quem guia os discípulos de Jesus Cristo pelas estradas do mundo, que devem anunciar sua pessoa e sua mensagem a toda a criatura.

 

Uma ocasião importante na vida eclesial e que torna evidente a presença do Espírito Santo na comunidade cristã é quando os fiéis se reúnem para receber o sacramento da Crisma. Além disso, a presença do Bispo, que representa os Apóstolos, é motivo de alegria e compromisso para aquela paróquia, pois a comunidade se percebe em comunhão com a Igreja e porque na celebração da Confirmação há a renovação dos dons do Espírito Santo na vida dos catequizandos, mas também na vida de toda a comunidade. Nesse momento, fica claro que não estamos sozinhos, é o Espírito Santo que conduz a Igreja e nossas vidas.

 

A crisma, celebrada juntamente com a Eucaristia, traz aos fiéis a convicção de que há um Deus que se importa com os seus filhos e filhas e não os desampara em nenhum momento. Na celebração, há alguns momentos importantes que podemos destacar: a renovação das promessas batismais, quando os jovens e adultos assumem por si mesmos a fé antes professada por seus pais e padrinhos; a imposição das mãos, gesto realizado desde as primeiras comunidades cristãs como sinal de bênção e envio; e a unção com óleo do crisma, que reforça a graça de Deus na vida do fiel e o prepara para enfrentar as batalhas da vida, agora abastecido com os dons do Espírito Santo.

 

Isso tudo acontece por meio da Iniciação à Vida Cristã, que todos devem viver em sua caminhada catequética, é a manifestação clara que a Igreja continua a exercer sua tarefa missionária de transmitir às novas gerações todo o seu patrimônio de fé. Cada fiel que completa seu percurso, Batismo, Eucaristia e Crisma deve estar preparado para fazer com que sua vida seja um verdadeiro anúncio e testemunho de tudo aquilo que é partilhado e comungado pela Igreja, suas verdades de fé, seus valores e sua caridade.

 

Todos nós, batizados e confirmados, devemos ter como propósito pessoal e comunitário tornar-nos Eucaristia uns para os outros, não nos prendermos aos nossos egoísmos e ódios, tão propagados em nosso mundo, mas trabalharmos incansavelmente para que em nossas realidades prevaleçam sempre os dons do Espírito Santo: sabedoria, entendimento, conselho, fortaleza, ciência, piedade e temor de Deus. Se assim fizermos, com toda a certeza, o mundo estará mais preenchido da graça de Deus.

 

Abramo-nos, portanto, à ação do Espírito Santo, deixando que seja a força a nos mover em busca da luz, sempre em busca do que nos diz o Espírito de Deus.

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on twitter
Twitter
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email
Share on linkedin
LinkedIn

Últimas Notícias