fbpx

CORAGEM! LEVANTE-SE! ELE ESTÁ CHAMANDO VOCÊ: JOGANDO FORA O MANTO, ELE DEU UM PULO E FOI ATÉ JESUS

             

                                                                       CORAGEM! LEVANTE-SE! ELE ESTÁ CHAMANDO VOCÊ:

                                                               JOGANDO FORA O MANTO, ELE DEU UM PULO E FOI ATÉ JESUS

 

Rosângela de O. R. Alves e Vanderlei Augusto Alves

 

            Vamos entrar na cena, alguém a beira do caminho sem perspectiva de vida, excluído, à margem da sociedade, mas ele sente, ouve, já ouviu falar, é Ele o Messias, Jesus está passando, Ele é a graça, não dá para esperar! A hora é esta. Vamos gritar “Jesus filho de Davi tem piedade de mim” (Mc 10,47). Percebeu? Ele te chama, nos chamou, o apelo é poderoso não dá para ignorar.

 

            Diante de tantas dificuldades, somos estimulados a todo tempo a deixar nossos compromissos e trabalhos pastorais. Os enfrentamentos durante a pandemia são diversos. Lidamos com o medo a todo instante. Mas, ao depararmos com os ensinamentos de Jesus Cristo, somos motivados a continuar e a buscar nas dificuldades força para prosseguir.

 

            O que nos motivou a enfrentar os desafios foi a palavra de Deus em nossas vidas. Como é precioso os ensinamentos que a palavra de Deus nos proporciona, e é junto com a Eucaristia os alimentos salutares, que foram inspirando-nos e encorajando as nossas ações e respostas aos apelos da comunidade e dos irmãos mais necessitados.

 

            Na catequese, seguimos com a formação on-line, encorajando os catequistas a se formar e a não desanimar diante dos novos desafios midiáticos e do distanciamento social. Aprendemos muito e estamos absorvendo estas tecnologias que juntamente com o trabalho presencial, que em breve estaremos realizando, será um ganho para todos nós.

 

            O fato é que mesmo em tempos pandêmicos tivemos a oportunidade de estar juntos, trocando ideias, formando-nos entre pessoas de várias paróquias da nossa querida Diocese. E, tivemos a oportunidade de ouvir leigos, padres, catequistas que estavam em suas casas e nós em nossas casas. Com este novo jeito, abrimos o horizonte para atingir um número maior de pessoas. Embora muitos não se adaptaram ao novo modelo. É claro que temos o anseio de muito em breve estarmos juntos, estudando, rezando, confraternizando e celebrando. Sabendo que poderemos contar com mais estas ferramentas tecnológicas.

 

            Outro trabalho que realizamos em nossa Paróquia é a música. Que muito nos ajuda. Pois, servimos cantamos na missa. A música nos faz rezar e nos encantar ainda mais pela beleza da liturgia. Na qual, a nossa proposta é a partir da música ajudar a assembleia que participa da missa on-line ou presencial a viver o mistério com profundidade. 

 

            A música em nossa vida sempre se fez presente, desde a juventude. Ela nos liga ao belo, ao lúdico e ao sagrado. Quando cantamos rememoramos acontecimentos marcantes em nossa trajetória: Alegrias, tristezas, desafios e também pessoas que foram importantes em nossa vida, tanto no círculo religioso, como no social. Um dos fatos que nos deixa muito felizes é que quando cantamos conseguimos atingir o coração de pessoas de todas as faixas etárias. Sentimos que somos agraciados pelo dom de Deus.

 

            Neste sentido, assim como o cego Bartimeu levanta, joga o seu manto e se liberta de todas as amarras que o prende e o impede de seguir a Cristo. É preciso que você, meu irmão, minha irmã, jogue seu manto e se desprenda de tudo aquilo que o impede de assumir a sua missão e vocação dentro da comunidade Paroquial e até mesmo no ambiente familiar e social em que vive. Que saibamos ouvir o Cristo, o ressuscitado. E, assim como o apostolo Paulo, poder dizer: “já não sou eu que vivo; é Cristo que vive em mim”. (Gl 2, 20).

Abraços fraternos!

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on twitter
Twitter
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email
Share on linkedin
LinkedIn

Últimas Notícias