fbpx

CORAGEM! LEVANTE-SE! ELE ESTÁ CHAMANDO VOCÊ: JOGANDO FORA O MANTO, ELE DEU UM PULO E FOI ATÉ JESUS

             

                                                                       CORAGEM! LEVANTE-SE! ELE ESTÁ CHAMANDO VOCÊ:

                                                               JOGANDO FORA O MANTO, ELE DEU UM PULO E FOI ATÉ JESUS

 

Rosângela de O. R. Alves e Vanderlei Augusto Alves

 

            Vamos entrar na cena, alguém a beira do caminho sem perspectiva de vida, excluído, à margem da sociedade, mas ele sente, ouve, já ouviu falar, é Ele o Messias, Jesus está passando, Ele é a graça, não dá para esperar! A hora é esta. Vamos gritar “Jesus filho de Davi tem piedade de mim” (Mc 10,47). Percebeu? Ele te chama, nos chamou, o apelo é poderoso não dá para ignorar.

 

            Diante de tantas dificuldades, somos estimulados a todo tempo a deixar nossos compromissos e trabalhos pastorais. Os enfrentamentos durante a pandemia são diversos. Lidamos com o medo a todo instante. Mas, ao depararmos com os ensinamentos de Jesus Cristo, somos motivados a continuar e a buscar nas dificuldades força para prosseguir.

 

            O que nos motivou a enfrentar os desafios foi a palavra de Deus em nossas vidas. Como é precioso os ensinamentos que a palavra de Deus nos proporciona, e é junto com a Eucaristia os alimentos salutares, que foram inspirando-nos e encorajando as nossas ações e respostas aos apelos da comunidade e dos irmãos mais necessitados.

 

            Na catequese, seguimos com a formação on-line, encorajando os catequistas a se formar e a não desanimar diante dos novos desafios midiáticos e do distanciamento social. Aprendemos muito e estamos absorvendo estas tecnologias que juntamente com o trabalho presencial, que em breve estaremos realizando, será um ganho para todos nós.

 

            O fato é que mesmo em tempos pandêmicos tivemos a oportunidade de estar juntos, trocando ideias, formando-nos entre pessoas de várias paróquias da nossa querida Diocese. E, tivemos a oportunidade de ouvir leigos, padres, catequistas que estavam em suas casas e nós em nossas casas. Com este novo jeito, abrimos o horizonte para atingir um número maior de pessoas. Embora muitos não se adaptaram ao novo modelo. É claro que temos o anseio de muito em breve estarmos juntos, estudando, rezando, confraternizando e celebrando. Sabendo que poderemos contar com mais estas ferramentas tecnológicas.

 

            Outro trabalho que realizamos em nossa Paróquia é a música. Que muito nos ajuda. Pois, servimos cantamos na missa. A música nos faz rezar e nos encantar ainda mais pela beleza da liturgia. Na qual, a nossa proposta é a partir da música ajudar a assembleia que participa da missa on-line ou presencial a viver o mistério com profundidade. 

 

            A música em nossa vida sempre se fez presente, desde a juventude. Ela nos liga ao belo, ao lúdico e ao sagrado. Quando cantamos rememoramos acontecimentos marcantes em nossa trajetória: Alegrias, tristezas, desafios e também pessoas que foram importantes em nossa vida, tanto no círculo religioso, como no social. Um dos fatos que nos deixa muito felizes é que quando cantamos conseguimos atingir o coração de pessoas de todas as faixas etárias. Sentimos que somos agraciados pelo dom de Deus.

 

            Neste sentido, assim como o cego Bartimeu levanta, joga o seu manto e se liberta de todas as amarras que o prende e o impede de seguir a Cristo. É preciso que você, meu irmão, minha irmã, jogue seu manto e se desprenda de tudo aquilo que o impede de assumir a sua missão e vocação dentro da comunidade Paroquial e até mesmo no ambiente familiar e social em que vive. Que saibamos ouvir o Cristo, o ressuscitado. E, assim como o apostolo Paulo, poder dizer: “já não sou eu que vivo; é Cristo que vive em mim”. (Gl 2, 20).

Abraços fraternos!

Últimas Notícias

0:00
0:00