fbpx

Educar para o diálogo

Educar para o diálogo

Roberto Camilo Orfão Morais

 

Recentemente pelas redes sociais, algumas pessoas blasfemaram em favor da existência de um partido nazista no Brasil, algo que nos deixa perplexo. Ser tolerante, não significa tolerar tudo. Para o filósofo André Comte-Sponville, “Tolerar a injustiça de que não somos vítimas, tolerar o horror que nos poupa, não é mais tolerância é egoísmo, é indiferença, ou pior”.

 

Estudiosos apresentam diferentes perspectivas sobre essa onda de estupidez que estamos vivendo. Chama a atenção em particular, as análises que colocam o aumento do medo, como um dos fatores dessa crise. Os excessos de informação e inseguranças têm gerado uma verdadeira epidemia de medo e ódio.

 

Penso que o melhor antídoto contra essa anomalia social seja a educação para o diálogo. A educação, entendida como tudo aquilo que nos humaniza, orienta e nos abre para a plenitude de nossa existência. O diálogo entendido como uma disposição em ouvir e aprender com o outro, e isso não deve ser confundido com o concordar com tudo, ou de negociar o inegociável, como por exemplo o direito e o respeito à vida.

 

O desafio de se praticar o diálogo é o de admitir o risco de não ver prevalecer seu ponto de vista, ou de perceber que para além das opiniões que se opõem as pessoas entre si, exista um lugar comum, sendo necessário para alcançá-lo, desenvolver outra percepção e compreensão.

 

A educação para o diálogo é tarefa da família, das diferentes instituições e de todo o conjunto da sociedade, porém a escola, por ser espaço plural, é campo fértil para se praticar a pedagogia do diálogo.

 

A aula é um momento privilegiado para refletir sobre o diálogo, utilizando por exemplo a frase do psiquiatra e educador Augusto Cury: “os fracos usam a força, os fortes usam o diálogo. Os fracos dominam os outros, os fortes promovem a liberdade”.

 

O manual da Campanha da Fraternidade 2022, registra a relevância de uma educação que provoca a cultura do diálogo, capaz de: “identificar e nomear lugares, situações e ambientes onde a intolerância, a violência e o ódio são disseminados e, assim, refletir suas causas e buscar soluções para sua superação”.

 

Como é proclamado nos evangelhos, Jesus o grande educador, ensina através do diálogo, em sua disposição ouvir os pedidos e relatos de dor e sofrimento. Pelas estradas da Galileia, Jesus presta atenção no outro, de maneira sincera e acolhedora, evidenciando que a arte do diálogo é essencial no anúncio do Reino de Deus. Convida-nos a cruzarmos as Galileias dos nossos tempos, vivenciando a sua fé e assim, construindo uma “civilização do amor.”

 

Como afirma o manual da CF 2022, nenhuma pedagogia que se diga cristã, deverá abster-se de operar o diálogo em todos os níveis e com todos os sujeitos. “Isto será possível à medida em que Cristo, que nos liberta do egoísmo, for tudo em todos” (1 Cor 15,22).  

Últimas Notícias

Notícias

Encontro Regional do Terço dos Homens em Muzambinho

A Paróquia São José de Muzambinho recebeu diversos grupos do Movimento do Terço dos Homens No domingo, 17 de setembro, a Paróquia São José de …

DioceseDiocese

COMUNICADO PASTORAL: “Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância” (Jo 10,10)

Posição da Igreja Católica contra a legalização do porte de drogas e do aborto no Brasil, com base na fé cristã e na defesa da dignidade da vida. O texto cita as manifestações da CNBB e do Regional Leste 2 sobre esses temas, que estão em julgamento no STF

DioceseNotícias

Hora Santa Vocacional – setembro: baixe o arquivo e reze pelas vocações

Baixe o arquivo e reze pelas vocações sacerdotais e leigas!

DioceseNotícias

Ano Sacerdotal Diocesano é lançado na Diocese de Guaxupé

Na comemoração da festa da Padroeira de Guaxupé, Nossa Senhora das Dores, no dia 15 de setembro, Dom José Lanza Neto fez o lançamento do …

DioceseNotícias

CNBB SOBRE A TRAMITAÇÃO DA ADPF 442: “JAMAIS ACEITAREMOS QUAISQUER INICIATIVAS QUE PRETENDAM APOIAR E PROMOVER O ABORTO”

A Presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) divulgou uma nota, nesta quinta-feira, 14 de setembro, sobre o pedido de inclusão em pauta …

DioceseNotícias

CATEQUISTAS DE TODO BRASIL REÚNEM-SE NO SANTUÁRIO NACIONAL DE APARECIDA PARA O ENCONTRO “CATEQUESE RENOVADA”.

“Tocar corações e impulsionar a missão”. Esse é o lema do Encontro Catequese Renovada, que está acontecendo em Aparecida (SP). Dezenas de catequistas de todo …

Quer receber notícias e conteúdo exclusivo no seu e-mail? Cadastre-se agora mesmo! Somos contra SPAM, fique tranquilo(a)!