fbpx

“ESTIVE PRESO E VIERAM ME VISITAR” (Mt 25,36)

Helen Otílio

 

 

Tendo Jesus como nosso mestre e companheiro nesta caminhada, seguimos com a certeza que nossa missão caminha orientada pela Palavra de Deus indo ao encontro dos mais necessitados, fazendo uma experiência com Cristo Ressuscitado.

 

Assim nasceu a Pastoral da Pessoa Encarcerada, no ano de 2017, na cidade de Alfenas, quando foi ao encontro da necessidade de um encarcerado que desejava receber a Sagrada Comunhão. De imediato, padre Eder, na época pároco da Paróquia São Pedro, atendeu ao chamado, iniciando os trâmites e implementando, por definitivo, a assistência religiosa naquele presídio, resgatando a dignidade da pessoa humana naquele local.

 

O nosso serviço é realizado uma vez por semana com a Celebração da Palavra sob o comando de nossa coordenadora, Aliene de Carvalho, que, com muita dedicação, segue, sem medir esforços, juntamente com os padres de nossa Paróquia. Em datas especiais tais como Lava Pés, Páscoa e Natal, Missas são celebradas.

 

Com o tempo, fomos percebendo outras necessidades, visto que muitos dos que ali se encontram não têm família e ninguém por eles. Então passamos a fornecer kits de higiene pessoal, Bíblias, livros, roupas íntimas, meias, óculos, medicamentos, dentre outras demandas, as quais conseguimos por meio de doações da comunidade.

 

Deste modo, trabalhamos e nos colocamos à disposição para que em outros presídios, que abrangem os sete setores de nossa diocese, possam, também, oferecer o amor de Jesus a estes nossos irmãos e irmãs que tanto precisam.

 

Concluo afirmando que de todas as coisas que já fiz na vida, servir a Deus junto aos irmãos e irmãs encarcerados foi a maior e melhor oportunidade de estar, de fato, na presença de Jesus.

 

O trabalho não é fácil, mas, com o olhar misericordioso, conseguimos enxergar além, sem rótulos, quebrando as grades do preconceito e, assim, estar em comunhão com aqueles que tanto necessitam do alimento da Palavra de Deus.

Ao sair de lá, trazemos no coração o amor e deixamos lá, em cada pessoa, uma semente plantada. Podemos não mudar todos os que lá estão, porém nossa missão é lançar as sementes, e assim, regando toda semana com a Palavra de Deus e com a presença irmã, com o tempo conseguiremos ver nascer e florescer algumas delas.

Últimas Notícias

NOTA DE FALECIMENTO

Padre Vitor Aparecido Francisco nasceu em 1970, na cidade de Nova Resende (MG). Ingressou no seminário em 1989. Tinha como lema de

Leia Mais »