fbpx

Família, lugar de amor e crescimento

Família, lugar de amor e crescimento

 

Luciene Carneiro Pereira Marinho e Vitor Alexandre Marinho

 

            “E enviou-os, dois a dois…” (Mc, 6, 7) Assim somos enviados como casal cristão a testemunhar para o mundo as alegrias do matrimônio. Testemunhar que a vida “a dois” vale a pena. Testemunhar que vale a pena participar deste lindo projeto de Deus, o casal humano.

 

            Estamos casados há 26 anos, temos três filhos, participamos das Equipes de Nossa Senhora há 20 anos e servimos na preparação dos casais para o Matrimônio na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Alfenas. Através das Equipes de Nossa Senhora pudemos ter uma vida de oração em casal, e em família, o que nos fortaleceu e nos dispôs a atuar na igreja. Tudo isso nos leva a ser testemunhas, primeiro em nosso lar, depois para aqueles que convivem conosco e com a nossa família. Muitas vezes este testemunho é silencioso, não precisamos falar, mas deixamos nossas ações falar por nós, como ensinou São Francisco.

 

            Nossos filhos sempre estiveram conosco em todos os momentos. Sempre tivemos o cuidado de mostrar para eles este caminho de busca de santidade, com receio de que as dificuldades da vida ou os desafios do mundo os desviassem. Mas sempre com a certeza de que estávamos plantando uma boa semente. E as sementes dão frutos, cada uma a seu tempo.

 

            Na preparação dos noivos para o casamento, serviço que amamos fazer, podemos nos reunir com os noivos em alguns encontros, onde rezamos e estudamos juntos com a intenção de passar para eles um pequeno testemunho de nossas vidas. Acreditamos que estes casais que passam por nós, saem com uma perspectiva de casamento e alegria, com a sensação de que vale a pena estar juntos.

 

            Recentemente, nosso filho mais velho casou-se. Uma nova experiência para nós, onde vimos um ciclo se fechar. Ganhamos uma filha e estamos vendo uma nova família se formar, à presença do Espírito Santo. Foi um casamento que testemunhou a presença de Cristo na família. Momento em que todos foram tocados pela delicadeza de Deus em conceber mais um casal cristão, em um tempo em que tantas famílias são desfeitas e tantos casais encontram-se frustrados.

 

            Momentos como estes, renovam nosso matrimônio e renovam nossa fé de que a família é verdadeiramente uma pequena igreja doméstica. Vemos que vale a pena viver a Igreja e caminhar com Cristo. Entendemos que nossa função de pais não se resume a fornecer alimento material, mas também alimento espiritual que fortalece as almas e amadurece o espírito para a ação, mesmo que silenciosa.

 

            Quando iniciamos nas Equipes de Nossa Senhora não entendíamos muito bem como seria esta busca da santidade que nos propõe o Movimento. Sabíamos que era um movimento para casais, mas esta busca nos preocupava. Hoje, 20 anos depois, compreendemos que esta busca é simplesmente fazer o caminho, com Cristo, mediados por Nossa Mãe Santíssima. Buscar a santidade é vivermos o sacramento recebido como presença de Deus em nossas vidas. É buscar no diálogo, discernimento para acertar as diferenças e seguir. É fazer dos filhos nosso bem maior. É fazer do mundo um lugar melhor porque da nossa Igreja em casa, emana amor. Que Deus abençoe a todas as famílias!

 

            Meu Deus, colocamos nossas vidas a seu serviço. De graça recebemos, mais do que pedimos. Agradecemos a família maravilhosa que nos destes e nos colocamos a serviço, onde quer que precise da nossa presença. Pedimos que nos capacite e nos dê discernimento para entender seu chamado! Amém!

Últimas Notícias

0:00
0:00