fbpx

JOVEM PROTAGONISTA DA NOVA EVANGELIZAÇÃO

JOVEM PROTAGONISTA DA NOVA EVANGELIZAÇÃO

 

Guilherme Henrique Pires Bonifácio

           

 

O contexto das artes insere-nos em uma congruência do reconhecimento do ser em relação aos outros, à capacidade de observação e a percepção sensível a tudo que nos rodeia. Utilizo do arcabouço de denominações advindo das artes e faço uma dinâmica em forma de leitura para refletirmos nosso posicionamento enquanto jovem cristão.

 

Na construção de uma peça cênica, sua estruturação é feita em atos que refletem a exposição geral de um tema e na sequência o aprofundamento do mundo e seus personagens; na reflexão do ser cristão, podemos visualizar esse caminhar seguro sobre cada momento de nossa vida, quando Deus nos fala em Eclesiastes 3 que tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu.

 

Na composição de personagens, temos a apresentação dos protagonistas que possuem um papel relevante ou de destaque numa situação e os coadjuvantes que são auxiliares para desenvolver a peça; aqui trago a observação da denominação protagonista em seu sentido de Destaque e Ação.

 

Na conjuntura do Destaque, o Protagonista sempre será Jesus, como instruído em João 14: “Ele é o Caminho, a Verdade e a Vida”; e na vertente da Ação, lembramos do nosso servir, e todos podemos ser protagonistas, em uma orientação que somos chamados a agir, a não se esconder e revelar Cristo a todos a nossa volta, assim como ordenado em Marcos 16: “ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda criatura!”

 

Desde o início desse tempo adverso, em que fomos limitados das oportunidades presenciais, fomos convidados a nos unirmos e reinventarmos nossas formas de evangelização, podendo nos reunir pelas redes, rezar de onde estivermos, partilharmos a vida sem medo, doar-nos ao próximo por diversos caminhos e levar alegria em todos os locais e a todos ao nosso redor.

 

Meu caro jovem, você está trilhando sua jornada ou esperando a cortina fechar?

 

Encerro aqui parafraseando um importante pedido que nosso Papa Francisco fez-nos e continua sendo substancial hoje e para nossas ações futuras:

 

Por favor, não deixem para outros o protagonismo da mudança! Vocês são aqueles que tem o futuro! Continuem a vencer a apatia, dando uma resposta cristã às inquietações sociais e políticas que estão surgindo em várias partes do mundo. Peço-lhes para serem construtores do mundo, trabalharem por um mundo melhor. Queridos jovens, por favor, não olhem a vida da varanda, entrem nela!

Últimas Notícias

0:00
0:00