fbpx

O CAMINHO DA IGREJA NO FUTURO

O CAMINHO DA IGREJA NO FUTURO

 

Luiz A. Sartori.

 

 

O poeta Tiago de Melo escreveu em um de seus poemas: “… não há um caminho pronto, o caminho se faz ao caminhar”.   E de fato a caminhada da vida vai acontecendo na medida em que vivemos. E muitas vezes nos flagramos perguntando: …e a Igreja de Jesus Cristo, como será no futuro?

 

Durante suas pregações, Jesus sempre se referia ao “Reino de Deus”, anunciando a sua proximidade. Ao ser perguntado pelos fariseus quando se concretizaria este reino, então, Jesus respondeu: – “O Reino de Deus está no meio de vós!” (Lc 17,20-25).   Aí, nós mineiros nos perguntamos: – Uai… como assim?  Está no meio de nós? 

 

Se fizermos um paralelo com as palavras do poeta quando afirma que o caminho se faz durante a caminhada, então a conclusão é que a maneira como se caminha agora é que se faz o futuro. É agindo agora para construir o que seremos.

 

Se pensarmos em termos da Igreja no mundo, não há como não lembrar das palavras de Jesus. Se o Reino de Deus está no meio de nós, o futuro da Igreja depende de como ela caminha agora. E isto depende profundamente da postura de nós cristãos, leigos e religiosos.  Ela será o que fizermos com que ela seja. Ela será uma Igreja ativa e presente no mundo se assim nós nos fizermos ativos e presentes no mundo. O “múnus” de Pedro com a ordem de Cristo: “Pedro, sobre ti edificarei a minha Igreja…..” (Mt 16,18), serve para todos nós no presente. Somos todos “Pedros”.  E a nós cabe a tarefa de cumprir e fazer cumprir a ordem do Senhor Jesus: “Ide e fazei discípulos meus todos os povos”. (Mt 28,19).

 

Últimas Notícias

0:00
0:00