fbpx

O CAMINHO DA IGREJA NO FUTURO

O CAMINHO DA IGREJA NO FUTURO

 

Luiz A. Sartori.

 

 

O poeta Tiago de Melo escreveu em um de seus poemas: “… não há um caminho pronto, o caminho se faz ao caminhar”.   E de fato a caminhada da vida vai acontecendo na medida em que vivemos. E muitas vezes nos flagramos perguntando: …e a Igreja de Jesus Cristo, como será no futuro?

 

Durante suas pregações, Jesus sempre se referia ao “Reino de Deus”, anunciando a sua proximidade. Ao ser perguntado pelos fariseus quando se concretizaria este reino, então, Jesus respondeu: – “O Reino de Deus está no meio de vós!” (Lc 17,20-25).   Aí, nós mineiros nos perguntamos: – Uai… como assim?  Está no meio de nós? 

 

Se fizermos um paralelo com as palavras do poeta quando afirma que o caminho se faz durante a caminhada, então a conclusão é que a maneira como se caminha agora é que se faz o futuro. É agindo agora para construir o que seremos.

 

Se pensarmos em termos da Igreja no mundo, não há como não lembrar das palavras de Jesus. Se o Reino de Deus está no meio de nós, o futuro da Igreja depende de como ela caminha agora. E isto depende profundamente da postura de nós cristãos, leigos e religiosos.  Ela será o que fizermos com que ela seja. Ela será uma Igreja ativa e presente no mundo se assim nós nos fizermos ativos e presentes no mundo. O “múnus” de Pedro com a ordem de Cristo: “Pedro, sobre ti edificarei a minha Igreja…..” (Mt 16,18), serve para todos nós no presente. Somos todos “Pedros”.  E a nós cabe a tarefa de cumprir e fazer cumprir a ordem do Senhor Jesus: “Ide e fazei discípulos meus todos os povos”. (Mt 28,19).

 

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on twitter
Twitter
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email
Share on linkedin
LinkedIn

Últimas Notícias