fbpx

O MOVIMENTO DAS EQUIPES DE NOSSA SENHORA

O MOVIMENTO DAS EQUIPES DE NOSSA SENHORA

 

Beatriz e Paulo Márcio, Casal Responsável do Setor Alfenas

 

O Movimento das Equipes de Nossa Senhora (ENS), é um movimento de espiritualidade conjugal católico, leigo e constituído por casais que buscam no sacramento do matrimônio um ideal de vivência cristã.

 

Embora o Movimento se coloque sob a proteção de Maria Santíssima e tenha como modelo a Sagrada Família de Nazaré, ele também é Cristocêntrico, ou seja, toda sua pedagogia se baseia nas palavras e ensinamentos de Nosso Senhor Jesus Cristo. Com foco na busca da santidade do casal católico, as ENS estão firmemente aderidas à Pastoral Familiar da nossa Igreja.

 

Após receber o acordo do Papa João Paulo II, o Pontifício Conselho para os Leigos reconhece as Equipes de Nossa Senhora como Associação de Fiéis de Direito Privado e aprovou seus estatutos no ano de 1992. Com este reconhecimento oficial, o vínculo de fidelidade à Igreja e ao seu magistério, que, desde a sua origem, consolidou e caracterizou o Movimento.

 

O movimento teve início na França, em 1939, quando um jovem padre, Henry Caffarel, provocado por alguns casais católicos que desejavam viver seu amor à luz da fé, iniciaram um projeto onde se reuniam para refletirem, em comum, sobre o matrimônio. Vem, portanto, da sua própria criação o princípio de que uma Equipe de Nossa Senhora é formada por 07 casais e um sacerdote conselheiro espiritual, que se reúnem uma vez ao mês buscando o crescimento da espiritualidade e santidade dos casais. Desde sua fundação, o movimento se expandiu muito.

 

Hoje, são mais de 14 mil equipes no mundo, sendo mais de 4.500 no Brasil onde o movimento teve início em 1950. Embora não tenham vinculação paroquial (os casais que formam uma mesma equipe podem participar da vida comunitária de diferentes paróquias). Porém há expressa orientação do movimento para que os casais equipistas estejam engajados nas diversas pastorais da Igreja. Assim, é comum encontrarmos equipistas atuando como MECEs, na liturgia, na formação de noivos, na catequese, dentre outras.

 

Atualmente, na diocese de Guaxupé, as ENS estão presentes nas cidades de Alfenas, Paraguaçu e Poços de Caldas. No ano de 2006, por ocasião do X Encontro Internacional das ENS realizado em Lourdes, na França, o Papa Bento XVI, em mensagem oficial, encorajou a todos os equipistas a “tornarem-se, cada vez mais, testemunhas do Cristo ressuscitado, deixando transparecer, por sua vida de casal, a graça, por eles recebida no sacramento de matrimônio, de serem sinais do amor de Cristo. Possam eles, assim, contribuir para que se conheça melhor, na sociedade de hoje, a verdade da mensagem cristã sobre a família, que é um convite para se descobrir, de forma cada vez mais plena, a dignidade da pessoa humana criada à imagem de Deus”.

 

Deste modo, as ENS caminham com a Igreja Católica por meio da oração, da formação e acompanhamento permanente de casais que juntos e auxiliados por generosos sacerdotes e acompanhantes espirituais, buscam crescer na fé e na santidade, contribuindo assim para a valorização e santificação das próprias famílias.

 

 

 

 

 

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on twitter
Twitter
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email
Share on linkedin
LinkedIn

Últimas Notícias