fbpx

OS SETE DONS DO ESPÍRITO SANTO

OS SETE DONS DO ESPÍRITO SANTO

 

Luciano Oliveira

 

“Vamos crismar os pombos”

 

Com esta bem-humorada e inusitada frase pronunciada por um célebre Arcebispo brasileiro, apresentava-se uma possível solução para a presença insistente de pombos na cúpula da igreja matriz de uma cidade do interior paulista. Em consequência, advinham também os inconvenientes da ação desses preciosos pássaros, acarretando o acúmulo de sujeira, poeira e insetos que incomodavam a participação dos fiéis nas celebrações.

 

A intrigante colocação do Arcebispo fazia um paralelo, infelizmente, com a postura de muitos jovens, que após receberem o Sacramento do Crisma, não mais participavam da vida ativa da Igreja, menosprezando as graças que Deus nos dá para crescermos e desenvolvermos na virtude e perfeição da vida cristã. Os sete dons do Espírito Santo exprimem, exatamente, os atributos destas graças vitais para nossa caminhada e para nossa convivência comunitária salutar e desejada por Deus Pai, recebidas no Sacramento do Batismo e ratificadas no Sacramento do Crisma.

 

  1. Dom da Sabedoria: revela nosso gosto pelas coisas de Deus e sua Palavra. Por este dom, tornamo-nos fortalecidos para a execução do projeto de Deus para nossa vida. É Deus que nos capacita para os desafios que devemos enfrentar para vivenciarmos as realidades do Reino.
  2. Dom do Entendimento: ilumina-nos para aceitar as verdades reveladas por Deus. O Espírito Santo age, diretamente, em nosso coração, possibilitando-nos a intimidade com o criador e a compreensão da Vontade Divina.
  3. Dom do Conselho: possibilita-nos o discernimento da vontade de Deus, sobrepondo nossas próprias vontades, para que possamos orientar nossos irmãos mais necessitados, oferecendo caminhos e opções que assegurem dignidade ao ser humano.
  4. Dom da Ciência: refere-se à ciência de Deus e não da ciência mundana, onde o Espírito Santo revela-nos, interiormente, o pensamento de Deus sobre nossa pessoa em particular e nos ajuda a aceitar os mistérios de Deus.
  5. Dom da Piedade: é o que nos aproxima do exemplo de Jesus Cristo, envolve-nos do mesmo sentimento que orientava a ação do Cristo e nos move para aliviar o sofrimento alheio.
  6. Dom da Fortaleza: exprime nossa coragem para enfrentar as dificuldades do quotidiano, faz-nos perseverar com firmeza na busca da justiça, da igualdade, da santidade que nos qualifica como cristãos.
  7. Dom do Temor de Deus: confere-nos o respeito a Deus, a devida humildade para sermos submissos ao desejo de Deus para nossas atitudes e condutas, afastando-nos do mal e do pecado.

Esses dons são infundidos em nós pelos Sacramentos da Igreja, cabendo a nós católicos, pedir ao Espírito Santo para que sejam reforçados diariamente, mantendo sempre aberto o caminho que nos leva ao céu, na condição de filhos amados por Deus Pai e amparados pelo Deus Filho.

 

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on twitter
Twitter
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email
Share on linkedin
LinkedIn

Últimas Notícias