fbpx

QUEM NOS SEPARARÁ DO AMOR DE DEUS? (Rm 8, 35)

QUEM NOS SEPARARÁ DO AMOR DE DEUS? (Rm 8, 35)

 

Dom José Lanza

 

Considerar o fato da morte de Jesus, após sua crucificação, não exige que se tenha uma experiência de fé, pois nisso também creem os judeus e os pagãos, isso seria simplesmente considerar um fato histórico. Porém, para nós que cremos e valorizamos o dado da fé cristã, é a Ressurreição de Cristo que consideramos como um grande evento da História da Salvação e, assim, cremos que Jesus Cristo verdadeiramente ressuscitou.

 

Estamos vivendo tempos difíceis e sem respostas para muitas situações, perguntas e dúvidas. A pandemia evidenciou e ampliou o sofrimento, a solidão, a pobreza e as injustiças, já presentes no período pré-pandêmico.

 

Temos experimentado o desânimo, a decepção, o cansaço e, até mesmo, a amargura conformista, que nos tira a esperança, tem se apoderado do nosso olhar. Durante o tempo pandêmico, todos sofremos pela perda de pessoas próximas e queridas; foi nos tirado até a digna despedida de nossos falecidos.

 

Muitos se foram sem a oportunidade de velar seu falecido, ficaram com a imagem de sua entrada no hospital e ali ocorreu o último encontro. Ao que parece ali, foram sepultadas a esperança de vida eterna e a confiança do encontro definitivo com o Senhor. Experimentamos a frieza diante da morte, empurrados para dentro de uma visão puramente pragmática, materialista e profundamente desumana.

 

É necessário anunciar com toda força a Ressureição do Senhor e acreditar no poder do Filho de Deus que venceu a morte, a escuridão, para que uma nova luz brilhe para todos que acreditam. Numa realidade absolutamente materialista, o que vale é só o que se constrói nesta vida, porém para nós cristãos isso é frustrante e muito pequeno em relação às promessas feitas por Jesus: “Na casa de meu Pai há muitas moradas” (Jo 14, 2). O ser humano é feito para o absoluto que já começa nesta vida e tem seu fim último no encontro eterno com o Criador, nosso Pai.

 

Queremos, neste mês de novembro, quando recordamos nossos falecidos, lembrarmos e rezarmos o que nos diz o prefácio para a missa dos fiéis defuntos: “Nele (em Cristo) brilhou para nós a esperança da feliz ressureição. E, aos que a certeza da morte entristece, a promessa da imortalidade consola. Senhor, para os que creem, a vida não é tirada, mas transformada. E desfeito o nosso corpo mortal, nos é dado no céu, um corpo imperecível” (Missal Romano, p. 462).

 

Nada mais justo do que celebrarmos com respeito e dignidade aqueles e aquelas que já se encontram na casa do Pai. Vivamos motivados e esperançados das promessas de Cristo de um dia estarmos todos reunidos na casa do Pai.

Últimas Notícias

Notícias

Encontro Regional do Terço dos Homens em Muzambinho

A Paróquia São José de Muzambinho recebeu diversos grupos do Movimento do Terço dos Homens No domingo, 17 de setembro, a Paróquia São José de …

DioceseDiocese

COMUNICADO PASTORAL: “Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância” (Jo 10,10)

Posição da Igreja Católica contra a legalização do porte de drogas e do aborto no Brasil, com base na fé cristã e na defesa da dignidade da vida. O texto cita as manifestações da CNBB e do Regional Leste 2 sobre esses temas, que estão em julgamento no STF

DioceseNotícias

Hora Santa Vocacional – setembro: baixe o arquivo e reze pelas vocações

Baixe o arquivo e reze pelas vocações sacerdotais e leigas!

DioceseNotícias

Ano Sacerdotal Diocesano é lançado na Diocese de Guaxupé

Na comemoração da festa da Padroeira de Guaxupé, Nossa Senhora das Dores, no dia 15 de setembro, Dom José Lanza Neto fez o lançamento do …

DioceseNotícias

CNBB SOBRE A TRAMITAÇÃO DA ADPF 442: “JAMAIS ACEITAREMOS QUAISQUER INICIATIVAS QUE PRETENDAM APOIAR E PROMOVER O ABORTO”

A Presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) divulgou uma nota, nesta quinta-feira, 14 de setembro, sobre o pedido de inclusão em pauta …

DioceseNotícias

CATEQUISTAS DE TODO BRASIL REÚNEM-SE NO SANTUÁRIO NACIONAL DE APARECIDA PARA O ENCONTRO “CATEQUESE RENOVADA”.

“Tocar corações e impulsionar a missão”. Esse é o lema do Encontro Catequese Renovada, que está acontecendo em Aparecida (SP). Dezenas de catequistas de todo …

Quer receber notícias e conteúdo exclusivo no seu e-mail? Cadastre-se agora mesmo! Somos contra SPAM, fique tranquilo(a)!