fbpx
Centenário, Notícias › 02/02/2015

Missa solene marca 99 anos da Diocese de Guaxupé

Celebração em Guaxupé teve lançamento de Selo Postal comemorativo e início da peregrinação com a imagem de Nossa Senhora das Dores.

99 anos da Diocese _ Celebração EucarísticaUma tarde festiva e de muita fé. Assim foi a Celebração Eucarística em comemoração aos 99 anos da Diocese de Guaxupé, realizada no domingo, primeiro de fevereiro, na Catedral Diocesana Nossa Senhora das Dores, na cidade episcopal de Guaxupé. A data oficial da criação canônica é 03 de fevereiro de 1916.

Presidida pelo bispo diocesano, dom José Lanza Neto, a celebração reuniu o clero e a comunidade católica da região para o lançamento de Selo Postal comemorativo e início da peregrinação com a imagem de Nossa Senhora das Dores.

Dom Lanza abriu a solenidade falando da importância deste momento histórico e do significado especial da Celebração Eucarística para a Igreja Particular de Guaxupé, já que se trata do ano de abertura dos 100 anos.

Houve então a proclamação oficial do Ano Jubilar.  “Para que se torne claro para todos que na Diocese de Guaxupé a Páscoa de Jesus Cristo é celebrada e vivida intensamente, em cada comunidade e paróquia”, anunciou padre Sandro Henrique, animador da celebração.

Ao som marcante de cornetas, foi descerrada a grande imagem do brasão da Diocese de Guaxupé, colocada ao alto do altar da Catedral, anunciando assim, a todo povo de Deus, que está iniciado o Ano Jubilar da diocese.

Em sua homilia, dom Lanza destacou que os grupos de pessoas que se unem em oração acabam por formar uma comunidade e assim surgem as paróquias. “Assim aconteceu há 99 anos quando alguém achou que aqui nessa terra seria necessário fundar uma nova diocese, para que Jesus permanecesse na vida daquela gente. Estamos aqui hoje porque alguém acreditou que seria próspero”, frisou.

Nesse sentido, o bispo exortou que, neste tempo, as Santas Missões Populares chegam para aquecer ainda mais o coração das pessoas. “Abraçamos as Santas Missões, é um ânimo novo. Queremos ser uma Igreja em saída. As missões querem provocar em nós o desejo de falar de Deus e do verdadeiro sentido da vida”, explicou.

Selo e Imagem Peregrina

99 anos da Diocese _ selo comemorativoAo final do rito litúrgico da Celebração Eucarística, teve início a solenidade de lançamento do Selo Postal personalizado, fruto de uma parceria entre a diocese e a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos.

Para marcar o momento, estiveram presentes representantes dos Correios que, juntamente com dom Lanza, padre Henrique Neveston, coordenador diocesano de pastoral, e padre Reginaldo Silva, cura da catedral, carimbaram o documento comemorativo, lançando oficialmente o novo selo.

“Sinto-me honrado por estar presente aqui. O selo é mais uma forma de registrar e eternizar esse momento. O Selo Postal transmite informações em gerações. Parabéns, Diocese de Guaxupé”, discursou João Carlos Pereira, gerente regional dos Correios, região de vendas Centro Sul Minas.

A partir de agora, toda correspondência oficial da diocese e paróquias terá este selo personalizado, que também poderá ser adquirido nas agências dos Correios por colecionadores e para uso comercial.

99 anos da Diocese _ imagem peregrinaApós o lançamento, houve um dos momentos mais esperados pelos fiéis. Uma apresentação teatral, retratando o anúncio do Anjo Gabriel e Maria aos pés da cruz de Jesus, anunciou a entrada da imagem de Nossa Senhora das Dores, padroeira da diocese.

A réplica perfeita da primeira imagem da Diocese de Guaxupé foi confeccionada em São João Del Rei (MG) especialmente para a peregrinação. Durante um ano, a imagem visitará todas as paróquias da diocese. Ao final da celebração, ela foi entregue ao padre Francisco Carlos Pereira, pároco da Basílica Nossa Senhora da Saúde, de Poços de Caldas, primeira comunidade a receber a imagem da santa. A peregrinação se encerrará em 31 de janeiro de 2016, data da comemoração dos 100 anos.

Confira as fotos e o vídeo da Celebração Eucarística.