Por Júlio César Messias
No ano de 1982, no mês de agosto, chegaram os primeiros moradores no Conjunto Habitacional Francelino Pereira, mais popularmente conhecido como ¨Bairro Pinheirinho¨.
No ano de 1984, no mês de fevereiro, foi dado os primeiros passos para a criação de comunidade que atendesse as pessoas que ali começaram a residir.
Em um dia de domingo, o pároco da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, Padre José Grimminck, andando pelas ruas do bairro, chegou até a Rua Ramos Garcia, na casa de número 108, onde residiam Tarcísio e Domingas. Ali, o Padre José propôs que fosse celebrada uma Missa, pois havia um barracão e seria um espaço maior para acolher as pessoas. Dona Domingas, motivada, convidou os seus vizinhos para poder participar da Celebração.
Às 15h foi celebrada a primeira Eucaristia naquele local. Neste dia, começava a surgir os primeiros sinais da Comunidade São Francisco. Em seguida, com o passar do tempo e as demais celebrações e os comentários das pessoas no bairro, o número de pessoas participantes foi aumentando.
Padre José sugeriu, então, alguns nomes de santos para ser o padroeiro daquela comunidade. Com uma votação dos fiéis que estavam participando da Missa foi escolhido como padroeiro ¨São Francisco de Assis¨.
Em 1984, no mês de dezembro, a Paróquia de Nossa Senhora Aparecida passou a ser conduzida pelo Clero da Diocese de Guaxupé. O bispo, o então Dom José Alberto Lopes de Castro Pinto, designou para cuidar da paróquia o Padre Francisco dos Santos e o Padre Guaraciba Lopes de Oliveira.
Em 1985, Padre Francisco voltou a celebrar nas casas. Com o passar do tempo, foi feito na casa do Sr. Luiz, morador um barracão de madeira com a ajuda dos moradores, para as celebrações.
Aos poucos, a comunidade foi crescendo. Com a compra do terreno para a construção da Igreja, começamos a fazer quermesses com muito sofrimento, pois tratava-se de um bairro pobre e não havia muitos recursos. Barracas de lona e bambu, muitas vezes, nem lona para cobrir as barracas. No entanto, nunca desanimamos.
Começamos a pedir no bairro utensílios, como fogão, panelas, botijão de gás e outros materiais emprestados para fazermos a festa. Assim, a comunidade foi crescendo em sua humildade e simplicidade.
Em fevereiro de 1988, com a vinda do Cônego Homero de Oliveira, os trabalhos deram continuidade. Com a inauguração da Escola Estadual Padre José Grimmink, a diretora Dona Madalena, cedeu o espaço para as celebrações da Santa Missa e os encontros de catequese.
Em 1989, foi dado início a construção da Igreja. Quando ficou pronto o porão, passou-se a celebrar as missas neste local. Depois, aos poucos, começou a construção da parte de cima, com o surgimento das colunas, paredes. Ao mesmo tempo em que nascia a Igreja de pedra, a Igreja Povo de Deus ia tornando-se mais organizada e ampliava-se.
No mês de outubro de 1990, foi celebrada a primeira missa na Igreja com as paredes sem reboco, as portas e janelas sem vidros e o chão no contrapiso.
A Igreja ficou lotada. Muitas pessoas se emocionaram, pois naquele momento estava sendo realizado o sonho de um povo simples e humilde que tanto sofreu desde o início da comunidade.
Os anos se passaram, muitas pessoas trabalharam, lutaram e deram suas vidas por amor a Jesus e sua Igreja. Em 2003, assumiu a Paróquia de Nossa Senhora Aparecida, Padre Arnoldo Lourenço Barbosa. Ele deu continuidade aos trabalhos pastorais em nossa comunidade.
Em novembro de 2009, assumiu a Paróquia de Nossa Senhora Aparecida, o Padre Reinaldo Marques Rezende. Ele fez um grande trabalho de evangelização e sempre apoiou a comunidade São Francisco.
Em 2009, Padre Reinaldo deu início na reforma da capela, pois ela estava pequena para acolher os fiéis. Finalmente, em 2016, foi reinaugurada a Igreja de São Francisco de Assis. Tendo, assim, um espaço maior.
Em 2021, assumiu a Paróquia de Nossa Senhora Aparecida, Padre Ademir Ribeiro. Em 2022, após a sua ordenação presbiteral, o Padre João Paulo de Souza tornou-se vigário em nossa Paróquia.
Padre Ademir e Padre João Paulo reestruturaram toda a comunidade de São Francisco de Assis. Haja vista, a pandemia que abalou as organizações de até então.
Em 2023, aos poucos, novamente, a nossa comunidade voltou a sonhar em tornar-se uma Paróquia.
Depois de 39 anos e 4 meses, desde que foi celebrada a primeira Missa, no dia 19 de junho de 2023, Padre João Paulo recebe do bispo Dom José Lanza Neto a responsabilidade de dar início a criação da Paróquia São Francisco de Assis.
No dia 25 de junho, na missa das 19h, Padre João Paulo deu a grande notícia para toda a comunidade: a criação da tão sonhada Paróquia de São Francisco de Assis. O povo ficou todo emocionado com a notícia porque o sonho da comunidade estava perto desse realizar. Por coincidência, no dia 11 de agosto de 1988, com as Santas Missões Redentoristas, foi dada como definitiva a criação da Comunidade de São Francisco de Assis. 35 anos depois, no dia 11 de agosto de 2023, ela foi elevada a Paróquia São Francisco de Assis.