fbpx

História e criação da Comunidade Paroquial São Francisco de Assis, em Alfenas (MG)

Por Júlio César Messias

 

No ano de 1982, no mês de agosto, chegaram os primeiros moradores no Conjunto Habitacional Francelino Pereira, mais popularmente conhecido como ¨Bairro Pinheirinho¨.

 

No ano de 1984, no mês de fevereiro, foi dado os primeiros passos para a criação de comunidade que atendesse as pessoas que ali começaram a residir.

 

Em um dia de domingo, o pároco da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, Padre José Grimminck, andando pelas ruas do bairro, chegou até a Rua Ramos Garcia, na casa de número 108, onde residiam Tarcísio e Domingas. Ali, o Padre José propôs que fosse celebrada uma Missa, pois havia um barracão e seria um espaço maior para acolher as pessoas. Dona Domingas, motivada, convidou os seus vizinhos para poder participar da Celebração.

 

Às 15h foi celebrada a primeira Eucaristia naquele local. Neste dia, começava a surgir os primeiros sinais da Comunidade São Francisco. Em seguida, com o passar do tempo e as demais celebrações e os comentários das pessoas no bairro, o número de pessoas participantes foi aumentando.

 

Padre José sugeriu, então, alguns nomes de santos para ser o padroeiro daquela comunidade. Com uma votação dos fiéis que estavam participando da Missa foi escolhido como padroeiro ¨São Francisco de Assis¨.

 

Em 1984, no mês de dezembro, a Paróquia de Nossa Senhora Aparecida passou a ser conduzida pelo Clero da Diocese de Guaxupé. O bispo, o então Dom José Alberto Lopes de Castro Pinto, designou para cuidar da paróquia o Padre Francisco dos Santos e o Padre Guaraciba Lopes de Oliveira.


Em 1985, Padre Francisco voltou a celebrar nas casas. Com o passar do tempo, foi feito na casa do Sr. Luiz, morador um barracão de madeira com a ajuda dos moradores, para as celebrações.

 

Aos poucos, a comunidade foi crescendo. Com a compra do terreno para a construção da Igreja, começamos a fazer quermesses com muito sofrimento, pois tratava-se de um bairro pobre e não havia muitos recursos. Barracas de lona e bambu, muitas vezes, nem lona para cobrir as barracas. No entanto, nunca desanimamos.

 

Começamos a pedir no bairro utensílios, como fogão, panelas, botijão de gás e outros materiais emprestados para fazermos a festa. Assim, a comunidade foi crescendo em sua humildade e simplicidade.

 

Em fevereiro de 1988, com a vinda do Cônego Homero de Oliveira, os trabalhos deram continuidade. Com a inauguração da Escola Estadual Padre José Grimmink, a diretora Dona Madalena, cedeu o espaço para as celebrações da Santa Missa e os encontros de catequese.

 

Em 1989, foi dado início a construção da Igreja. Quando ficou pronto o porão, passou-se a celebrar as missas neste local. Depois, aos poucos, começou a construção da parte de cima, com o surgimento das colunas, paredes. Ao mesmo tempo em que nascia a Igreja de pedra, a Igreja Povo de Deus ia tornando-se mais organizada e ampliava-se.

 

No mês de outubro de 1990, foi celebrada a primeira missa na Igreja com as paredes sem reboco, as portas e janelas sem vidros e o chão no contrapiso.

 

A Igreja ficou lotada. Muitas pessoas se emocionaram, pois naquele momento estava sendo realizado o sonho de um povo simples e humilde que tanto sofreu desde o início da comunidade.

 

Os anos se passaram, muitas pessoas trabalharam, lutaram e deram suas vidas por amor a Jesus e sua Igreja. Em 2003, assumiu a Paróquia de Nossa Senhora Aparecida, Padre Arnoldo Lourenço Barbosa. Ele deu continuidade aos trabalhos pastorais em nossa comunidade.

 

Em novembro de 2009, assumiu a Paróquia de Nossa Senhora Aparecida, o Padre Reinaldo Marques Rezende. Ele fez um grande trabalho de evangelização e sempre apoiou a comunidade São Francisco.

 

Em 2009, Padre Reinaldo deu início na reforma da capela, pois ela estava pequena para acolher os fiéis. Finalmente, em 2016, foi reinaugurada a Igreja de São Francisco de Assis. Tendo, assim, um espaço maior.

 

Em 2021, assumiu a Paróquia de Nossa Senhora Aparecida, Padre Ademir Ribeiro. Em 2022, após a sua ordenação presbiteral, o Padre João Paulo de Souza tornou-se vigário em nossa Paróquia.

 

Padre Ademir e Padre João Paulo reestruturaram toda a comunidade de São Francisco de Assis. Haja vista, a pandemia que abalou as organizações de até então.

 

Em 2023, aos poucos, novamente, a nossa comunidade voltou a sonhar em tornar-se uma Paróquia.
Depois de 39 anos e 4 meses, desde que foi celebrada a primeira Missa, no dia 19 de junho de 2023, Padre João Paulo recebe do bispo Dom José Lanza Neto a responsabilidade de dar início a criação da Paróquia São Francisco de Assis.

 

No dia 25 de junho, na missa das 19h, Padre João Paulo deu a grande notícia para toda a comunidade: a criação da tão sonhada Paróquia de São Francisco de Assis. O povo ficou todo emocionado com a notícia porque o sonho da comunidade estava perto desse realizar. Por coincidência, no dia 11 de agosto de 1988, com as Santas Missões Redentoristas, foi dada como definitiva a criação da Comunidade de São Francisco de Assis. 35 anos depois, no dia 11 de agosto de 2023, ela foi elevada a Paróquia São Francisco de Assis.

Últimas Notícias

DioceseNotícias

“MECEs do Setor Passos participam de Encontro em Alpinópolis”

Norteados pelo tema: “Eucaristia, Sacerdócio e Missão” e pelo lema: “Dei-vos o exemplo para que também vós façais assim como eu fiz” (Jo …

DioceseNotícias

Paróquia São Sebastião, em Poços de Caldas, inaugura na Comunidade Córregos D´Ántas a Capela São João Paulo II

Na Comunidade Córrego D’Antas, foi celebrada uma missa especial presidida por Dom José Lanza Neto, Bispo da Diocese de Guaxupé, e concelebrada pelo …

DioceseNotícias

Santuário de Cássia recebe o Milagre Vivo, padre Márlon Múcio

A manhã de domingo no Santuário foi marcada pela presença do Milagre Vivo, Padre Márlon Múcio. Diagnosticado com uma doença rara chamada Deficiência …

DioceseNotícias

Confira a mensagem da Diocese de Guaxupé para o Dia Mundial dos Pobres

O Papa Francisco instituiu, em 2017, o 33º Domingo do Tempo Comum como um momento especial para refletirmos sobre a realidade dos irmãos …

DioceseNotícias

Campanha da Fraternidade 2025: Formação em Guaxupé com Padre Patriky Samuel

“Fraternidade e Ecologia Integral” foi o tema escolhido pela Conferência Nacional dos Bispo do Brasil para o lema da Campanha da Fraternidade de …

DioceseNotícias

Decreto Oficial – Ano Jubilar

Motivatio factiCONSIDERANDO que com a emanação da Bula Spes non confundit, o Papa Francisco proclamou o Jubileu Ordinário do Ano 2025;LEVANDO EM CONTA …

Quer receber notícias e conteúdo exclusivo no seu e-mail? Cadastre-se agora mesmo! Somos contra SPAM, fique tranquilo(a)!