fbpx

História e criação da Comunidade Paroquial São Francisco de Assis, em Alfenas (MG)

Por Júlio César Messias

 

No ano de 1982, no mês de agosto, chegaram os primeiros moradores no Conjunto Habitacional Francelino Pereira, mais popularmente conhecido como ¨Bairro Pinheirinho¨.

 

No ano de 1984, no mês de fevereiro, foi dado os primeiros passos para a criação de comunidade que atendesse as pessoas que ali começaram a residir.

 

Em um dia de domingo, o pároco da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, Padre José Grimminck, andando pelas ruas do bairro, chegou até a Rua Ramos Garcia, na casa de número 108, onde residiam Tarcísio e Domingas. Ali, o Padre José propôs que fosse celebrada uma Missa, pois havia um barracão e seria um espaço maior para acolher as pessoas. Dona Domingas, motivada, convidou os seus vizinhos para poder participar da Celebração.

 

Às 15h foi celebrada a primeira Eucaristia naquele local. Neste dia, começava a surgir os primeiros sinais da Comunidade São Francisco. Em seguida, com o passar do tempo e as demais celebrações e os comentários das pessoas no bairro, o número de pessoas participantes foi aumentando.

 

Padre José sugeriu, então, alguns nomes de santos para ser o padroeiro daquela comunidade. Com uma votação dos fiéis que estavam participando da Missa foi escolhido como padroeiro ¨São Francisco de Assis¨.

 

Em 1984, no mês de dezembro, a Paróquia de Nossa Senhora Aparecida passou a ser conduzida pelo Clero da Diocese de Guaxupé. O bispo, o então Dom José Alberto Lopes de Castro Pinto, designou para cuidar da paróquia o Padre Francisco dos Santos e o Padre Guaraciba Lopes de Oliveira.


Em 1985, Padre Francisco voltou a celebrar nas casas. Com o passar do tempo, foi feito na casa do Sr. Luiz, morador um barracão de madeira com a ajuda dos moradores, para as celebrações.

 

Aos poucos, a comunidade foi crescendo. Com a compra do terreno para a construção da Igreja, começamos a fazer quermesses com muito sofrimento, pois tratava-se de um bairro pobre e não havia muitos recursos. Barracas de lona e bambu, muitas vezes, nem lona para cobrir as barracas. No entanto, nunca desanimamos.

 

Começamos a pedir no bairro utensílios, como fogão, panelas, botijão de gás e outros materiais emprestados para fazermos a festa. Assim, a comunidade foi crescendo em sua humildade e simplicidade.

 

Em fevereiro de 1988, com a vinda do Cônego Homero de Oliveira, os trabalhos deram continuidade. Com a inauguração da Escola Estadual Padre José Grimmink, a diretora Dona Madalena, cedeu o espaço para as celebrações da Santa Missa e os encontros de catequese.

 

Em 1989, foi dado início a construção da Igreja. Quando ficou pronto o porão, passou-se a celebrar as missas neste local. Depois, aos poucos, começou a construção da parte de cima, com o surgimento das colunas, paredes. Ao mesmo tempo em que nascia a Igreja de pedra, a Igreja Povo de Deus ia tornando-se mais organizada e ampliava-se.

 

No mês de outubro de 1990, foi celebrada a primeira missa na Igreja com as paredes sem reboco, as portas e janelas sem vidros e o chão no contrapiso.

 

A Igreja ficou lotada. Muitas pessoas se emocionaram, pois naquele momento estava sendo realizado o sonho de um povo simples e humilde que tanto sofreu desde o início da comunidade.

 

Os anos se passaram, muitas pessoas trabalharam, lutaram e deram suas vidas por amor a Jesus e sua Igreja. Em 2003, assumiu a Paróquia de Nossa Senhora Aparecida, Padre Arnoldo Lourenço Barbosa. Ele deu continuidade aos trabalhos pastorais em nossa comunidade.

 

Em novembro de 2009, assumiu a Paróquia de Nossa Senhora Aparecida, o Padre Reinaldo Marques Rezende. Ele fez um grande trabalho de evangelização e sempre apoiou a comunidade São Francisco.

 

Em 2009, Padre Reinaldo deu início na reforma da capela, pois ela estava pequena para acolher os fiéis. Finalmente, em 2016, foi reinaugurada a Igreja de São Francisco de Assis. Tendo, assim, um espaço maior.

 

Em 2021, assumiu a Paróquia de Nossa Senhora Aparecida, Padre Ademir Ribeiro. Em 2022, após a sua ordenação presbiteral, o Padre João Paulo de Souza tornou-se vigário em nossa Paróquia.

 

Padre Ademir e Padre João Paulo reestruturaram toda a comunidade de São Francisco de Assis. Haja vista, a pandemia que abalou as organizações de até então.

 

Em 2023, aos poucos, novamente, a nossa comunidade voltou a sonhar em tornar-se uma Paróquia.
Depois de 39 anos e 4 meses, desde que foi celebrada a primeira Missa, no dia 19 de junho de 2023, Padre João Paulo recebe do bispo Dom José Lanza Neto a responsabilidade de dar início a criação da Paróquia São Francisco de Assis.

 

No dia 25 de junho, na missa das 19h, Padre João Paulo deu a grande notícia para toda a comunidade: a criação da tão sonhada Paróquia de São Francisco de Assis. O povo ficou todo emocionado com a notícia porque o sonho da comunidade estava perto desse realizar. Por coincidência, no dia 11 de agosto de 1988, com as Santas Missões Redentoristas, foi dada como definitiva a criação da Comunidade de São Francisco de Assis. 35 anos depois, no dia 11 de agosto de 2023, ela foi elevada a Paróquia São Francisco de Assis.

Últimas Notícias

Transferências do Clero

Dom José Lanza Neto, nessa segunda-feira (05), oficializa por meio dessa publicação a transferência dos seguintes padres abaixo:   A paróquia Santa

Leia Mais »
FormaçãoPapa

“São vícios próprios duma pessoa que sonha ser o centro do mundo” – Catequese do Papa Francisco sobre vícios e virtudes – A inveja e a vanglória

Estimados irmãos e irmãs, bom dia!   Hoje vamos analisar dois vícios capitais que encontramos nos grandes elencos que a tradição espiritual nos …

DioceseNotícias

Coordenadores dos TLC´s se reúnem para momento de formação e espiritualidade

No último sábado (24), os coordenadores dos TLC’s de nossa Diocese, estiveram reunidos para um momento de formação e espiritualidade.   O Encontro …

DioceseNotícias

Dom José Lanza visita Carmelo São José, em Passos/MG

Nos dias 19 e 20 de fevereiro, Dom José Lanza Neto esteve no Carmelo São José, em Passos/MG, para a preparação da eleição …

DioceseNotícias

Reunião do Conselho Diocesano de Pastoral de Guaxupé aborda temas importantes para a Igreja

Na manhã do dia 17 de fevereiro, na Cúria Diocesana de Guaxupé, reuniram-se os coordenadores de movimentos, pastorais e padres representantes dos setores, …

FormaçãoPapa

“Através do deserto, Deus guia-nos para a liberdade” – Mensagem do Papa Francisco para a Quaresma 2024

Queridos irmãos e irmãs!   Quando o nosso Deus Se revela, comunica liberdade: “Eu sou o Senhor, teu Deus, que te fiz sair …

FormaçãoPapa

“Muitas vezes a raiz de tal preguiça é a acédia, que do grego significa literalmente “falta de cuidado”: Catequese do Papa Francisco sobre “vícios e virtudes” – A acédia

Definição de acédia Entre todos os vícios capitais, há um que muitas vezes passa em silêncio, talvez por causa do seu nome, que …

Quer receber notícias e conteúdo exclusivo no seu e-mail? Cadastre-se agora mesmo! Somos contra SPAM, fique tranquilo(a)!