Aos Párocos, Vigários, Administradores Paroquiais e ao Povo de Deus. Graça e Paz!
Eis o tempo de conversão! “Rasgai os corações e não as vestes” (Jl 2,13).
Estamos nesse Tempo de sobriedade e penitência. Neste tempo propício ao silêncio e a meditação, celebraremos no próximo dia 19 de março, o Grande Homem do silêncio, São José, Esposo da Bem-Aventurada Virgem Maria, pois como nos diz o Papa Francisco, “A tarefa de José é proteger Jesus e Maria”.
Jesus Maria e José são o núcleo primordial da Igreja. Citando ainda a Patris Corde, o Papa nos diz que: “Sempre nós devemos nos interrogar se estamos protegendo com todas as nossas forças Jesus e Maria, que misteriosamente estão confiados à nossa responsabilidade, à nossa guarda”.
Atentos a este pedido do Santo Padre, neste ano de 2023, dia 19 de março, será no 4º Domingo da Quaresma (Laetare). As normas sobre o Ano Litúrgico e o Calendário (NALC), no nº5, nos orienta: “Por causa da sua especial importância, o domingo só cede sua celebração às solenidades e festas do Senhor; contudo os domingos do Advento, da Quaresma e da Páscoa gozam de precedência sobre todas as festas do Senhor e todas as solenidades. As solenidades que ocorram nesses domingos sejam antecipadas para o sábado”.
Portanto, neste ano a Solenidade de São José, fica transferida para o sábado dia 18, até mesmo nas Paróquias que têm São José por padroeiro.
Guaxupé, 27 de fevereiro de 2023.
Padre Gledson Antônio Domingos
Equipe Diocesana de Liturgia
Padre Alexandre José Gonçalves
Coordenação Diocesana de Pastoral
Dom José Lanza Neto
Bispo Diocesano