fbpx

PALAVRA DO BISPO: “Comunicar a mensagem do Evangelho com alegria e esperança”

Dom José Lanza Neto

 

“É preciso perseverar no caminho dos sonhos. (…) Os mais belos sonhos se conquistam com esperança, paciência e empenho” (CV 142).

 

Chegamos ao ano de 2023, ano da graça de Deus. Muitos são os motivos para comemorar e celebrar: o dom da vida que se renova, os ciclos que são reavivados, a esperança que renasce, os bons propósitos que são feitos.

 

Em nossa Diocese de Guaxupé, será um ano de intensos trabalhos na área da comunicação, da ação pastoral após a revisão do texto da 5º Assembleia Diocesana, olhando com atenção para as prioridades da Vida em Comunidade, e da Formação. Também será um tempo oportuno de fazer valer o ânimo dos jovens, muitos crismados recentemente, pois vivenciaremos a Jornada Mundial da Juventude, um movimento que envolve a juventude de todo o mundo.

 

Como nos recorda o papa Francisco, ao falar da necessidade de uma conversão pastoral: Sonho com uma opção missionária capaz de transformar tudo, para que os costumes, os estilos, os horários, a linguagem e toda a estrutura eclesial se tornem um canal proporcionado mais à evangelização do mundo atual (…). A reforma das estruturas, que a conversão pastoral exige, só se pode entender neste sentido: fazer com que todas elas se tornem mais missionárias, que a pastoral ordinária em todas as suas instâncias seja mais comunicativa e aberta, que coloque os agentes pastorais em atitude constante de ‘saída’ e, assim, favoreça a resposta positiva de todos aqueles a quem Jesus oferece a sua amizade” (EG 27).

 

Continuemos a rezar pelo fim das guerras, da desunião, dos problemas políticos, da desigualdade social e econômica, que continuam a nos assombrar. O mal não pode fazer mais barulho do que o bem. Nós, como cristãos batizados, crismados e comprometidos, precisamos nos convencer da força de nossa fé.

 

Neste ano vocacional, lembremos de rezar sempre, em especial pelas vocações sacerdotais, missionárias, leigas e pela vocação familiar. Sempre é bom recordar que a vida em família é dom de Deus e é uma vocação humana. Fortalecer nossas famílias e trabalhar melhor com os que irão receber o sacramento do matrimônio devem estar em nossas prioridades.

 

Que seus bons propósitos possam ser cumpridos ao longo deste ano. Jamais nos deixemos abater pelo desânimo e falta de esperança. É tempo sinodal, isto é, momento de caminharmos juntos, sonhando e construindo uma Igreja missionária e uma sociedade mais humana, fraterna e justa.  A vida é dom de Deus, jamais nos esqueçamos disso! 

Últimas Notícias

DioceseNotícias

Uma reflexão pastoral: a Reunião Geral de Pastoral traz uma análise sobre os caminhos trilhados em 2023

Realizou-se no dia 02 de dezembro, na Cúria em Guaxupé, a Reunião Geral de Pastoral, marcando um momento de reflexão e celebração para …

DioceseNotícias

Conclusão da Escola Diocesana de Comunicação

O domingo, dia 26 de novembro, aconteceu o encerramento da primeira edição da Escola Diocesana de Comunicação. Este projeto teve como objetivo atingir …

DioceseNotícias

Desafios da Justiça Eclesiástica: Uma Missão Contínua

Sem dúvida o Serviço a Justiça Eclesiástica é um serviço Pastoral de enorme responsabilidade e de grande importância na vida da Igreja, uma …

DioceseEncontro de Casais com Cristo

48ª Reunião do Encontro de Casais com Cristo Leste II: Uma Celebração de Fé e Comunhão

A 48ª reunião do Encontro de Casais com Cristo Leste 2 foi realizada na Diocese de Guaxupé, na cidade de Poços de Caldas, …

DioceseNotícias

Educação e Missão: O Encontro Diocesano da Pastoral da Educação

No dia 19 de novembro, ocorreu o encontro diocesano da Pastoral da Educação, cujo tema foi “EDUCAÇÃO E MISSÃO: CONSTRUINDO UMA ALIANÇA ENTRE …

DioceseNotícias

Formação leiga da diocese passa por reestruturação

Novo material de formação O processo de formação leiga da Diocese de Guaxupé já é de longa data. Nos últimos anos, está passando …

Quer receber notícias e conteúdo exclusivo no seu e-mail? Cadastre-se agora mesmo! Somos contra SPAM, fique tranquilo(a)!