fbpx

Paróquia Santo Antônio de Pádua, no Distrito da Jureia, completa 80 anos.

História da  Paróquia de Santo Antônio de Pádua – Juréia

 

Pertencente a Diocese de Guaxupé- MG, o distrito da Juréia tinha uma pequena capela, onde acontecia a celebração da Santa Missa uma vez por mês. No início do povoado, os Padres vinham das cidades vizinhas e logo depois, o vigário de Monte Belo começou atender o distrito.

Ainda como capela, a Igreja de santo Antônio recebeu em seu meio alguns Padres que celebravam a Santa Missa mensalmente, dentre eles destacamos: Pe. Frei Francisco Stienem, Pe. Frei Mário Cornelise, Pe. Frei Cyrino e Pe. Frei Alfredo.

No dia 16 de Fevereiro de 1950, Jureia vibrou de emoção e entusiasmo por acolher em seu meio o Reverendíssimo vigário Frei Tarcísio Oppelboom O.F.M que, a partir deste dia, seria o guia espiritual dos paroquianos da recém inaugurada paróquia de Santo Antônio de Pádua.

Às 14 horas, uma comissão  de senhores jureiêses  seguiu de automóvel para Monte Belo, com o objetivo de dar as “boas vindas” ao vigário recém nomeado para esta Paróquia. Essa comissão era composta pelos senhores: Joaquim Barroco, João Deotti, Antônio Pinto Fernandes, Reverendíssimo Pe. Trajano Barroco e pelo senhor Abelardo Gonçalves.

 

Muito antes da hora marcada para a recepção, já havia uma grande massa popular, as associações religiosas, a banda de música da localidade e as crianças das escolas reunidas “Dr. Licurgo Leite”. A multidão se estendia desde a casa paroquial até a rua Capitão Manoel Leite, aguardando ansiosa e jubilosamente a chegada do primeiro vigário de Juréia, para lhe proporcionar a mais sincera, alegre e espontânea homenagem.

Mais ou menos, às 15 horas, surgiu o automóvel que vinha conduzindo os vigários Frei Tarcísio, Frei Alfredo e Padre Trajano, que foram recebidos com as mais vibrantes manifestações de alegria. Acompanhando a comitiva, vieram algumas autoridades da cidade de Monte Belo, dentre as quais o prefeito Municipal Sr. José Amâncio de Souza, o presidente da câmara Sr. Francisco Venceslau dos Anjos e outros.

Dirigindo-se para a Igreja, o vigário, recém empossado, permaneceu alguns minutos em profunda oração e logo após recebeu as homenagens dos paroquianos, que o acolheram com simpatia, entre palmas e aclamações de entusiasmo, ouvido-se, nesse momento o “Hino de saudação”, entoado pelas crianças de Juréia. Serenados os aplausos, primeiramente, usou da palavra o reverendíssimo Pe. Frei Alfredo, que, em breves palavras, fez a  apresentação do primeiro vigário da paróquia daquele distrito. 

 

Em seguida o Exmo. Sr. Milton Barroco, dando as boas-vindas a Frei Tarcísio, pronunciou uma belíssima oração. Em nome das crianças, um grupo de alunas das escolas reunidas, deste distrito, fizeram-lhe uma interessante saudação, ofertando um lindíssimo ramalhete de flores naturais. Visivelmente emocionado, Pe. Frei Tarcísio agradeceu as homenagens recebidas, sendo suas últimas palavras abafadas por calorosa salva de palmas e aclamações de alegria.

Ao receber o seu primeiro vigário permanente, o povo de Juréia não se esqueceu dos grandes serviços espirituais prestados à paróquia  pelo Revmo. Padre Frei Alfredo Wanderboo e quis prestar-lhe uma significativa homenagem.

Interpretando os sentimentos de gratidão dos corações jureiênces, falou a menina Maria Helena Vieira, entregando-lhe uma pequena recordação de seus ex-paroquianos. Ouviu-se, nesse momento, outro “hino,” entoado pelas crianças das escolas reunidas.

 

Encerrando a grandiosa recepção, o Exmo. Sr. José Pedro Filho ergueu entusiásticos “vivas” ao primeiro vigário de Juréia, ao Padre de Monte Belo, ao Pe. Trajano, a Dom Hugo Bressane de Araújo, Bispo diocesano, a sua Santidade o Papa Pio XII e a Santa Igreja Católica.
Abrilhantou as manifestações populares a banda de Música local, sob a regência do maestro João Moraes.

 

O Revmo. vigário Frei Tarcísio recebeu as chaves da Igreja e do Sacrário, assinando o termo de posse de primeiro vigário da Paróquia de Santo Antônio de Pádua, de Juréia, no dia 19 de fevereiro de 1950, às 20 horas.

 

Frei Tarcísio atendia a paróquia de Santo Antônio de Pádua e as comunidades que faziam parte desta, entre elas o distrito de Santa Cruz de Aparecida. A paróquia era composta por várias pastorais, entre elas: Legião de Maria e as filhas do Sagrado Coração de Jesus. Em janeiro acontecia a festa de São Sebastião, em junho a do padroeiro Santo Antônio de Pádua e em outubro a de Nossa Senhora Aparecida.

 

Pe. Frei Tarcísio residiu no distrito de Juréia por  8 anos, depois foi transferido para a cidade de Monte Belo, onde atendia o distrito aos Domingos.

Após Frei Tarcísio, podemos destacar os outros Padres que moravam em Monte Belo e que atendiam o distrito: Em janeiro de 1966 tomou posse em Monte Belo o Padre Frei Levino Pothof. Em agosto de 1972, Pe. Frei Ambrósio e Pe. Frei Irineu Van Togerem assumiram a paróquia. Sendo que o primeiro atendeu o município somente dos meses de agosto à outubro do mesmo ano. Padre Frei Humbertino Backel atendeu o município de maio à setembro de 1974 e de maio à outubro de 1979. Frei Irineu Van Togerem reassumiu a paróquia de Monte Belo em setembro de 1974 à maio de1979, depois de outubro de 1979 à dezembro de 1980,quando Pe. Marcelo Prados Campos é encarregado de atender o município. Pe. Frei Irineu volta  a ser o pároco de Monte Belo em janeiro de 1981, tendo como auxiliar, Padre Marcos Rodrigues que chega à cidade em agosto do mesmo ano e permanece até outubro de 1986 quando Pe. Wlisses Boberto Lio Tropia é designado para ser o vigário da cidade. Depois de Pe. Wlisses; Pe. Pedro José de Oliveira e Pe. João Pedro de Farias atendem o município no mês de fevereiro de1990 e Pe.Eliseu Guimarães Rezende no mês de março do mesmo ano. Em abril de 1990 Pe. Napoleão dos Anjos Fernandes atende à paróquia até abril de 1992, quando Pe. Eliseu Guimarães Rezende, nesta mesma data, volta a prestar serviços à cidade. Em março de 1992, Pe. Juvenal Cândido Martins é designado vigário de Monte Belo tendo como auxiliares, o Diácono Messias dos Reis Silveira (08/03/92 à 22/03/92) e Pe. Amaury Carneiro( set/95 à fev/96). Em março de 1996, Pe. Reinaldo Marques Rezende se torna o novo vigário de Monte Belo, tendo como auxiliar por algum tempo, o Diácono Francisco Carlos Pereira. Pe. Reinaldo permaneceu atendendo a paróquia Nossa Senhora Imaculada Conceição em Monte Belo e mais 24 comunidades rurais, entre elas o distrito de Juréia até o mês de novembro de 2009, onde a partir daí o Pe. Arnoldo Lourenço Barbosa assumiu como Pároco.

 

Como pároco, nestes 80 anos, a paróquia teve três.

1) Frei Tarcísio Oppelboom, ofm (1950-1962)

2) Pe. Edimar Mendes Xavier (2020-2021)

3) Pe. Vinícius Pereira Silva (2021-atual)

 

Além de muitos outras padres franciscanos e diocesanos, que, sendo párocos em Monte Belo, tbm atendiam a paróquia da Jureia.

 

 

Por padre Élcio José

WhatsApp Image 2023 06 13 at 17.07.23 - Diocese de Guaxupé Paróquia Santo Antônio de Pádua, no Distrito da Jureia, completa 80 anos.
WhatsApp Image 2023 06 13 at 17.07.23 1 - Diocese de Guaxupé Paróquia Santo Antônio de Pádua, no Distrito da Jureia, completa 80 anos.

Últimas Notícias

DioceseNotícias

Membros da Central Diocesana de Comunicação participam do 8° Encontro Nacional da Pascom Brasil

De 12 a 14 de julho, aconteceu no Centro de Eventos Padre Vitor Coelho, em Aparecida, o 8° Encontro da Pascom Brasil. Com …

DioceseNotícias

Paróquia São Sebastião de Poços de Caldas realiza o encontro Vocare, para despertar vocações

Nos dias 5, 6 e 7 de julho na cidade de Poços de Caldas/MG, como resposta ao Ano Vocacional do Brasil vivido no …

DioceseNotícias

Casais do ECC da Província de Pouso Alegre, se reúnem para a V Formação para Conselhos Diocesanos e Equipes Dirigentes

Nos dias 12 e 13 de julho, aconteceu no Santuário Imaculado Coração de Maria, em Pouso Alegre, a V Formação para Conselhos Diocesanos …

DioceseNotícias

Catequese Diocesana promove ação para o Ano Sacerdotal

No dia 30 de junho, data em que se celebra a solenidade de São Pedro e São Paulo, as paróquias de nossa diocese …

DioceseNotícias

Setor Diocesano da Juventude promove Encontro para Coordenadores Jovens

No último domingo (23), ocorreu na Cúria Diocesana de Guaxupé o Encontro de Coordenadores Jovens. O evento foi promovido pelo Setor Diocesano da …

DioceseNotícias

ENCONTRO SETORIAL DO APOSTOLADO DA ORAÇÃO

Tema: “Unidos ao Sagrado Coração de Jesus em disponibilidade apostólica” Por Padre Adivaldo Antônio Ferreira O encontro do Apostolado da Oração setorial, composto …

Quer receber notícias e conteúdo exclusivo no seu e-mail? Cadastre-se agora mesmo! Somos contra SPAM, fique tranquilo(a)!