fbpx

Paróquia Santo Antônio de Pádua, no Distrito da Jureia, completa 80 anos.

História da  Paróquia de Santo Antônio de Pádua – Juréia

 

Pertencente a Diocese de Guaxupé- MG, o distrito da Juréia tinha uma pequena capela, onde acontecia a celebração da Santa Missa uma vez por mês. No início do povoado, os Padres vinham das cidades vizinhas e logo depois, o vigário de Monte Belo começou atender o distrito.

Ainda como capela, a Igreja de santo Antônio recebeu em seu meio alguns Padres que celebravam a Santa Missa mensalmente, dentre eles destacamos: Pe. Frei Francisco Stienem, Pe. Frei Mário Cornelise, Pe. Frei Cyrino e Pe. Frei Alfredo.

No dia 16 de Fevereiro de 1950, Jureia vibrou de emoção e entusiasmo por acolher em seu meio o Reverendíssimo vigário Frei Tarcísio Oppelboom O.F.M que, a partir deste dia, seria o guia espiritual dos paroquianos da recém inaugurada paróquia de Santo Antônio de Pádua.

Às 14 horas, uma comissão  de senhores jureiêses  seguiu de automóvel para Monte Belo, com o objetivo de dar as “boas vindas” ao vigário recém nomeado para esta Paróquia. Essa comissão era composta pelos senhores: Joaquim Barroco, João Deotti, Antônio Pinto Fernandes, Reverendíssimo Pe. Trajano Barroco e pelo senhor Abelardo Gonçalves.

 

Muito antes da hora marcada para a recepção, já havia uma grande massa popular, as associações religiosas, a banda de música da localidade e as crianças das escolas reunidas “Dr. Licurgo Leite”. A multidão se estendia desde a casa paroquial até a rua Capitão Manoel Leite, aguardando ansiosa e jubilosamente a chegada do primeiro vigário de Juréia, para lhe proporcionar a mais sincera, alegre e espontânea homenagem.

Mais ou menos, às 15 horas, surgiu o automóvel que vinha conduzindo os vigários Frei Tarcísio, Frei Alfredo e Padre Trajano, que foram recebidos com as mais vibrantes manifestações de alegria. Acompanhando a comitiva, vieram algumas autoridades da cidade de Monte Belo, dentre as quais o prefeito Municipal Sr. José Amâncio de Souza, o presidente da câmara Sr. Francisco Venceslau dos Anjos e outros.

Dirigindo-se para a Igreja, o vigário, recém empossado, permaneceu alguns minutos em profunda oração e logo após recebeu as homenagens dos paroquianos, que o acolheram com simpatia, entre palmas e aclamações de entusiasmo, ouvido-se, nesse momento o “Hino de saudação”, entoado pelas crianças de Juréia. Serenados os aplausos, primeiramente, usou da palavra o reverendíssimo Pe. Frei Alfredo, que, em breves palavras, fez a  apresentação do primeiro vigário da paróquia daquele distrito. 

 

Em seguida o Exmo. Sr. Milton Barroco, dando as boas-vindas a Frei Tarcísio, pronunciou uma belíssima oração. Em nome das crianças, um grupo de alunas das escolas reunidas, deste distrito, fizeram-lhe uma interessante saudação, ofertando um lindíssimo ramalhete de flores naturais. Visivelmente emocionado, Pe. Frei Tarcísio agradeceu as homenagens recebidas, sendo suas últimas palavras abafadas por calorosa salva de palmas e aclamações de alegria.

Ao receber o seu primeiro vigário permanente, o povo de Juréia não se esqueceu dos grandes serviços espirituais prestados à paróquia  pelo Revmo. Padre Frei Alfredo Wanderboo e quis prestar-lhe uma significativa homenagem.

Interpretando os sentimentos de gratidão dos corações jureiênces, falou a menina Maria Helena Vieira, entregando-lhe uma pequena recordação de seus ex-paroquianos. Ouviu-se, nesse momento, outro “hino,” entoado pelas crianças das escolas reunidas.

 

Encerrando a grandiosa recepção, o Exmo. Sr. José Pedro Filho ergueu entusiásticos “vivas” ao primeiro vigário de Juréia, ao Padre de Monte Belo, ao Pe. Trajano, a Dom Hugo Bressane de Araújo, Bispo diocesano, a sua Santidade o Papa Pio XII e a Santa Igreja Católica.
Abrilhantou as manifestações populares a banda de Música local, sob a regência do maestro João Moraes.

 

O Revmo. vigário Frei Tarcísio recebeu as chaves da Igreja e do Sacrário, assinando o termo de posse de primeiro vigário da Paróquia de Santo Antônio de Pádua, de Juréia, no dia 19 de fevereiro de 1950, às 20 horas.

 

Frei Tarcísio atendia a paróquia de Santo Antônio de Pádua e as comunidades que faziam parte desta, entre elas o distrito de Santa Cruz de Aparecida. A paróquia era composta por várias pastorais, entre elas: Legião de Maria e as filhas do Sagrado Coração de Jesus. Em janeiro acontecia a festa de São Sebastião, em junho a do padroeiro Santo Antônio de Pádua e em outubro a de Nossa Senhora Aparecida.

 

Pe. Frei Tarcísio residiu no distrito de Juréia por  8 anos, depois foi transferido para a cidade de Monte Belo, onde atendia o distrito aos Domingos.

Após Frei Tarcísio, podemos destacar os outros Padres que moravam em Monte Belo e que atendiam o distrito: Em janeiro de 1966 tomou posse em Monte Belo o Padre Frei Levino Pothof. Em agosto de 1972, Pe. Frei Ambrósio e Pe. Frei Irineu Van Togerem assumiram a paróquia. Sendo que o primeiro atendeu o município somente dos meses de agosto à outubro do mesmo ano. Padre Frei Humbertino Backel atendeu o município de maio à setembro de 1974 e de maio à outubro de 1979. Frei Irineu Van Togerem reassumiu a paróquia de Monte Belo em setembro de 1974 à maio de1979, depois de outubro de 1979 à dezembro de 1980,quando Pe. Marcelo Prados Campos é encarregado de atender o município. Pe. Frei Irineu volta  a ser o pároco de Monte Belo em janeiro de 1981, tendo como auxiliar, Padre Marcos Rodrigues que chega à cidade em agosto do mesmo ano e permanece até outubro de 1986 quando Pe. Wlisses Boberto Lio Tropia é designado para ser o vigário da cidade. Depois de Pe. Wlisses; Pe. Pedro José de Oliveira e Pe. João Pedro de Farias atendem o município no mês de fevereiro de1990 e Pe.Eliseu Guimarães Rezende no mês de março do mesmo ano. Em abril de 1990 Pe. Napoleão dos Anjos Fernandes atende à paróquia até abril de 1992, quando Pe. Eliseu Guimarães Rezende, nesta mesma data, volta a prestar serviços à cidade. Em março de 1992, Pe. Juvenal Cândido Martins é designado vigário de Monte Belo tendo como auxiliares, o Diácono Messias dos Reis Silveira (08/03/92 à 22/03/92) e Pe. Amaury Carneiro( set/95 à fev/96). Em março de 1996, Pe. Reinaldo Marques Rezende se torna o novo vigário de Monte Belo, tendo como auxiliar por algum tempo, o Diácono Francisco Carlos Pereira. Pe. Reinaldo permaneceu atendendo a paróquia Nossa Senhora Imaculada Conceição em Monte Belo e mais 24 comunidades rurais, entre elas o distrito de Juréia até o mês de novembro de 2009, onde a partir daí o Pe. Arnoldo Lourenço Barbosa assumiu como Pároco.

 

Como pároco, nestes 80 anos, a paróquia teve três.

1) Frei Tarcísio Oppelboom, ofm (1950-1962)

2) Pe. Edimar Mendes Xavier (2020-2021)

3) Pe. Vinícius Pereira Silva (2021-atual)

 

Além de muitos outras padres franciscanos e diocesanos, que, sendo párocos em Monte Belo, tbm atendiam a paróquia da Jureia.

 

 

Por padre Élcio José

WhatsApp Image 2023 06 13 at 17.07.23 - Diocese de Guaxupé Paróquia Santo Antônio de Pádua, no Distrito da Jureia, completa 80 anos.
WhatsApp Image 2023 06 13 at 17.07.23 1 - Diocese de Guaxupé Paróquia Santo Antônio de Pádua, no Distrito da Jureia, completa 80 anos.

Últimas Notícias

DioceseNotícias

Missa no Santuário Nacional de Aparecida marcará abertura da 61ª Assembleia Geral da CNBB

A 61ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), cuja temática principal está voltada à realidade da Igreja no Brasil …

DioceseNotícias

Diácono Richard é ordenado presbítero na Basílica Nossa Senhora da Saúde, em Poços de Caldas/MG

No dia 06 de abril, na Basílica Nossa Senhora da Saúde, em Poços de Caldas, o Diácono Richard Oliveira foi ordenado presbítero para …

DioceseNotícias

Paróquia Nossa Senhora do Carmo em Paraguaçu, se reúne para Benção da Nova Capela dedicada a São José

A Paróquia Nossa Senhora do Carmo se reuniu na noite do dia 18 de março para a Santa Missa e Benção Solene da …

DioceseNotícias

Hino oficial do Ano Sacerdotal Diocesano: confira a letra e partitura

Na última quinta-feira, 28 de março, foi apresentado durante a Missa da Unidade, o hino oficial do Ano Sacerdotal Diocesano. Com a composição …

DioceseNotícias

Coleta para os lugares Santos: saiba por que e como doar

Nesta Sexta-feira Santa, somos convidados a refletir sobre o sacrifício de Jesus Cristo na cruz. É um dia de profunda espiritualidade, em que …

DioceseNotícias

Dom José Lanza concede ao Diácono Permanente Luiz Sérgio Teixeira o Uso de Ordem

Tendo em vista o povo de Deus e no exercício do seu serviço Episcopal, Dom José Lanza Neto, concede ao Revmo. Diácono Permanente …

Quer receber notícias e conteúdo exclusivo no seu e-mail? Cadastre-se agora mesmo! Somos contra SPAM, fique tranquilo(a)!