Na última sexta-feira (11), a Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Passos, inaugurou a primeira capela do Brasil dedicada a Santa Carmen Sallés, fundadora das Concepcionistas Missionárias do Ensino.
Dom José Lanza Neto, bispo da Diocese de Guaxupé, padre Valdenisio Goulart, pároco da comunidade, padres da diocese e irmãs Concepcionistas estiveram presentes para a bênção da Capela e do Altar, assim como para a inauguração da Capela do Santíssimo Sacramento.
Com muito empenho e dedicação, inúmeras ações foram realizadas pela comunidade para que a capela fosse construída. A obra, localizada no bairro Nova Califórnia, foi iniciada no dia 25 de junho de 2022 pelo atual pároco, padre Valdenisio Goulart.
Para a Irmã Vanilda, “a inauguração é de grande importância não só para a congregação, mas também para toda a Igreja. Madre Carmen foi uma mulher da Igreja e, desde o princípio, quis vincular toda sua obra à missão da Igreja, em um caminho de fidelidade ao que a Igreja pede. Participar deste momento da inauguração é um motivo de alegria, porque confirma esse vínculo especial de Santa Carmen com a Igreja. Um santo não é apenas da comunidade, mas de toda a Igreja. Ele ultrapassa fronteiras e chega a todos os lugares.”
As Concepcionistas Missionárias do Ensino atuam na cidade de Passos no Colégio Imaculada Conceição, mais conhecido como CIC, desde 1917. Estão presentes através de suas atividades educativas e pastorais, focadas no desenvolvimento acadêmico e espiritual dos alunos. Essa atuação em Passos reflete o compromisso da congregação em transformar a sociedade por meio da educação, sempre voltada para o respeito à dignidade humana e à fé cristã.
Quem foi Santa Carmen Sallés?
Carmen Sallés y Barangueras nasceu em 9 de abril de 1848, em Vic, Espanha. Seus pais, José Sallés y Vall e Francisca Barangueras y de Planell, deram-lhe uma sólida formação cristã, caracterizada pelo amor filial à Virgem Maria. Pela linha paterna, herdou um senso de honestidade, responsabilidade no trabalho e amor à justiça, junto com uma sensibilidade profunda e ternura. Por parte da mãe, herdou um forte senso religioso, aprendendo a ver Deus na vida cotidiana e a buscar sempre a vontade divina, sendo artífice da paz e da reconciliação.
Ela foi a segunda de dez irmãos e viveu seus primeiros anos de vida em meio a sacrifícios e dificuldades econômicas, com sua família enfrentando tempos de fome e austeridade. Na juventude, foi prometida em casamento, mas conseguiu romper o noivado para seguir sua vocação religiosa, ingressando no noviciado das Adoradoras, uma congregação dedicada à recuperação de mulheres marginalizadas.
Inquieta com a situação das mulheres da época, Carmen decidiu dedicar sua vida à educação feminina. Ingressou nas Dominicanas de la Anunciata, onde se dedicou à educação por 22 anos. Em 1892, após enfrentar dificuldades internas na congregação, fundou as Concepcionistas Missionárias do Ensino, com a missão de educar meninas e jovens, proporcionando-lhes oportunidades de desenvolvimento intelectual e espiritual.
Santa Carmen Sallés dedicou sua vida à fundação de escolas e à formação de professores religiosos, acreditando que a educação era um projeto integral, que deveria desenvolver a inteligência e o coração de forma equilibrada. Ela abriu 13 “Casas de Maria Imaculada” na Espanha, promovendo a formação cristã e o acesso das mulheres à educação.
Santa Carmen foi canonizada em 2012 e, desde então, sua obra continua inspirando comunidades em várias partes do mundo.
“Enquanto houver jovens para educar e valores para transmitir,
as dificuldades não contam “