fbpx

Relíquias de primeiro grau de Santa Teresinha passam pela Diocese de Guaxupé

Uma jovem santa de séculos passados, mas que nunca foi tão atual. A presença das relíquias de Santa Teresinha do Menino Jesus nas cidades da Diocese de Guaxupé demonstrou a fé viva do povo de Deus. Nos dias 4, 5 e 6 de agosto, as relíquias passaram por cidades da Diocese, deixando uma chuva de rosas e graças.

Vindas da Arquidiocese de Pouso Alegre, as relíquias fizeram sua primeira parada no maior santuário do mundo dedicado a Santa Rita de Cássia, na cidade de Cássia (MG). Milhares de fiéis, muitos das cidades vizinhas, aguardavam ansiosamente a chegada do relicário.

Para a acolhida de Santa Teresinha, o padre Dione Piza, vice-reitor do Santuário, presidiu a Santa Missa às 15h. Em sua homilia, destacou a “Pequena Via”, vivida por Santa Teresinha, que hoje é proclamada Doutora da Igreja e Padroeira dos Missionários. Após a celebração, os fiéis tiveram um momento de veneração das relíquias, que logo seguiram para seu próximo destino.

Para o padre Dione, a peregrinação tem um grande significado para o Santuário. “Essa peregrinação é de grande importância para nós, pois nos lembra do nosso constante peregrinar, que faz do Santuário um espaço verdadeiramente santificante com a presença das relíquias de Santa Teresinha. Além de nos incentivar a peregrinar, também confirma que estamos amparados pelos amigos de Deus, que chamamos de santos. Podemos dizer que, neste dia, as relíquias de Santa Teresinha e a espiritualidade de Santa Rita de Cássia fortalecem o coração e o peregrinar do povo santo de Deus que vem a este nosso Santuário”, explicou o vice-reitor.

454374720 523377366709835 2929037262323221973 n 1 - Diocese de Guaxupé Relíquias de primeiro grau de Santa Teresinha passam pela Diocese de Guaxupé

Após sua breve passagem pelo Santuário de Santa Rita, as relíquias de Santa Teresinha seguiram para a cidade de Passos, onde permaneceriam por três dias no Carmelo São José.

Padre Michel Pires, reitor do Santuário de Cássia, e Frei Patrício, carmelita descalço, adentraram a cidade de Passos com o relicário em um caminhão de bombeiros, onde foram recebidos por vários devotos de Santa Teresinha na entrada da cidade. A partir dali, uma grande carreata se formou para comemorar a chegada das relíquias no município.

Ao chegarem ao Carmelo, uma grande multidão aguardava ansiosamente por essa visita, incluindo as carmelitas, que recepcionaram o relicário na porta da Capela. Frei Patrício presidiu a Santa Missa de acolhida das relíquias, contando com a presença de demais sacerdotes da Diocese de Guaxupé e de dioceses vizinhas.

454521486 523378070043098 4166299111084316651 n - Diocese de Guaxupé Relíquias de primeiro grau de Santa Teresinha passam pela Diocese de Guaxupé

A programação no Carmelo São José ao longo dos três dias foi intensa, com a celebração de várias missas, recitação do Rosário e momentos dedicados aos jovens. Durante esses dias, milhares de devotos passaram diante da urna para tocar, agradecer ou fazer pedidos de graça à jovem Santa.

No dia 6, festa da Transfiguração do Senhor e também dia do Senhor Bom Jesus dos Passos, padroeiro da cidade de Passos, as relíquias de Santa Teresinha do Menino Jesus seguiram em procissão para a Matriz da cidade, onde Dom José Lanza, bispo da Diocese de Guaxupé, e Dom Geraldo, bispo de Araçuaí, as aguardavam para a celebração da Santa Missa. A celebração contou também com a presença dos sacerdotes da Diocese e, de maneira muito especial, das Irmãs Carmelitas, que participaram tanto da festa do Bom Jesus quanto da despedida das relíquias.

454539651 523378026709769 5464998324044757824 n - Diocese de Guaxupé Relíquias de primeiro grau de Santa Teresinha passam pela Diocese de Guaxupé

Para finalizar sua passagem em solo diocesano, as relíquias foram encaminhadas para a Paróquia Santa Teresinha do Menino Jesus, em Itaú de Minas, onde uma multidão já aguardava para passar a madrugada na companhia da Padroeira das Missões.

Padre Dione Piza foi o responsável por animar a chegada das relíquias na cidade. Uma grande procissão se formou, com cânticos e orações, pedindo uma chuva de rosas sobre toda a comunidade.

Ao longo dos dias da visita de Santa Teresinha à Diocese de Guaxupé, foi notório o amor e a fé das pessoas pelas obras de Deus.

WhatsApp Image 2024 08 08 at 13.54.22 1 - Diocese de Guaxupé Relíquias de primeiro grau de Santa Teresinha passam pela Diocese de Guaxupé

Últimas Notícias

DioceseNotícias

“MECEs do Setor Passos participam de Encontro em Alpinópolis”

Norteados pelo tema: “Eucaristia, Sacerdócio e Missão” e pelo lema: “Dei-vos o exemplo para que também vós façais assim como eu fiz” (Jo …

DioceseNotícias

Paróquia São Sebastião, em Poços de Caldas, inaugura na Comunidade Córregos D´Ántas a Capela São João Paulo II

Na Comunidade Córrego D’Antas, foi celebrada uma missa especial presidida por Dom José Lanza Neto, Bispo da Diocese de Guaxupé, e concelebrada pelo …

DioceseNotícias

Santuário de Cássia recebe o Milagre Vivo, padre Márlon Múcio

A manhã de domingo no Santuário foi marcada pela presença do Milagre Vivo, Padre Márlon Múcio. Diagnosticado com uma doença rara chamada Deficiência …

DioceseNotícias

Confira a mensagem da Diocese de Guaxupé para o Dia Mundial dos Pobres

O Papa Francisco instituiu, em 2017, o 33º Domingo do Tempo Comum como um momento especial para refletirmos sobre a realidade dos irmãos …

DioceseNotícias

Campanha da Fraternidade 2025: Formação em Guaxupé com Padre Patriky Samuel

“Fraternidade e Ecologia Integral” foi o tema escolhido pela Conferência Nacional dos Bispo do Brasil para o lema da Campanha da Fraternidade de …

DioceseNotícias

Decreto Oficial – Ano Jubilar

Motivatio factiCONSIDERANDO que com a emanação da Bula Spes non confundit, o Papa Francisco proclamou o Jubileu Ordinário do Ano 2025;LEVANDO EM CONTA …

Quer receber notícias e conteúdo exclusivo no seu e-mail? Cadastre-se agora mesmo! Somos contra SPAM, fique tranquilo(a)!