fbpx

Relíquias de Santa Teresinha do Menino Jesus passarão por cidades da Diocese de Guaxupé

Uma chuva de graças chegará à Diocese de Guaxupé! Percorrendo o Brasil de norte a sul, as relíquias de Santa Teresinha estão prestes a chegar ao solo diocesano. A peregrinação das Relíquias da Santa acontece desde 1997, ano em que se completou o centenário de sua morte. Neste ano, de modo especial, a peregrinação ocorre em razão de três jubileus: a celebração dos 150 anos do nascimento de Santa Teresinha, comemorado em 2023; a celebração de 100 anos da canonização de Teresinha, em 2025; e os 100 anos do Carmelo de Camaragibe, localizado na Arquidiocese de Olinda e Recife. Pela terceira vez percorrendo as cidades do Brasil, a peregrinação acontece desde o dia 13 de janeiro e perdurará até 19 de outubro. É previsto que ela percorra cerca de 70 cidades do país

Na Diocese de Guaxupé, ela chegará no dia 4 de agosto, permanecendo até o dia 6, data em que celebramos a festa da Transfiguração do Senhor. As relíquias passarão por quatro igrejas em diferentes cidades: Santuário de Santa Rita de Cássia, em Cássia; Carmelo São José e Paróquia Senhor Bom Jesus dos Passos, em Passos; e Paróquia Santa Teresinha do Menino Jesus, em Itaú de Minas.

Programação:

No dia 4 de agosto, ela chegará ao Santuário de Santa Rita de Cássia às 15h e permanecerá por lá até às 18h. Em seguida, seguirá viagem até a cidade de Passos, onde os fiéis estarão esperando no trevo da cidade (Av. Arlindo Figueiredo) para uma grande carreata até o Carmelo São José, onde às 19h acontecerá a celebração da Santa Missa, presidida pelo Carmelita Descalço, Frei Patrício Sciadini. No dia 5, haverá a celebração da Santa Missa, presidida por padres da Diocese, e o Rosário com Santa Teresinha ao longo de todo o dia. No dia 6, às 16h, as relíquias seguirão em procissão até a Paróquia Senhor Bom Jesus dos Passos, e às 17h, Dom José Lanza, bispo da Diocese, presidirá a Santa Missa. Às 19h do mesmo dia, a urna com as relíquias seguirá caminho para a Paróquia de Santa Teresinha, em Itaú de Minas, que a partir das 19h30 até às 07h do dia seguinte, terá uma programação completa, com missas e terços ao longo de toda a noite e madrugada.

Acompanhe a programação completa nas redes sociais: https://www.instagram.com/diocesedeguaxupe/ https://www.instagram.com/carmelo_de_passos/ https://www.instagram.com/santuariosritadecassia/ https://www.instagram.com/paroquiasantaterezinhaitau/

Confira o convite de Dom José Lanza Neto,:

O que são as Relíquias?

O relicário de madeira, que pesa 132 kg, é uma urna com detalhes em alto relevo, metal dourado e revestido por um grande acrílico transparente. O relicário contém as relíquias de primeiro grau de Santa Teresinha, especificamente os ossos da perna e pé (fêmur e outros ossos do pé).

WhatsApp Image 2024 05 02 at 16.13.31 - Diocese de Guaxupé Relíquias de Santa Teresinha do Menino Jesus passarão por cidades da Diocese de Guaxupé

Foto: Santuário de Santa Teresinha – https://noticiasdocentro.com.br/quotidiano/alagoas/reliquias-de-santa-teresinha-estao-no-brasil-e-chegam-a-alagoas-pela-1a-vez/

Quem foi Santa Teresinha do Menino Jesus?
Filha de Luís e Zélia, nascida em Alençon, na França, em 2 de janeiro de 1873, caçula de nove filhos, dos quais quatro morreram em tenra idade, Teresa foi criada em um ambiente de muita fé e devoção a Jesus Cristo e à Santíssima Virgem Maria.

Santa Teresinha teve sua trajetória marcada pelo amadurecimento na dor. Aos quatro anos de idade, perdeu sua mãe Zélia para o câncer; anos mais tarde, despediu-se de suas quatro irmãs, Maria, Paulina, Leônia e Celina, que entraram para a vida religiosa; separou-se de seu pai ao decidir entrar no Carmelo; e, anos depois, viu-o sofrer com problemas psiquiátricos até sua morte. Por fim, a tuberculose e outros problemas de saúde que a levaram à sua Páscoa definitiva, aos 24 anos de idade, em 1897.

Quem vê a trajetória de vida da jovem santa, não imagina que no Natal de 1886 ela fez uma profunda experiência de conversão, tendo como doador dessa “total conversão” o Menino Jesus, por isso a escolha do nome religioso: Teresinha do Menino Jesus e da Sagrada Face.

Após muitas tentativas por ser muito jovem, com a aprovação especial e pessoalmente de Papa Leão XIII, Teresinha ingressou no Carmelo, em Lisieux, aos 15 anos e por lá permaneceu até o fim de sua breve vida.  “Oh! Eu o amo!…Meu Deus… Eu vos amo!…” olhando para o Crucificado, essas foram as últimas palavras da Irmã Teresinha do Menino Jesus e da Sagrada Face.

Mesmo não saindo do Carmelo onde residia, Teresinha foi proclamada Padroeira das Missões e Doutora da Igreja, pois anos após sua morte foram encontradas cartas que ela escrevia a seminaristas de diversos países, expressando seu grande desejo de sair pelo mundo em prol da evangelização, mesmo estando confinada em um Carmelo. Em 19 de outubro de 1997, o Papa João Paulo II a intitulou Doutora da Igreja. “Santa Teresa de Lisieux não pôde frequentar uma universidade e nem sequer estudos sistemáticos. Morreu jovem: entretanto, a partir de hoje será honrada como Doutora da Igreja, qualificado reconhecimento que a eleva na consideração da comunidade cristã inteira, muito além do que possa fazê-lo um ‘título acadêmico’”, disse o pontífice.

a vida de santa teresinha thumb scaled 1 - Diocese de Guaxupé Relíquias de Santa Teresinha do Menino Jesus passarão por cidades da Diocese de Guaxupé

Foto: Minha Biblioteca Católica – https://bibliotecacatolica.com.br/blog/devocao/a-vida-de-santa-teresinha/

Quer saber mais da história de vida de Santa Teresinha? No link abaixo você encontrará o documentário produzido pela plataforma católica de filmes e séries do Brasil, Lumine: Um Retrato de Teresa.

Fotos: http://www.santuariosantateresinha.com/paroquia/ https://noticiasdocentro.com.br/quotidiano/alagoas/reliquias-de-santa-teresinha-estao-no-brasil-e-chegam-a-alagoas-pela-1a-vez/ https://bibliotecacatolica.com.br/blog/devocao/a-vida-de-santa-teresinha/


Últimas Notícias

DioceseNotícias

Paróquia São Sebastião, em Poços de Caldas, inaugura na Comunidade Córregos D´Ántas a Capela São João Paulo II

Na Comunidade Córrego D’Antas, foi celebrada uma missa especial presidida por Dom José Lanza Neto, Bispo da Diocese de Guaxupé, e concelebrada pelo …

DioceseNotícias

Santuário de Cássia recebe o Milagre Vivo, padre Márlon Múcio

A manhã de domingo no Santuário foi marcada pela presença do Milagre Vivo, Padre Márlon Múcio. Diagnosticado com uma doença rara chamada Deficiência …

DioceseNotícias

Confira a mensagem da Diocese de Guaxupé para o Dia Mundial dos Pobres

O Papa Francisco instituiu, em 2017, o 33º Domingo do Tempo Comum como um momento especial para refletirmos sobre a realidade dos irmãos …

DioceseNotícias

Campanha da Fraternidade 2025: Formação em Guaxupé com Padre Patriky Samuel

“Fraternidade e Ecologia Integral” foi o tema escolhido pela Conferência Nacional dos Bispo do Brasil para o lema da Campanha da Fraternidade de …

DioceseNotícias

Decreto Oficial – Ano Jubilar

Motivatio factiCONSIDERANDO que com a emanação da Bula Spes non confundit, o Papa Francisco proclamou o Jubileu Ordinário do Ano 2025;LEVANDO EM CONTA …

DioceseNotícias

Santuário de Cássia receberá “Um Milagre Vivo”

No próximo dia 10 de novembro, domingo, o Santuário de Santa Rita de Cássia, em Cássia (MG), o maior do mundo dedicado à …

Quer receber notícias e conteúdo exclusivo no seu e-mail? Cadastre-se agora mesmo! Somos contra SPAM, fique tranquilo(a)!