“Quero misericórdia e não sacrifício”, diz Jesus. O encontro do Senhor com o cobrador de impostos Mateus leva os religiosos a pensar como Deus poderia escolher os pecadores. De fato, o remédio de Jesus veio para os que estavam doentes pelo erro. Deus quer salvar a todos!
Celebramos neste fim de semana o 10º domingo do Tempo Comum. Olhando para a vida de Jesus e seus primeiros discípulos, nos deparamos com o seu encontro com o cobrador de impostos chamado Mateus.
O que parecia ser um escândalo, pois os cobradores de impostos eram inimigos do povo de Israel, na verdade, era o sinal da misericórdia de Deus.
Todos nós podemos errar em nossa vida, pois somos humanos e frágeis, marcados pelo pecado. Todavia, Deus não desiste de nós. Ele insiste em nos reconduzir ao caminho do bem, através da acolhida e do perdão.
O encontro entre Jesus e Mateus tem como resultado a conversão, o seguimento, o discipulado. O Senhor também quer nos ajudar a sair do erro, do pecado e fazer de nós seguidores fiéis, cristãos comprometidos com o bem e com o Reino de Deus.
Abra o seu coração ao senhor!