Por Padre Leandro Melo
A Igreja vive sob a luz do Ressuscitado. Há poucos dias, celebramos intensamente a Semana Santa e, agora, somos inseridos no Tempo Pascal. A força iluminadora do Ressuscitado gera incansavelmente novo vigor para a vida e missão de toda a Igreja.
Celebramos o segundo domingo da Páscoa e, iluminados pela presença de Cristo Ressuscitado em no nosso meio, queremos ser Nele e por Ele novos discípulos. À luz da Palavra de Deus, somos provocados a ser uma comunidade de fiéis “assíduos ao ensino dos apóstolos, à comunhão fraterna, à fração do pão e às orações” (At 2, 42). Neste versículo está o fundamento, podemos dizer também, está o rosto da comunidade dos seguidores de Jesus. Não tem como ser Igreja e não viver a comunhão.
Também, como comunidade de seguidores de Jesus devemos deixar que sua proximidade realize em nós um verdadeiro robustecimento na fé. O caminho experimentado pela comunidade dos discípulos de ontem, se atualiza no hoje da história no encontro que fazemos com o Ressuscitado. Deixemos que a palavra de Jesus: “a Paz esteja convosco” e “assim como o Pai me envio, também eu vos envio a vós” (Jo 20) reacenda em nós a força da fé e da missão.
A catequese especial do evangelho de João, deste domingo, se atualiza para que a Igreja viva no hoje o seu constante encontro com Jesus e nele redescubra sua perene missão. Sabemos que somos discípulos cheios de limitações, porém, ao toque de Jesus, não devemos continuar os mesmos. É necessário abrirmos à conversão e à vida nova.
Vivamos intensamente nosso caminho na firme esperança de que o Ressuscitado está vivo entre nós, aleluia!